Notícias

Novidades

Ducati Diavel 1260 tem conforto de moto custom com desempenho de esportiva

Novo motor de 1262 cm³ tem 162 cavalos de potência


Arthur Nogueira

Infomoto

03/12/2019 10h45

Com a proposta de ser uma moto com visual custom, mas o desempenho de uma naked esportiva, a Ducati Diavel surpreendeu a todos desde o seu lançamento, em 2011. A nova geração do modelo chega agora ao Brasil, com um novo motor, de maior capacidade, alterações na parte ciclística e melhorias ergonômicas. A Diavel 1260 desembarca no Brasil apenas em sua versão "S", topo de linha, que será vendida por R$ 94.900.

Difícil de definir, a Diavel tem o porte imponente de uma custom, a posição de pilotagem relaxada de uma naked e, agora, o motor esportivo da marca italiana, o mesmo que equipa a Monster 1200 e a Multistrada 1260. Com dois cilindros em "L", 1262 cm³ e arrefecimento líquido, o propulsor produz 162 cv (159 hp) a 9.500 rpm, além de bons 13,6 kgf.m de torque máximo a 7.500 giros.

Destaque para o comando de válvulas variável, que melhorou o torque em baixo regimes, mas sem prejudicar a potência em altos giros. Dotado do mais moderno pacote eletrônico disponível no mercado, com três modos de pilotagem, controle de tração, freios ABS, sistema anti-derrapagem, enfim… todo controle que você pode imaginar, o motor é fácil de domar e casa muito bem com a power cruiser. Proporciona acelerações vigorosas, que fazem o piloto se segurar no guidão, e mantém o fôlego para rodar em velocidades bem mais altas do que o permitido.

No trajeto para conhecer o novo modelo, pela Rodovia dos Bandeirantes, a diversão era acelerar tudo na saída do pedágio, enquanto trocava as marchas do câmbio de seis velocidade, com quick-shift, sem o uso da embreagem. A aceleração lembra muito de uma superesportiva – tanto que a Diavel 1260 S tem até controle de largada, como uma 'drag bike'.

Mas o bom desempenho cobra seu preço com um alto consumo de combustível. O computador de bordo indicava 16 km/litro de combustível no painel, que também é novo e completo, com tela colorida de TFT, mas dependendo da luz solar é difícil de visualizar.

Confortável

Mas em cerca de 100 km de avaliação, a Diavel 1260 S mostra seu lado custom. O assento baixo (a apenas 780 mm do solo) também é bastante confortável. O modelo ganhou até mesmo um Cruise Control (piloto automático) no punho esquerdo. Pode ser uma boa companheira de viagem, ao menos para o piloto. A garupa fica com as pernas bem flexionadas e sem apoio – mas para isso, a Ducati vende uma grande variedade de acessórios que vão de sissy-bar (encosto para garupa), malas laterais e até um útil para-brisa, para desviar o vento.

Mas, embora seja longa – com 1,6 metros de distância entre-eixos – e muito estável nas retas, a nova Diavel 1260 S teve uma redução no ângulo de cáster, que a deixou mais ágil nas mudanças de direção. Nem parece que o pneu traseiro tem 240 mm de largura, tamanha a facilidade para ziguezaguear entre as faixas de rolagem.

Nas curvas, o modelo mostra sua "versão" naked, com uma posição de pilotagem ereta, em função do guidão largo e das pedaleiras centralizadas. Segundo a marca, a ergonomia foi um dos pontos que mereceram atenção dos engenheiros da marca nessa nova geração. Em uma posição de 'controle' da moto, o piloto mal percebe que ela pesa 244 kg em ordem de marcha.

Ciclística aprimorada

Vale destacar também as melhorias na parte ciclística da nova Diavel 1260, ainda mais na versão "S". Com garfo telescópico invertido, na dianteira, e um belo monobraço traseiro – ambos da grife Öhlins e totalmente ajustáveis, a Diavel, apesar de seu DNA custom, é ágil nas curvas e transmite segurança. Impressiona como uma moto desse porte é tão fácil de pilotar e "deita" com tanta facilidade.

Nos freios, A Diavel não fica devendo em nada aos modelos esportivos da marca italiana. Dois discos de freio de 320 mm de diâmetro são mordidos por pinças radiais monobloco Brembo, na dianteira. E, na traseira, um disco de 265 mm com pinça de dois pistões, também da grife Brembo. Com uma frenagem eficaz e a ajuda do ABS Bosch otimizado para as curvas, o sistema para essa "diabólica" Ducati com muita segurança.

Design inconfundível

Além de divertida de pilotar, moderna e com bom desempenho, a Diavel 1260 S se destaca por seu design inconfundível. Difícil quem não torce o pescoço para ver essa Ducati passar. Musculosa na parte dianteira, com um grave ronco saindo pela ponteira de escapamento, e uma traseira minimalista, que lhe rendeu o apelido de moto do Batman, a Diavel chama a atenção.

Mas, apesar das belas formas, a Ducati não esqueceu de torná-la uma moto funcional. Pode não ser versátil como uma bigtrail e nem esportiva como uma naked, mas deve agradar quem quer uma moto diferente e fácil de tocar para umas voltas no fim de semana. Até encara uma viagem mais longa, com os devidos equipamentos, com conforto e desempenho.

Sem concorrentes diretas, por sua proposta inusitada, a Ducati Diavel 1260 S tem tudo para repetir o sucesso de sua antecessora no Brasil – já foi um dos modelos mais vendidos da marca por aqui. Só esbarra no alto preço – R$ 94.900 – e no alto custo de manutenção da marca no Brasil.

Ducati Diavel 1260 S

Motor Dois cilindros em "L, 8 válvulas, comando desmodrômico, e refrigeração líquida

Diâmetro x Curso 106,0 X 71,5 mm

Taxa de compressão 13:1

Capacidade 1.262 cm³

Potência Máxima 162 cv a 9.500 rpm

Torque Máximo 13,1 kgf.m a 7.500 rpm

Alimentação Injeção Eletrônica

Partida Elétrica

Câmbio 6 velocidades com quickshift

Embreagem Multidisco banhada a óleo

Transmissão final Corrente

Suspensão

Dianteira Garfo telescópico Öhlins com tubos de 48 mm, totalmente ajustável

Traseira Amortecedor Öhlins totalmente ajustável

Freios

Dianteiro Disco duplo flutuante de 320 mm, com pinça radial monobloco Brembo de quatro pistões e ABS

Traseiro Disco simples de 265 mm com pinça flutuante de dois pistões e ABS

Rodas e Pneus

Dianteiro 120/70- ZR17

Traseiro 240/45- ZR17

Quadro Treliça em aço tubular

Altura do Assento 780 mm

Distância do Solo não disponível

Distância entre-eixos 1.600 mm

Tanque de combustível 17 litros

Peso (em ordem de marcha) 244 kg

Cor Preta

Preço R$ 94.900

Notícias relacionadas

Vários degraus acima

Documento digital de veículo já está valendo. Pelo menos em teoria...

Com pintura e grafismos exclusivos, versão chega por R$ 15 mil a R$ 16 mil

Linha Honda CB 500 2020 entra em pré-venda

Queima eficiente

Alegorias e adereços

Husqvarna ganha concessionária exclusiva no Brasil

Os riscos que o mundo virtual traz para o mundo real

Entre a música e a estrada

Honda Biz 2020 já está nas lojas

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados

Tempo de carregamento da página: 0.09161 segundos