Notícias

A nova Multistrada terá 52cv de potência a mais do que atual (Foto: Reprodução - motorrad-magazine.at)

Ducati Multistrada V4 1.100 é flagrada em testes sem camuflagens

"Spy-shots" indicam fase avançada de desenvolvimento. Moto terá 210cv, visual repaginado e muita eletrônica embarcada


Roberto Dutra

Mootour com motorrad-magazine.at

06/07/2020 14h11

A Ducati italiana tem trabalhado na nova Multistrada V4 há tempos. E agora a moto parece estar mais perto de virar modelo de produção: o site alemão motorrad-magazine.at obteve fotos da moto sem qualquer camuflagem, o que indicaria que o modelo está em fase avançada de testes.

A moto tem chassi com treliças parcialmente exposto, desenho repaginado principalmente na frente - onde ficou menos "bicuda" -, iluminação full-LED com DRLs (luzes de rodagem diurna), novo para-brisa e entradas e saídas de ar redesenhadas para ajudar o novo motor V4 a refrigerar bem.

O motor, aliás, é a grande estrela da nova Multistrada. Tem 1.100cm³ divididos por quatro cilindros dispostos em V, separados em 90 graus. É o mesmo já usado na nova Panigale V4 e na Streetfighter V4 - mas com outras calibragens para proporcionar não apenas uma potência alta como também mais torque em médias rotações.

Na Streetfighter, moto de 180kg, a calibragem do motor - chamado de Desmosedici Stradale V4 - é para 208cv de potência e 12,5kgfm de torque. Na superbike Panigale, de 175kg, são 214cv e 12,6kgfm. Na atual Multistrada, que tem 215kg e motor V2 de 1.260cm³, são 158cv e 13,2kgfm. Ou seja, vem aí uma grande diferença de desempenho (esperamos algo em torno dos 210cv para a big trail).

Moto bem "chipada"

Como todas as últimas grandes Ducatis, essa nova Multistrada terá muita eletrônica embarcada - os recursos habituais como controle de tração, modos de pilotagem e ABS. Mas diz-se à boca pequena que poderá vir, também, com um dispositivo de assistência à pilotagem que usa um radar.

Com ele, a moto teria um alerta de colisões por ser capaz de identificar impactos iminentes e, ainda, um cruise control - o popular "piloto automático", que nada mais é do que um dispositivo que, ligado, mantém a velocidade constante. Na prática, seria algo igual ou parecido com o sistema anunciado há poucos dias pela BMW (e que revelamos aqui no Mototour na semana passada) para suas motos touring. Mesmo como o desenvolvimento em estágio acelerado, essa nova Ducati Multistrada V4 só é esperada nas lojas para 2021.

Aí embaixo o caro leitor vê mais "spy-shots" da moto e, também, do lindo motor Desmosedici Stradale V4 que a equipará.  

Notcias relacionadas

Suzuki GSX-8T e GSX-8TT: O Retorno dos Clássicos Modernos com Estilo Retro

Dicas Imperdíveis para Motociclistas

Nova cor do modelo Zontes R350 chega ao Brasil

Novidades! Kawasaki Versys 1100 SE Grand Tourer 2026

Antecipando novidades! Kawasaki apresenta a nova Ninja ZX-4RR no Brasil: performance extrema em um quatro cilindros de 400cc

Yamaha MOTOROID2 ganha o prestigiado prêmio de design Red Dot

Festival Interlagos 2025: Seis Motocicletas Inovadoras que Prometem Agitar o Evento

A Nova Era da Mobilidade: 2W Motors Apresenta a Vespa e Piaggio no Brasil

A Revolução Sobre Duas Rodas: A BMW R 1300 GS Adventure Chega ao Brasil!

CADASTUR: A Importância da Regulamentação no Turismo

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados