Notícias
"Spy-shots" indicam fase avançada de desenvolvimento. Moto terá 210cv, visual repaginado e muita eletrônica embarcada
Roberto Dutra
Mootour com motorrad-magazine.at
A Ducati italiana tem trabalhado na nova Multistrada V4 há tempos. E agora a moto parece estar mais perto de virar modelo de produção: o site alemão motorrad-magazine.at obteve fotos da moto sem qualquer camuflagem, o que indicaria que o modelo está em fase avançada de testes.
A moto tem chassi com treliças parcialmente exposto, desenho repaginado principalmente na frente - onde ficou menos "bicuda" -, iluminação full-LED com DRLs (luzes de rodagem diurna), novo para-brisa e entradas e saídas de ar redesenhadas para ajudar o novo motor V4 a refrigerar bem.
O motor, aliás, é a grande estrela da nova Multistrada. Tem 1.100cm³ divididos por quatro cilindros dispostos em V, separados em 90 graus. É o mesmo já usado na nova Panigale V4 e na Streetfighter V4 - mas com outras calibragens para proporcionar não apenas uma potência alta como também mais torque em médias rotações.
Na Streetfighter, moto de 180kg, a calibragem do motor - chamado de Desmosedici Stradale V4 - é para 208cv de potência e 12,5kgfm de torque. Na superbike Panigale, de 175kg, são 214cv e 12,6kgfm. Na atual Multistrada, que tem 215kg e motor V2 de 1.260cm³, são 158cv e 13,2kgfm. Ou seja, vem aí uma grande diferença de desempenho (esperamos algo em torno dos 210cv para a big trail).
Moto bem "chipada"
Como todas as últimas grandes Ducatis, essa nova Multistrada terá muita eletrônica embarcada - os recursos habituais como controle de tração, modos de pilotagem e ABS. Mas diz-se à boca pequena que poderá vir, também, com um dispositivo de assistência à pilotagem que usa um radar.
Com ele, a moto teria um alerta de colisões por ser capaz de identificar impactos iminentes e, ainda, um cruise control - o popular "piloto automático", que nada mais é do que um dispositivo que, ligado, mantém a velocidade constante. Na prática, seria algo igual ou parecido com o sistema anunciado há poucos dias pela BMW (e que revelamos aqui no Mototour na semana passada) para suas motos touring. Mesmo como o desenvolvimento em estágio acelerado, essa nova Ducati Multistrada V4 só é esperada nas lojas para 2021.
Aí embaixo o caro leitor vê mais "spy-shots" da moto e, também, do lindo motor Desmosedici Stradale V4 que a equipará.
Notcias relacionadas
Nova cor do modelo Zontes R350 chega ao Brasil
Novidades! Kawasaki Versys 1100 SE Grand Tourer 2026
Yamaha MOTOROID2 ganha o prestigiado prêmio de design Red Dot
Festival Interlagos 2025: Seis Motocicletas Inovadoras que Prometem Agitar o Evento
A Nova Era da Mobilidade: 2W Motors Apresenta a Vespa e Piaggio no Brasil
A Revolução Sobre Duas Rodas: A BMW R 1300 GS Adventure Chega ao Brasil!
CADASTUR: A Importância da Regulamentação no Turismo
Novas regras para entrada na Argentina
BMW Motorrad Lança Festival de Vendas GS: Um Ano de Seguro Grátis e Condições Imperdíveis
Todos os Direitos Reservados