Notícias

Notícias

Ducati promete moto com radar para 2020

Como nos automóveis, sensores na dianteira e na traseira da moto calcularão a distância, velocidade e avisarão o piloto caso haja risco de colisão


Arthur Caldeira / Agência Infomoto

Agência Infomoto

26/04/2018 10h42

A Ducati anunciou recentemente que irá introduzir novos sistemas e tecnologias de segurança em suas motocicletas. O plano prevê que, até 2020, a fábrica italiana produza uma moto com radares frontal e traseiro para detectar a presença de outros veículos. Os sensores de radar já são utilizados em diversos automóveis de luxo.

Batizado de ARAS (Advanced Rider Assistance Systems), os sistemas de assistência avançada incluem a instalação de vários sensores entre eles radares, para aumentar o nível de segurança do motociclista. De acordo com o comunicado da Ducati, os radares são capazes de fornecer informações sobre o ambiente circundante – evitando, assim, colisões com obstáculos ou outros veículos por meio de alertas ao piloto.

Pronto para ser produzido

A Ducati começou a desenvolver esses sistemas em 2016, em conjunto com o Departamento de Eletrônica, Informação e Bioengenharia da Universidade Politécnica de Milão (Itália). A parceria levou ao desenvolvimento de um sistema de alerta baseado em um radar traseiro, capaz de identificar e apontar veículos presentes no "ponto cego" (ou seja, a parte da estrada não visível diretamente ou no espelho retrovisor). O radar também detecta veículos se aproximando em alta velocidade por trás.

Segundo a fábrica, já foi protocolado um pedido de patente referente aos algoritmos de controle do sistema e as descobertas fizeram parte de uma publicação científica no Simpósio de veículos inteligentes (IEEE), realizado na Califórnia (EUA), em junho de 2017.

Outro parceiro tecnológico da marca trabalha desde 2017 para viabilizar a produção em série do sistema. Afinal, os modelos 2020 da fábrica italiana devem ser apresentados no final do próximo ano. Mas para completar o pacote de segurança, haverá um segundo sensor de radar posicionado na parte dianteira da moto. O objetivo deste dispositivo frontal será gerenciar o controle de cruzeiro adaptativo (Cruise Control, também chamado de piloto automático). O sistema vai permitir que uma determinada distância, que pode ser definida pelo piloto, seja mantida a partir do veículo na frente e avisando o motociclista de quaisquer riscos de colisão relacionados à distração.

A Ducati garante que, “todos estes sistemas, juntamente com uma interface de utilizador avançada, concebida para alertar o motociclista para quaisquer perigos existentes, estarão disponíveis em algum dos modelos da marca em 2020”.

Diferentemente dos automóveis, os sensores não deverão atuar passivamente nos comandos, frenando ou acelerando a motocicleta. Até porque uma atuação involuntária no acelerador ou no freio pode levar a uma queda quando se está em duas rodas.

ABS ainda mais seguro

Mas o primeiro passo real da estratégia da Ducati, batizada de "Safety Road Map", já está sendo implementado. A fábrica pretende estender para toda sua gama de produtos o Bosch ABS Cornering, um sistema de ABS mais avançado e preciso, que melhora a frenagem ativa garantindo mais segurança.

Enquanto o ABS padrão garante o controle durante a frenagem em linha reta, a versão mais avançada permite o controle total da aderência mesmo em curvas, descartando o risco de queda mesmo durante a fase de entrada de curva.

A Ducati tem sido pioneira na introdução de novas tecnologias que visam aumentar a segurança do piloto. Há alguns anos, a marca adotou o tal Ducati Safety Pack, um pacote de controles eletrônicos, que unifica o modo de pilotagem com a entrega de potência do motor, o controle de tração e os freios ABS.

Além disso, desde 2014, comercializa a "Multistrada 1260 D Air", que foi desenvolvida em conjunto com a Dainese, fabricante de equipamentos de proteção. A moto estabelece uma conexão wireless com a jaqueta Dainese e, em caso de uma colisão ou uma queda, infla automaticamente o airbag da jaqueta em 45 milissegundos.

Notícias relacionadas

Lançamento da Nova BMW R 1300 GS: Inovações e Tecnologia de Ponta

Lançamentos de Motos Aguardados em 2024

Parceria Estratégica entre PETRONAS e Harley-Davidson para Fornecimento de Lubrificantes de Motor

TRIUMPH Lança nova TIGER 1200 2024 no Brasil por R$ 88.990

Embratur participa de evento em Roma para atrair italianos amantes de mototurismo e road trips ao Brasil

BMW R 1300 GS: Sucesso de Vendas com Pré-Venda Esgotada em Apenas 3 Dias

Revelação dos Preços e Detalhes da Nova BMW R 1300 GS no Mercado Brasileiro

Motul Atualiza Rótulos dos Lubrificantes para Motos Produzidos no Brasil

Nova BMW F 900 GS: Produção Nacional no Brasil a Partir de Julho

Triumph Tiger 1200 2024: Inovação e Conforto em uma Aventureira Poderosa

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados