Notícias

Eis a Pan America 1.250, a primeira big trail da Harley-Davidson

Depois de quase três anos de espera, marca americana apresenta a aventureira que vai encarar rivais de BMW, Ducati, Triumph e KTM, entre outras


Roberto Dutra

Mototour

22/02/2021 20h15

E depois de quase três anos, eis que surge a primeira big trail da Harley-Davidson. A marca, historicamente ligada a modelos custom, cruiser e touring, aposta na aventureira para dar um sopro de vitalidade em seu line-up e atrair novos consumidores, que são mais ligados a modelos deste tipo do que nas clássicas.

O projeto da Pan America nasceu na "gestão anterior" da Harley, em um plano estratégico chamado "More Roads do Harley" - capitaneado pelo então presidente Matt Levatich. Mas tanto o plano quando o CEO foram substituídos. A Pan America sobreviveu, mas a streetfigher Bronx, que estava sendo desenvolvida ao mesmo tempo, subiu no telhado.

E enfim a Pan America teve seu lançamento mundial e o que vemos é um design sem mudanças em relação aos protótipos que já vimos antes: farol retangular à moda da custom Fat Bob, linhas brutas e mais retas do que arredondadas e detalhes interessantes como bancos de piloto bem separados e com alturas diferentes, para-brisa bem alto e painel de TFT, como manda o figurino atual.

Embora seja de uma família que só está estreando agora, o motor já era conhecido pela mídia especializada: o Revolution Max, um V2 com 1.250cm³, refrigeração líquida, 150cv de potência e torque de 12,9kgfm. Sua versão menor, de 975cm³, iria para a Bronx, mas por enquanto segue na gaveta. O câmbio da Pan America tem seis marchas e a transmissão secundária é por corrente, e não por correia como nas outras motos da marca - coisa que faz os harleyros mais conservadores torcer o nariz...

As aptidões off-road da Pan America podem ser medidas por alguns números. A moto tem tancão para 21,1 litros de combustível, distância livre do solo de 21cm, suspensões com curso de 19,1cm, ABS desligável e peso de 228km (a seco). Ou seja, a Pan America é como as principais concorrentes: capaz de encarar estradas pouco convidativas, porém mais afeita ao velho e bom asfalto - e complicada para pilotos de baixa estatura, já que a altura do banco para o solo é de 80,7cm a 86,9cm. .

A moto chega às lojas dos EUA em duas versões, standard e Special, com preços de US$ 17.319 e US$ 19.999 - uns R$ 95 mil e R$ 109 mil - , respectivamente. A Special tem recursos a mais, como como protetores de mãos e laterais, monitoramento de pressão dos pneus, cavalete central, pedal do freio com posição ajustável, punhos aquecidos, amortecedor de direção, rodas raiadas calçando pneus sem câmara (na standard são de liga leve) e suspensão semi-ativa, entre outros. Essa suspensão evita desnivelamentos acentuados tanto nas freadas quanto nas arrancadas. Por enquanto não há previsão da chegada da Pan America ao Brasil, mas pod ser que a Harley-Davidson já faça um avant-premiére no Salão Duas Rodas, em novembro, para lançá-la como linha 2022.

Notícias relacionadas

BMW começa a vender a S 1.000 RR 2021 no Brasil

KTM 1.290 Super Adventure 2021 ganha versão R

Buell Motorcycles retoma atividades nos Estados Unidos

Indian Chief chega aos 100 anos de vida com novas versões

Royal Enfield Himalayan ganha sistema de navegação

CRF 1.100 Africa Twin ganha sistema Android Auto

Harley-Davidson oferece condições especiais em fevereiro

BMW oferece condições especiais para alguns modelos neste mês de fevereiro

Terceira geração da Suzuki Hayabusa é lançada

Yamaha MT-09 2021 é lançada na Europa

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados