Notícias

Notícia

Embratur participa de evento em Roma para atrair italianos amantes de mototurismo e road trips ao Brasil

Agência esteve no tradicional Motodays, onde apresentou caminhos que cortam estados do Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, além de destinos de natureza, história, cultura e gastronomia


Embratur

16/03/2024 17h43

Motodays reuniu amantes de motociclismo em Roma, na Itália, entre os dias 7 e 9 de março

12/03/2024 – O Brasil está na lista de destinos para amantes do motociclismo, os chamados mototuristas, e também para aqueles que gostam de sentar ao volante e dirigir por longos trajetos, vivendo a paisagem e conhecendo o país. Nesse tom, a Embratur participou, no último fim de semana (7 a 9 de março), do Motodays, evento em Roma, na Itália, que é um dos principais encontros do país europeu para os turistas que curtem botar o pé na estrada.

Em parceria com a Embaixada do Brasil em Roma, a Agência apresentou destinos brasileiros de natureza ideais para turistas internacionais amantes de road trips (viagens de carro por longas distâncias). O país foi um dos quatro destinos convidados, junto com Cuba, Turquia e África do Sul. Entre os trajetos nacionais apresentados a motociclistas e motoristas estava a Rota das Emoções, que percorre os estados do Maranhão, Piauí e Ceará, na região Nordeste.

No Sudeste, a opção apresentada foi percorrer a Estrada Real e a Rota da Mantiqueira Real, trajeto que passa por trechos de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

Já no Centro-Oeste, os italianos conheceram um pouco das estradas de Goiás, rumo à Chapada dos Veadeiros, do Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins, e do evento Capital Moto Week, maior festival de motos da América Latina.

Por fim, no Sul do país, os destinos apresentados aos italianos foram o Caminho da Graciosa, no Paraná, a Serra do Rio do Rastro, no Sul de Santa Catarina, e o Vale dos Vinhedos e suas vinícolas tradicionais, no Rio Grande do Sul.

Parceria indispensável

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a importância do mercado italiano para o Brasil e da parceria com a Embaixada, que fortalece a projeção internacional do País.

“Esta é uma iniciativa muito importante para conectar operadores e agentes de viagem da Itália com os destinos brasileiros. E o trabalho em conjunto com as embaixadas é parte indispensável para melhorarmos a projeção do Brasil no exterior”, disse.

“Temos que lembrar também que Brasil e Itália são países muito próximos. O Brasil tem a maior comunidade ítalo-brasileira do mundo: são cerca de 30 milhões de descendentes, 15% da nossa população. E, neste ano de 2024, comemoramos os 150 anos da imigração italiana para o Brasil. Nós, da Embratur, reforçamos a importância de se mostrar presentes para promover os destinos do Brasil e atrair mais turistas estrangeiros para o nosso país, o que só é possível graças a essas parcerias”, afirmou.

Itália no ranking

A Itália é o quinto país europeu que mais envia turistas para o Brasil, e é considerada um mercado estratégico para o trade brasileiro. No ranking geral, a região também está em destaque: ocupa a 10ª posição entre os maiores emissores de turistas para o Brasil.

Além disso, segundo o Portal de Dados da Embratur, em 2023, o Brasil recebeu 129.447 turistas italianos. O número representa um crescimento de 49,49% em relação a 2022, quando 86.766 visitantes da região prestigiaram os destinos nacionais. No ano passado, São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará foram, respectivamente, os estados mais visitados.

A responsável pelo setor de turismo da embaixada, Flamínia Mantegazza, falou sobre os destinos brasileiros em uma apresentação ao lado de Sabrina Papiri e Alessia Conte, representantes da TAP Portugal na Itália; de Massimiliano Fillipi, operador turístico Brasil Planet, que tem sede em Roma; do especialista em viagens de moto pelo mundo (incluindo o Brasil) Riccardo La Cognata; e de Luca de Santi, do Centro Desportivo da Universidade Tor Vergata.

Qualificação

Para profissionalizar, qualificar e certificar todo o trade especializado em mototurismo no Brasil, a Confederação Brasileira de Mototurismo criou uma comissão responsável pelo tema. A intenção é, justamente, estruturar e desenvolver a atividade. E na Itália, a Embratur tem trabalhado na capacitação de operadores do mercado em parceria com a operadora italiana Quality Group para aumentar a promoção dos destinos brasileiros no mercado.

Nesta terça-feira (12), a Embratur participou, ao lado da Quality, do webinar ‘Facebook Live!’, voltado para agentes de viagens italianos. A demanda por roteiros para o Brasil com o Grupo Quality cresceu 65% entre outubro de 2023 e março deste ano em comparação com os mesmos meses de 2022 a 2023.

Assista vídeo especial apresentado pela Embratur durante a ação de divulgação de destinos brasileiros para mototurismo:

Notícias relacionadas

Lançamento das Exclusivas Harley-Davidson CVO no Brasil em Abril

Nova Linha Triumph Tiger 900 Chega ao Brasil: Potência, Tecnologia e Segurança em Destaque

Ducati Multistrada V4 Rally: A Emoção da Tecnologia e Aventura Chega ao Brasil

Expectativas Crescem: Possível Lançamento da Ténéré 700 no Brasil

Suzuki Lança Novas Cores para GSX-S1000, V-Strom 650XT e Hayabusa 2025

Lançamento da Nova BMW R 1300 GS: Inovações e Tecnologia de Ponta

Lançamentos de Motos Aguardados em 2024

Parceria Estratégica entre PETRONAS e Harley-Davidson para Fornecimento de Lubrificantes de Motor

TRIUMPH Lança nova TIGER 1200 2024 no Brasil por R$ 88.990

BMW R 1300 GS: Sucesso de Vendas com Pré-Venda Esgotada em Apenas 3 Dias

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados