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O motociclista Augusto BR, recordista de longa distância aos 70 anos, prepara-se para alcançar novo recorde em 2013
Projeto Eurasia
Coragem e superação definem bem a personalidade deste pernambucano de 70 anos que enfrentou muitos desafios para entrar na história do motociclismo de aventura. Em 2011 ele cruzou sozinho 18 países, rodando quase 50 mil quilômetros com uma moto de 700 cilindradas. No Projeto denominado Três Américas, Augusto BR, como prefere ser chamado, alcançou o Alasca, cruzando os três continentes. O sucesso vai lhe garantir a entrada no Guiness World Records como o motociclista veterano que percorreu a maior distância no mundo em uma única viagem. A publicação está programada para 2013.
Depois de superado esse seu primeiro grande desafio, Augusto já se prepara para estabelecer um novo recorde mundial de motociclismo estradeiro. Em maio de 2013 ele parte para mais uma audaciosa jornada sobre duas rodas, quando pretende cruzar a Ásia e a Europa, num periodo de 120 dias. “Conscientes dos riscos, o que pretendemos é preservar o vanguardismo do motociclismo Brasileiro, no mundo, ao mesmo tempo em que tentaremos estabelecer novo recorde mundial de motociclismo estradeiro de longa distância, na categoria veterano” - afirma Augusto.
O início da trajetória começa em Hong Kong, onde ele chegará de avião partindo do Rio de Janeiro. A partir da costa sul da China iniciará o roteiro em direção ao Vietnam, cruzando o Laos, Tailândia, Myanmar, Bangladesh e Índia. Passará por países envolvidos em recentes conflitos como o Paquistão, Irã, Turquia, Grécia, Macedônia, Kosovo, Servia, Croácia e Slovenia.
Após passar pelo Leste Europeu, segue pela Europa, via Áustria, Alemanha, Principado de Liechtenstein, Suíça, França, Inglaterra, Itália, Principado de Mônaco, Andorra, Espanha e finalizando em Lisboa, quando embarcará de volta ao Brasil.
Após passar pelo Leste Europeu, segue pela Europa, via Áustria, Alemanha, Principado de Liechtenstein, Suíça, França, Inglaterra, Itália, Principado de Mônaco, Andorra, Espanha e finalizando em Lisboa, quando embarcará de volta ao Brasil.
Diferentemente do projeto anterior, em que o motociclista solitário assumiu toda a viagem com recursos próprios, contando somente com o apoio de toda a família, desta vez ele busca apoio financeiro através de patrocínios para custear toda a estrutura necessária. Já negocia com montadoras de motocicletas e fabricantes de instrumentos de rastreamento e comunicação, entre outros. Afinal, esta jornada requer mais cuidados, devido a uma exposição ainda maior aos riscos das estradas.
Algumas Embaixadas já foram visitadas, em Brasília, para obtenção de informações, vistos e mapas rodoviários. Em outras serão agendadas audiências, para levantamento e detalhamento de possíveis dificuldades para a entrada nos países mais complicados.
A preparação do Sr. Augusto se deu ao longo de muitos anos. Já aos 14 anos ganhou a primeira lambreta e a partir daí a paixão pelo motociclismo o acompanhou para onde quer que fosse. Essa paixão já dura 56 anos e é possível enumerar algumas de suas façanhas como provas de superação:
Considerado o maior motociclista estradeiro do continente americano, mantendo uma média de 90.000 Km rodados por ano;
Cruzou, em jornadas solitárias, o deserto do Atacama, o mais árido do mundo por 11 vezes;
Por duas vezes cruzou o deserto de Monjave, nos Estados Unidos e o temido deserto do Sechura, no Peru;
Também no Peru, ele percorreu do Rio de Janeiro a Cuzco e Machu Picchu, onde participou do Encontro Internacional de Motos de 2010 e recebeu do prefeito de Cuzco uma réplica do Bastão do Imperador Inca, por ser o motociclista mais veterano do Evento;
Participou do Primeiro Encontro Internacional Motociclístico de Ushuaia, em 2008, recebendo o troféu de motociclista estradeiro mais experiente;
Primeiro motociclista sul-americano a participar do Encontro Internacional de Motos de Sturgis, em Dakota do Sul – EUA, considerado o maior do mundo, pilotando sua própria moto desde sua cidade de origem, marcando mais de 30 mil quilômetros no velocímetro. Tal façanha resultou em expressiva homenagem que tradicionalmente é dedicada a todo motociclista integrante que mais quilômetros rodou para participar do evento;
Recebeu a condecoração da Guerra das Malvinas, no Primeiro Encontro de Motos de Eldorado, Província Misiones – Argentina, no ano 2005.
Foram muitos os desafios enfrentados em todas as suas aventuras, inclusive suportando situações extremas, como temperaturas que variavam de 4 graus abaixo de zero até além de 50 graus positivos, ventos acima de 90 km por hora e animais selvagens como bizões assustadores, manadas de alces e ursos. Encarou também várias tentativas de extorsão em algumas aduanas e perigos de assalto, sem falar na incredulidade de muitos diante dos seus sonhos.
Mas o Sr. Augusto Lins e Silva continua firme, buscando mais aventura e ousando contra as adversidades da natureza e da idade, num exemplo de absoluta resistência e superação, para os companheiros da terceira idade e jovens de todo o mundo. “Durante essa nova jornada, estarei comemorando 56 anos de motociclismo e meus 71 anos de idade, o que irá com certeza valorizar mais uma vez, a prática do motociclismo estradeiro na terceira idade” – conclui.
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