Notícias

A cafe racer Commando 961 é o modelo mais cobiçado da Norton (Foto: Divulgação)

Fabricante inglesa de motos Norton é salva da falência ao ser comprada pela TVS indiana

Essa é uma ótima notícia. Mas o que podemos esperar disso, inclusive no Brasil?


Roberto Dutra

Com gaadiwaadi.com e outros sites

20/04/2020 17h29

A tradicional fabricante inglesa de motocicletas Norton acaba de ser comprada pela gigante indiana TVS Motor Company. O negócio envolveu cifras de 16 milhões de libras esterlinas (uns R$ 105 milhões). Com isso, mais uma clássica marca inglesa passa para mãos indianas.

A outra, como todo mundo sabe, é a Royal Enfield, que também nasceu na Inglaterra (1901, em Redditch, Worcestershire, com o nome de The Enfield Cycle Company Limited) e cujas motos atualmente são fabricadas no país asiático. Com sede em Chennai, a Royal Enfield é controlada pelo grupo Eicher Motors Limited e orgulha-se de ser a mais antiga marca de motos em atividade contínua do mundo e de fazer a Bulet, a mais antiga moto em produção contínua do mundo.

Sob investigação

A Norton foi fundada em 1898 por James Lansdowne Norton, em Birmingham. Stuart Gardner, o atual CEO da marca, está sendo investigado por fraudes ligadas a planos de pensões. Ele é acusado de enganar investidores ao prometer rendas isentas de impostos, que não aconteceram desta forma. Além disso, a própria Norton andava mal das pernas e já havia até pedido falência.

Mas essas são outras histórias e, aqui, vamos olhar para a frente: será interessante ver como o TVS Group vai administrar a Norton. A empresa foi fundada em 1911 e tem um parque industrial muito diversificado. As sedes ficam nas cidades de Madurai e Chennai, mas o grupo está presente em mais de 120 países, com mais de 70 subsidiárias.

Com receitas anuais que superam os US$ 8,5 bilhões, o TVS Group produz motos, triciclos, componentes automotivos, hardware de eletrônicos, produtos de fundição sob pressão, freios, rodas, pneus, eixos, assentos, produtos anti-corrosão e peças para injeção eletrônica de combustível, entre outros. Além disso, ainda tem redes de concessionárias de veículos.

Indiana é gigante

A TVS Motor Company é uma das empresas do grupo (a maior e mais lucrativa), e ainda é a segunda maior fabricante de motocicletas e terceira maior fabricante de triciclos (tuc-tucs) da Índia. No Brasil, a TVS é conhecida por ser a fabricante das motos Apache vendidas sob a marca Dafra. E no setor de duas rodas a marca tem parcerias bem-sucedidas com marcas "premium", como a BMW - a TVS produz na Índia os modelos de baixa cilindrada da marca alemã, a G 310 GS e a G 310 R, e parte dessa produção vem justamente para o Brasil, desmontada, para ser montada em Manaus. É o chamado sistema CKD, sigla para completely knocked down, quando a moto vem desmontada em kits para ser montada aqui e, assim, torna-se "produto nacional" e ter isenções fiscais que os veículos importados completos não têm.

A TVS se diz confiante no futuro da Norton e já se especula até uma futura rival para as bem-sucedidas Royal Enfield Interceptor e Continental GT com motor de 650cm³. A marca inglesa poderá se beneficiar da enorme estrutura de logística da TVS e, assim, alcançar volumes de produção efetivamente sustentáveis e até chegar a mercados ainda inexplorados pela marca. Inclusive no Brasil - não há porque não acreditar nisso, já que a conterrânea Royal Enfield botou os pés aqui e está se dando bem e, bem antes, a também britânica Triumph veio e venceu. Alô, TVS: Nós queremos!

Linha enxuta

Nos últimos tempos a linha da marca era composta pelo modelos V4 RR, Dominator, Commando 961 Cafe Racer MKII, Commando 961 Sport MKII, Commando 961 California, Atlas Ranger, Atlas Nomad, Superlight e Superlight SS - algumas com produção limitada a poucas dezenas de unidades. As estrelas da linha são mesmo as lindas Commando, mas o caro leitor pode conhecer as outras nas fotos aí embaixo.

Não por acaso, Sudarshan Venu, um dos diretores executivos da TVS, disse que a compra da Norton é "um momento importante para a TVS por se tratar de uma marca inglesa celebrada em todo o mundo e que nos apresenta a oportunidade de de escala global". Venu acrescentou que a TVS irá dar todo o suporte para que a Norton "resgate sua completa glória no cenário motociclístico internacional". Estamos na torcida!

Notcias relacionadas

Viagem de moto nas férias: o guia definitivo para evitar problemas na estrada

VOGE prepara estreia no Brasil em 2026 e entra de vez no radar do mercado premium

Honda Africa Twin 2026 amplia sua versatilidade com foco renovado em estrada e aventura

CFMOTO IBEX 700 chega em 2026 com proposta ousada: tecnologia premium por preço de 500 cc

SBM 600V: a Shineray sobe o nível e entra no território das customs de média cilindrada

Yamaha Ténéré 900 segue sem confirmação oficial, mas já domina as discussões no mundo adventure

Honda XL750 Transalp 2026 resgata a lenda com tecnologia avançada e vocação para aventura total

Honda NC750X 2026 evolui em tecnologia, conforto e consciência ambiental

Moto Morini traça rota de expansão nacional e mira liderança entre marcas premium até 2026

Pneus de moto: os erros que parecem inofensivos — e podem custar muito caro

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados