Notícias
Essa é uma ótima notícia. Mas o que podemos esperar disso, inclusive no Brasil?
Roberto Dutra
Com gaadiwaadi.com e outros sites
A tradicional fabricante inglesa de motocicletas Norton acaba de ser comprada pela gigante indiana TVS Motor Company. O negócio envolveu cifras de 16 milhões de libras esterlinas (uns R$ 105 milhões). Com isso, mais uma clássica marca inglesa passa para mãos indianas.
A outra, como todo mundo sabe, é a Royal Enfield, que também nasceu na Inglaterra (1901, em Redditch, Worcestershire, com o nome de The Enfield Cycle Company Limited) e cujas motos atualmente são fabricadas no país asiático. Com sede em Chennai, a Royal Enfield é controlada pelo grupo Eicher Motors Limited e orgulha-se de ser a mais antiga marca de motos em atividade contínua do mundo e de fazer a Bulet, a mais antiga moto em produção contínua do mundo.
Sob investigação
A Norton foi fundada em 1898 por James Lansdowne Norton, em Birmingham. Stuart Gardner, o atual CEO da marca, está sendo investigado por fraudes ligadas a planos de pensões. Ele é acusado de enganar investidores ao prometer rendas isentas de impostos, que não aconteceram desta forma. Além disso, a própria Norton andava mal das pernas e já havia até pedido falência.
Mas essas são outras histórias e, aqui, vamos olhar para a frente: será interessante ver como o TVS Group vai administrar a Norton. A empresa foi fundada em 1911 e tem um parque industrial muito diversificado. As sedes ficam nas cidades de Madurai e Chennai, mas o grupo está presente em mais de 120 países, com mais de 70 subsidiárias.
Com receitas anuais que superam os US$ 8,5 bilhões, o TVS Group produz motos, triciclos, componentes automotivos, hardware de eletrônicos, produtos de fundição sob pressão, freios, rodas, pneus, eixos, assentos, produtos anti-corrosão e peças para injeção eletrônica de combustível, entre outros. Além disso, ainda tem redes de concessionárias de veículos.
Indiana é gigante
A TVS Motor Company é uma das empresas do grupo (a maior e mais lucrativa), e ainda é a segunda maior fabricante de motocicletas e terceira maior fabricante de triciclos (tuc-tucs) da Índia. No Brasil, a TVS é conhecida por ser a fabricante das motos Apache vendidas sob a marca Dafra. E no setor de duas rodas a marca tem parcerias bem-sucedidas com marcas "premium", como a BMW - a TVS produz na Índia os modelos de baixa cilindrada da marca alemã, a G 310 GS e a G 310 R, e parte dessa produção vem justamente para o Brasil, desmontada, para ser montada em Manaus. É o chamado sistema CKD, sigla para completely knocked down, quando a moto vem desmontada em kits para ser montada aqui e, assim, torna-se "produto nacional" e ter isenções fiscais que os veículos importados completos não têm.
A TVS se diz confiante no futuro da Norton e já se especula até uma futura rival para as bem-sucedidas Royal Enfield Interceptor e Continental GT com motor de 650cm³. A marca inglesa poderá se beneficiar da enorme estrutura de logística da TVS e, assim, alcançar volumes de produção efetivamente sustentáveis e até chegar a mercados ainda inexplorados pela marca. Inclusive no Brasil - não há porque não acreditar nisso, já que a conterrânea Royal Enfield botou os pés aqui e está se dando bem e, bem antes, a também britânica Triumph veio e venceu. Alô, TVS: Nós queremos!
Linha enxuta
Nos últimos tempos a linha da marca era composta pelo modelos V4 RR, Dominator, Commando 961 Cafe Racer MKII, Commando 961 Sport MKII, Commando 961 California, Atlas Ranger, Atlas Nomad, Superlight e Superlight SS - algumas com produção limitada a poucas dezenas de unidades. As estrelas da linha são mesmo as lindas Commando, mas o caro leitor pode conhecer as outras nas fotos aí embaixo.
Não por acaso, Sudarshan Venu, um dos diretores executivos da TVS, disse que a compra da Norton é "um momento importante para a TVS por se tratar de uma marca inglesa celebrada em todo o mundo e que nos apresenta a oportunidade de de escala global". Venu acrescentou que a TVS irá dar todo o suporte para que a Norton "resgate sua completa glória no cenário motociclístico internacional". Estamos na torcida!
Notcias relacionadas
MotoGP Retorna ao Brasil em 2026: Goiânia Receberá Etapa Histórica da Temporada
A R 12 G/S Chegará ao Brasil? A Nova Aventura da BMW em Terras Tropicais!
CFMOTO 450CL-C Chega ao Brasil em 2026: Estilo, Conforto e Tecnologia para o Público Custom
BMW R 1300 RT: Touring de luxo da BMW chega ao Brasil no segundo semestre
Zontes 703-T: A Nova Força Chinesa no Segmento Trail
Shibuya Garage Leva o Brasil às Finais do Triumph Originals 2025
Acelere o Coração: Triumph Scrambler 400 XC 2026 Chega para Dominar Qualquer Terreno!
A Emoção em Duas Rodas: BMW F 900 R 2025 Chega ao Brasil para Dominar as Ruas
Suzuki GSX-8T e GSX-8TT: O Retorno dos Clássicos Modernos com Estilo Retro
Todos os Direitos Reservados