Notícias

Fábrica da BMW em Manaus: operações serão retomadas em 23 de abril (Foto: Divulgação)

Fabricantes e Abraciclo devem rever projeções de produção e vendas para 2020

Marcas paralisam atividades em Manaus por causa do Covid-19


Roberto Dutra

30/03/2020 16h47

Honda, BMW e Yamaha anunciaram a paralisação das atividades em suas fábricas de Manaus devido à pandemia do Coronavírus Covid-19. A Honda e a BMW já não estão operando hoje, e a Yamaha marcou o início da parada para amanhã, dia 31. A Honda diz que deve retomar as atividades no dia 13 de abril, mas admite que esse prazo pode ser adiado para uma semana depois, dia 20 de abril. Os funcionários envolvidos no processo produtivo entraram de férias coletivas e os da parte administrativa, também em férias ou home-office. Aqueles cujas atividades são imprescindíveis e não podem ser realizadas à distância foram mantidos em contingente mínimo, com as medidas de prevenção recomendadas pelas autoridades.

Na BMW, a data prevista é dia 23 de abril. A marca aplicou medidas similares e outras ações para aumentar a proteção dos funcionários, como cancelamento de viagens, proibição de aglomerações dentro da fábrica, áreas administrativas em sistema de home-office e intensa comunicação sobre higienização e formas de evitar a contaminação e a propagação do Covid-19. Já a Yamaha pretende retomar as operações no dia 19 de abril. A empresa aplicou as mesmas medidas básicas e cancelou alguns eventos e ações, externos e internos, que estavam previstos.

Todas essas paralisações já foram amplamente divulgadas e, naturalmente, poderão interferir no planos das fabricantes no que se refere a volumes de vendas para este ano. Mas nenhuma dela arriscou rever projeções, até porque a queda ou a interrupção da produção em prazos relativamente curtos podem ser compensados posteriormente, com aumento nas atividades.

Da mesma forma a Abraciclo - entidade que reúne os fabricantes de motos - também não informou nenhuma revisão de projeção - o que deve acontecer nos próximos dias. Mas o fato é o ano de 2020, que até havia começado promissor para o setor, deve sofrer um baque. A Abraciclo projetava, no primeiro bimestre, o significativo crescimento de 6,1% na produção de motos do país em comparação à do ano passado - em torno de 1.175.000 motocicletas.

O segmento andava otimista e, aqui no Rio, teve dono de concessionária me dizendo que esperava crescimento tão relevante nas vendas que até pretendia contratar mais funcionários. Agora, provavelmente nada disso vai acontecer. Com as pessoas em casa, a economia estagnada e perspectivas ainda sombrias - pelo menos até o meio do ano - o setor de motocicletas provavelmente terá que esperar até 2021 para conseguir, finalmente, a almejada recuperação que persegue há anos.

Notícias relacionadas

Lançamento das Exclusivas Harley-Davidson CVO no Brasil em Abril

Nova Linha Triumph Tiger 900 Chega ao Brasil: Potência, Tecnologia e Segurança em Destaque

Ducati Multistrada V4 Rally: A Emoção da Tecnologia e Aventura Chega ao Brasil

Expectativas Crescem: Possível Lançamento da Ténéré 700 no Brasil

Suzuki Lança Novas Cores para GSX-S1000, V-Strom 650XT e Hayabusa 2025

Lançamento da Nova BMW R 1300 GS: Inovações e Tecnologia de Ponta

Lançamentos de Motos Aguardados em 2024

Parceria Estratégica entre PETRONAS e Harley-Davidson para Fornecimento de Lubrificantes de Motor

TRIUMPH Lança nova TIGER 1200 2024 no Brasil por R$ 88.990

Embratur participa de evento em Roma para atrair italianos amantes de mototurismo e road trips ao Brasil

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados