Notícias

Ducati Diavel 2015 (standard) tem preço sugerido de R$ 64.900 somente na cor preta (Foto: Mario Villaescusa)

Mototeste

Grandalhona, Ducati Diavel surpreende

Cheia de estilo e com motor esportivo de 162 cv, essa italiana atrai olhares e oferece muita diversão por R$ 64.900


Arthur Caldeira

Agência INFOMOTO

13/08/2015 19h36

Lançada em 2011, a Diavel foi uma aposta arriscada da Ducati. Famosa por suas motos esportivas, a marca italiana entrava em um segmento até então inexplorado. Afinal, com visual e ciclística de moto custom, 210 kg e quase 2,5 metros de comprimento a Diavel tinha tudo para dar errado. Ao menos no papel. Grandalhona, desajeitada, porém muito bonita, o modelo surpreende. Tanto do ponto de vista do piloto, pois é mais rápida e ágil do que aparenta; como também comercialmente. Desde seu lançamento, já foram vendidas mais de 20.000 unidades em todo o mundo.

O sucesso foi tanto que mereceu uma reformulação para este ano. A Diavel 2015 ganhou novo motor de duas velas por cilindro, alguns retoques visuais, farol em full-LED, além de melhorias na ergonomia e conforto para aprimorar sua vocação touring. Rodamos por quase 500 km com a versão standard, vendida a R$ 64.900, que se difere da Diavel Carbon (R$ 74.900) pelas rodas e alguns detalhes de acabamento em fibra de carbono. Mas não deve em nada no desempenho.

Moto para exibir e rodar

À primeira vista, a Diavel parece ser uma showbike, ou seja, uma moto mais feita para exibir do que para rodar de verdade. E justamente por isso que essa power cruiser, ou muscle bike, chame como quiser, surpreende. Seu desempenho dinâmico é muito melhor do que aparenta, mesmo com um elevado ângulo de cáster (28°), mais de 1,5 metros (exatos 1580 mm) de distância entre-eixos e o largo pneu traseiro, essa Ducati contorna curvas com segurança e desenvoltura. Claro que prefere curvas mais abertas a manobras em baixa velocidade ou retornos fechados, mas suas excelentes suspensões e chassi acertado não decepcionam.

Ajuda nessa tarefa o completo pacote eletrônico que a Ducati apropriadamente chama de Safety Pack (pacote de segurança). O pacote inclui três modos de pilotagem (Urban, Touring e Sport) que regulam a resposta do acelerador, os parâmetros do controle de tração e dos freios ABS. Basta escolher o modo Urban para aproveitar o novo mapeamento do motor – que tem dois cilindros em “L”, 1198,4 cm³ de capacidade, quatro válvulas por cilindro e arrefecimento líquido.

Chamado de Testastretta 11° DS (dual spark) recebeu mais uma vela para aprimorar a queima da mistura e proporcionar mais torque em baixos e médios regimes. E justamente na cidade e no modo Urban, que limita a potência a 100cv, essa mudança é mais notada: onde antes era preciso reduzir uma marcha ou aumentar o giro, agora o motor funciona mais redondo e suavemente.

Caso opte pelo modo Sport, com resposta instantânea ao acelerador e toda a cavalaria à disposição, descobre-se a origem do motor capaz de gerar 162 cavalos de potência máxima a 9.250 rpm – derivado da já aposentada esportiva 1198. Graças ao bom controle de tração dá para “torcer o cabo” e se surpreender com uma aceleração estonteante na reta – a Ducati afirma que a Diavel faz de 0 a 100 km/h em 2,6 seg. Ou ainda acelerar sem medo na saída de curva e transformar o painel em uma árvore de natal, pois quando o controle de tração entra em ação uma luz laranja pisca no painel. E com 13,3 kgf.m de torque (a 8.000 rpm), acredite, a luz indicadora pisca bastante.

Única

Esqueça a nomenclatura dos departamentos de marketing ou os segmentos de motocicletas. A Ducati Diavel é única. Não se encaixa como uma custom, não é uma naked, é simplesmente divertida de pilotar. Não se trata, é claro, da moto mais prática do mundo: faltam pontos de fixação da bagagem, o banco para o passageiro até é confortável, mas a sua namorada (ou esposa) irá reclamar de ter que andar com as pernas tão flexionadas.

E, convenhamos, mesmo que em movimento a Diavel seja ágil tendo em vista seu porte, circular diariamente com uma moto de 210 kg, que emite um ronco grave e algum calor para as pernas não é exatamente o sonho de todo motociclista.

Mas justiça seja feita, a Diavel 2015 foi aprimorada em alguns pontos que ampliaram sua vocação estradeira. O banco tem novo formato e oferece apoio lombar e o painel agora traz a única informação que faltava: marcador de combustível. Com essas melhorias, rodei mais de 300 km em um dia com bastante conforto, e claro, emoção. O consumo variou entre 16 e 18 km/l, mas confesso que não me contive no acelerador.

O mais divertido é acelerar na saída e ver a próxima curva chegar rapidamente. E aproveitar o sistema de freios com grandes discos na dianteira, mordidos por pinças radiais, e abusar da atuação do sistema ABS. Sem se preocupar com o consumo, afinal os 17 litros do tanque garantem pelo menos 280 km de autonomia.

Em resumo, a Ducati Diavel foi feita para quem busca uma moto única e cheia de estilo. Mas sem deixar de lado a emoção e o desempenho de uma “macchina” italiana.

Ficha Técnica

Ducati Diavel 2015

Motor dois cilindros em “V” a 90°, 8 válvulas, comando desmodrômico, duas velas por cilindro e refrigeração líquida

Diâmetro x Curso 106,0 X 67,9 mm

Taxa de compressão 12,5:1

Capacidade 1198,4 cm³

Potência Máxima 162 cv a 9.250 rpm

Torque Máximo 13,3 kgf.m a 8.000 rpm

Sistema de Alimentação Injeção Eletrônica

Partida Elétrica

Câmbio 6 velocidades

Embreagem Deslizante com acionamento hidráulico

Transmissão final por corrente

Suspensão

Dianteira Garfo telescópico invertido (upside-down) Marzocchi com tubos de 50 mm e 120 mm de curso, totalmente ajustável

Traseira Amortecedor Sachs fixado por links ao monobraço, com 120 mm de curso e totalmente ajustável

Freios

Dianteiro Disco duplo flutuante de 320 mm, com pinça radial monobloco Brembo de quatro pistões e ABS

Traseiro Disco simples de 265 mm com pinça flutuante de dois pistões e ABS

Rodas De liga leve de alumínio (Diavel) - 3.50 x 17’’ (D); 8.00 x 17’’ (T)

Pneus

Dianteiro 120/70- ZR17

Traseiro 240/45- ZR17

Quadro Treliça em aço tubular

Altura do Assento 770 mm

Distância Mínima do Solo não disponível

Dimensões (C x L x A) 2.257 mm x não disponível x 1.280 mm

Distância entre-eixos 1.590 mm

Tanque de Combustível 17 litros

Peso (a seco) 210 kg (Diavel)

Cores: Preta

Preço R$ 64.900

Notcias relacionadas

Novidades! Kawasaki Versys 1100 SE Grand Tourer 2026

Antecipando novidades! Kawasaki apresenta a nova Ninja ZX-4RR no Brasil: performance extrema em um quatro cilindros de 400cc

Yamaha MOTOROID2 ganha o prestigiado prêmio de design Red Dot

Festival Interlagos 2025: Seis Motocicletas Inovadoras que Prometem Agitar o Evento

A Nova Era da Mobilidade: 2W Motors Apresenta a Vespa e Piaggio no Brasil

A Revolução Sobre Duas Rodas: A BMW R 1300 GS Adventure Chega ao Brasil!

CADASTUR: A Importância da Regulamentação no Turismo

Novas regras para entrada na Argentina

BMW Motorrad Lança Festival de Vendas GS: Um Ano de Seguro Grátis e Condições Imperdíveis

Pré-venda: Nova BMW S 1000 RR tem 210 cv de potência e melhorias para ficar ainda mais ágil

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados