Notícias
Modelo seria lançado este ano, foi adiado para 2021 e agora provavelmente nem mesmo sairá do papel
Roberto Dutra
Mototour
A Harley-Davidson Bronx 975 definitivamente subiu no telhado. Antes mesmo de nascer, a naked já tem uma história conturbada: seu lançamento estava previsto para este ano, assim como o da big trail Pan America 1.250. Mas os dois lançamentos foram adiados com a troca de comando na empresa - saiu o "liberal" Matt Levatich e entrou o "conservador" Jochen Zeitz.
Com a substituição, mudaram também os planos estratégicos da marca. Saiu o "more roads to Harley-Davidson" e entrou o "rewire". Ou seja, em vez de novos caminhos para a marca, uma reconexão com sua história - traduzindo: nada de novos modelos muito diferentes, enxugamento da linha e investimento apenas nas clássicas e rentáveis.
A Bronx, portanto, já não se encaixava muito nessa nova filosofia. E recentemente surgiram mais pistas de que seu destino será o museu da Harley, ao lado de outros protótipos que nunca viraram modelos de série.
Para começar, a Harley tirou do seu site oficial nos EUA qualquer menção à Bronx. A moto não aparece mais nas áreas de "futuros veículos", num hot site que mostrava detalhes e nem mesmo em um antigo release para a imprensa.
Quer mais? Em uma recente coletiva de imprensa, o CEO Jochen Zeitz falou sobre a Pan America e não mencionou a Bronx nem quando questionado. Por fim, a Harley mesmo reforçou há poucos dias que seu foco em 2021 será a Pan America e disse com todas as letras que não iria lançar a Bronx - pelo menos no ano que vem.
A dúvida é se foi um adiamento ou um encerramento. Na primeira hipótese, a Harley poderia apenas ter mexido em seu site mudando o texto de "coming em 2021" para "coming soon", ou algo assim.
É pena, pois a Bronx teria teria público. E não só os excêntricos que gostavam da exótica Sportster XR 1.200, como também os que ficarão orfãos das Sportster, que está em fim de vida. O caminho, agora, aponta para uma "Sportster nova geração", que poderia inclusive usar o motor da Bronx - o novo Revolution, que tem versões de 1.250cm³ (que vai na Pan America) e na configuração de 975cm³ (que iria na Bronx). É esperar para ver.
Notcias relacionadas
Viagem de moto nas férias: o guia definitivo para evitar problemas na estrada
VOGE prepara estreia no Brasil em 2026 e entra de vez no radar do mercado premium
Honda Africa Twin 2026 amplia sua versatilidade com foco renovado em estrada e aventura
CFMOTO IBEX 700 chega em 2026 com proposta ousada: tecnologia premium por preço de 500 cc
SBM 600V: a Shineray sobe o nível e entra no território das customs de média cilindrada
Yamaha Ténéré 900 segue sem confirmação oficial, mas já domina as discussões no mundo adventure
Honda XL750 Transalp 2026 resgata a lenda com tecnologia avançada e vocação para aventura total
Honda NC750X 2026 evolui em tecnologia, conforto e consciência ambiental
Moto Morini traça rota de expansão nacional e mira liderança entre marcas premium até 2026
Pneus de moto: os erros que parecem inofensivos — e podem custar muito caro
Todos os Direitos Reservados