Notícias

A Bronx é uma streetfighter urbana com visual musculoso (Foto: Divulgação)

Harley-Davidson Bronx: de inovação a peça de museu

Modelo seria lançado este ano, foi adiado para 2021 e agora provavelmente nem mesmo sairá do papel


Roberto Dutra

Mototour

19/08/2020 12h49

A Harley-Davidson Bronx 975 definitivamente subiu no telhado. Antes mesmo de nascer, a naked já tem uma história conturbada: seu lançamento estava previsto para este ano, assim como o da big trail Pan America 1.250. Mas os dois lançamentos foram adiados com a troca de comando na empresa - saiu o "liberal" Matt Levatich e entrou o "conservador" Jochen Zeitz.

Com a substituição, mudaram também os planos estratégicos da marca. Saiu o "more roads to Harley-Davidson" e entrou o "rewire". Ou seja, em vez de novos caminhos para a marca, uma reconexão com sua história - traduzindo: nada de novos modelos muito diferentes, enxugamento da linha e investimento apenas nas clássicas e rentáveis.

A Bronx, portanto, já não se encaixava muito nessa nova filosofia. E recentemente surgiram mais pistas de que seu destino será o museu da Harley, ao lado de outros protótipos que nunca viraram modelos de série.

Para começar, a Harley tirou do seu site oficial nos EUA qualquer menção à Bronx. A moto não aparece mais nas áreas de "futuros veículos", num hot site que mostrava detalhes e nem mesmo em um antigo release para a imprensa.

Quer mais? Em uma recente coletiva de imprensa, o CEO Jochen Zeitz falou sobre a Pan America e não mencionou a Bronx nem quando questionado. Por fim, a Harley mesmo reforçou há poucos dias que seu foco em 2021 será a Pan America e disse com todas as letras que não iria lançar a Bronx - pelo menos no ano que vem.

A dúvida é se foi um adiamento ou um encerramento. Na primeira hipótese, a Harley poderia apenas ter mexido em seu site mudando o texto de "coming em 2021" para "coming soon", ou algo assim.

É pena, pois a Bronx teria teria público. E não só os excêntricos que gostavam da exótica Sportster XR 1.200, como também os que ficarão orfãos das Sportster, que está em fim de vida. O caminho, agora, aponta para uma "Sportster nova geração", que poderia inclusive usar o motor da Bronx - o novo Revolution, que tem versões de 1.250cm³ (que vai na Pan America) e na configuração de 975cm³ (que iria na Bronx). É esperar para ver.

Notcias relacionadas

Nova cor do modelo Zontes R350 chega ao Brasil

Novidades! Kawasaki Versys 1100 SE Grand Tourer 2026

Antecipando novidades! Kawasaki apresenta a nova Ninja ZX-4RR no Brasil: performance extrema em um quatro cilindros de 400cc

Yamaha MOTOROID2 ganha o prestigiado prêmio de design Red Dot

Festival Interlagos 2025: Seis Motocicletas Inovadoras que Prometem Agitar o Evento

A Nova Era da Mobilidade: 2W Motors Apresenta a Vespa e Piaggio no Brasil

A Revolução Sobre Duas Rodas: A BMW R 1300 GS Adventure Chega ao Brasil!

CADASTUR: A Importância da Regulamentação no Turismo

Novas regras para entrada na Argentina

BMW Motorrad Lança Festival de Vendas GS: Um Ano de Seguro Grátis e Condições Imperdíveis

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados