Notícias
Novidade
Sistema estreou na Ultra Limited e no triciclo Tri Glide nos EUA. Com misto de refrigeração líquida e a ar, motos ficam mais fortes.
G1
A Harley-Davidson anunciou, nesta quinta-feira (29), que a linha touring 2014 terá motores mais modernos também para o Brasil. Esses blocos têm refrigeração líquida e, assim, esquentam menos e passam a ter torque maior. A confirmação foi feita durante as comemorações dos 110 anos da marca, em Milwaukee, nos Estados Unidos.
O novo motor é chamado Twin-Cooled High Output Twin Cam 103 e tem 1.690 cilindradas. Ele oferece 10,7% mais torque que a versão básica do mesmo motor sem esta tecnologia --a Harley não divulga a potência das motos.
O novo motor será apresentado no Brasil durante o Salão Duas Rodas, em outubro, com previsão de chegar às lojas em janeiro próximo. Mas a fabricante ainda não divulgou que modelos serão equipados com esse bloco no país.
Nos EUA, a Electra Glide Ultra Limited e o Tri Glide Ultra Classic, que é um triciclo, já contam com a nova geração de propulsores.
Bom para locais quentes
Esta nova tecnologia traz um misto de refrigeração a ar e líquida. Além de melhorias de desempenho, ela faz com que as motos esquentem menos, uma reclamação comum de quem usa Harley no Brasil, por causa do clima mais quente. Este novo motor mantém a performance em todas as temperaturas, diz Matthew Levatich, presidente da Harley-Davidson Motor Company. É muito bom para locais quentes como o Brasil.
Voltado a modelos touring, de motos grandonas, de estrada, esse sistema é chamado pela marca de refrigeração líquida de precisão, na qual o arrefecimento ocorre nos cabeçotes. A novidade quebra com a tradição da marca de optar pelos tradicionais motores com refrigeração apenas a ar.
É uma grande mudança feita pela marca em sua linha clássica. Só a linha V-Rod era alvo de diferenças tecnológicas e de estilo, o que faz ela ser considerada fora do ninho pelos clientes da H-D. A V-Rod já possuía motores com refrigeração mista, mas, no caso de Muscle e Night Rod, trata-se de outro motor e sistema.
Questionado sobre uma possível resistência dos saudosistas pela refrigeração a ar, Levatich disse que não haverá problemas. Os clientes estão entusiasmados com a nova ideia, todos vão querer, pois é um avanço, enfatizou o executivo.
Além disso, a linha touring 2014 recebeu outras atualizações importantes, como freios mais fortes e sistema multimídia sensível ao toque.
Notcias relacionadas
Viagem de moto nas férias: o guia definitivo para evitar problemas na estrada
VOGE prepara estreia no Brasil em 2026 e entra de vez no radar do mercado premium
Honda Africa Twin 2026 amplia sua versatilidade com foco renovado em estrada e aventura
CFMOTO IBEX 700 chega em 2026 com proposta ousada: tecnologia premium por preço de 500 cc
SBM 600V: a Shineray sobe o nível e entra no território das customs de média cilindrada
Yamaha Ténéré 900 segue sem confirmação oficial, mas já domina as discussões no mundo adventure
Honda XL750 Transalp 2026 resgata a lenda com tecnologia avançada e vocação para aventura total
Honda NC750X 2026 evolui em tecnologia, conforto e consciência ambiental
Moto Morini traça rota de expansão nacional e mira liderança entre marcas premium até 2026
Pneus de moto: os erros que parecem inofensivos — e podem custar muito caro
Todos os Direitos Reservados