Notícias
Novidade reaquece as especulações sobre o futuro da linha Sportster, cujo atual motor Evolution terá que ser descontinuado
Roberto Dutra
Mototour com Motorcycle.com
O caro leitor já sabe que a Harley-Davidson vai deixar de vender a linha Sportster no Brasil até o fim deste ano e que, mesmo lá fora, o modelo não vai durar muito mais na configuração atual. É que, por conta da idade avançada, o motor Evolution - apesar do ótimo desempenho - logo não atenderá mais a normas de emissões como a Euro 5, que entra em vigor no fim deste ano. Aí, adeus Europa.
Assim, o futuro do modelo virou uma incógnita, mas agora uma novidade talvez comece a desvendar esse mistério: a Harley-Davidson patenteou, nos EUA, o projeto de um novo motor com comando de válvulas variável (VVT).
A patente não é exatamente do sistema VVT (que na verdade foi criado pela Toyota), mas sim para balanceadores modulares que são montados nos dois lados do virabrequim. No entanto, a patente descreve como o variador de fase do sistema VVT é incorporado a esses balnceadores modulares.
A patente usa um desenho rústico de uma Fat Bob, mas apenas como exemplo. Os detalhes do motor, porém, mostram claras diferenças em relação aos V-Twin H-D existentes até aqui. Este novo motor ainda usa válvulas nos cabeçotes, mas com hastes girando em lados opostos em cada cilindro - isso já havia sido revelado no ano passado.
Os desenhos também mostram aletas para resfriamento a ar. Essas aletas têm contornos irregulares, fazendo curvas para dentro e para fora em pontos diferentes ao redor do cilindro. E não há filtro de óleo na frente do motor. De toda forma, ainda é um pouco difícil ter referências de proporções só pelos desenhos, mas tudo leva a crer que este poderá, realmente, ser o novo motor para a linha Sportster.
Notcias relacionadas
2026 está chegando. Mas você sabe quais motos são reais — e quais são só conversa?
Viagem de moto nas férias: o guia definitivo para evitar problemas na estrada
VOGE prepara estreia no Brasil em 2026 e entra de vez no radar do mercado premium
Honda Africa Twin 2026 amplia sua versatilidade com foco renovado em estrada e aventura
CFMOTO IBEX 700 chega em 2026 com proposta ousada: tecnologia premium por preço de 500 cc
SBM 600V: a Shineray sobe o nível e entra no território das customs de média cilindrada
Yamaha Ténéré 900 segue sem confirmação oficial, mas já domina as discussões no mundo adventure
Honda XL750 Transalp 2026 resgata a lenda com tecnologia avançada e vocação para aventura total
Honda NC750X 2026 evolui em tecnologia, conforto e consciência ambiental
Moto Morini traça rota de expansão nacional e mira liderança entre marcas premium até 2026
Todos os Direitos Reservados