Notícias

Os desenhos da patente mostram que o novo V2 da Harley é bem diferente dos antecessores (Foto: Infográfico Harley-Davidson)

Harley-Davidson registra patente de novo motor V2 com comando de válvulas variável (VVT)

Novidade reaquece as especulações sobre o futuro da linha Sportster, cujo atual motor Evolution terá que ser descontinuado


Roberto Dutra

Mototour com Motorcycle.com

24/07/2020 14h22

O caro leitor já sabe que a Harley-Davidson vai deixar de vender a linha Sportster no Brasil até o fim deste ano e que, mesmo lá fora, o modelo não vai durar muito mais na configuração atual. É que, por conta da idade avançada, o motor Evolution - apesar do ótimo desempenho - logo não atenderá mais a normas de emissões como a Euro 5, que entra em vigor no fim deste ano. Aí, adeus Europa.

Assim, o futuro do modelo virou uma incógnita, mas agora uma novidade talvez comece a desvendar esse mistério: a Harley-Davidson patenteou, nos EUA, o projeto de um novo motor com comando de válvulas variável (VVT).

A patente não é exatamente do sistema VVT (que na verdade foi criado pela Toyota), mas sim para balanceadores modulares que são montados nos dois lados do virabrequim. No entanto, a patente descreve como o variador de fase do sistema VVT é incorporado a esses balnceadores modulares.

A patente usa um desenho rústico de uma Fat Bob, mas apenas como exemplo. Os detalhes do motor, porém, mostram claras diferenças em relação aos V-Twin H-D existentes até aqui. Este novo motor ainda usa válvulas nos cabeçotes, mas com hastes girando em lados opostos em cada cilindro - isso já havia sido revelado no ano passado.

Os desenhos também mostram aletas para resfriamento a ar. Essas aletas têm contornos irregulares, fazendo curvas para dentro e para fora em pontos diferentes ao redor do cilindro. E não há filtro de óleo na frente do motor. De toda forma, ainda é um pouco difícil ter referências de proporções só pelos desenhos, mas tudo leva a crer que este poderá, realmente, ser o novo motor para a linha Sportster.

Notícias relacionadas

Husqvarna faz os aprontos finais para lançar a Norden 901

Ducati lança a Multistrada 950S no Brasil

Entenda porque, nas viagens de moto, as coberturas do seguro viagem Mototour são melhores do que as oferecidas pelos planos de saúde

Entenda porque o seguro viagem Mototour é melhor que os planos similares dos cartões de crédito

Ducati prepara o lançamento da Multistrada 950S no Brasil

Seguro viagem: um serviço pouco conhecido, mas extremamente útil e mais barato do que se imagina

Himalayan ficará mais colorida no ano que vem

Projeção de computador imagina como será a futura Royal Enfield Cruiser 650

Primeira imagem da Harley-Davidson 338R vaza na internet

Yamaha MT-03 2021: o que era bom ficou melhor!

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados