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Baixa e comprida, a nova cruiser tem o mesmo motor Revolution Max da big trail Pan America. Vai custar US$ 15 mil nos EUA
Roberto Dutra
Mototour
A Harley-Davidson apresentou, nos Estados Unidos, a nova geração da Sportster. Batizada de Sportster S, ela nada tem a ver com os modelos das últimas décadas - que eram motos curtas, simples, com visual "bandido" e ocupavam o posto de modelo de entrada da marca. A nova Sportster S é baixa, comprida, leve e usa o mesmo motor Revolution Max de 1.250cm³ que estreou na big trail Pan America.
Sendo assim, ela é uma moto grande e sofisticada, embora o preço a posicione como modelo de entrada: vai custar a partir de US$ 15 mil nos EUA - uns R$ 77.300 em conversão direta.
Com o modelo, a Harley-Davidson dá continuidade a uma linha que existe desde 1957, e que, para tristeza dos harleyos mais conservadores, tinha sido descontinuada no ano passado. A nova moto tem 2,27 m de comprimento e 1,52 m de entre-eixos. O visual é agressivo e levemente inspirado no da XR750 que compete em provas de flat track (aquelas com circuito oval e pista de terra). Entre seus baratos estão o escape duplo alto, no lado direito, e as texturas, cores, acabamentos e detalhes, que tentar dar à moto uma pinta de moto personalizada.
O motor é o mesmo V2 de 1.250 cm³ e refrigeração líquida da big trail Pan America. Mas tem alterações importantes. As válvulas são menores e as câmaras de combustão têm formato diferente, para melhorar o torque em rotações baixas e médias. Os pistões, os dutos de admissão e a caixa de ar também são diferentes dos usados na Pan America.
Por fim, o comando de válvulas variável também tem outro ajuste. Com tudo isso, a potência é de 121 cv a 7.500 rpm e o torque, de 12,9 kgf.m a 9.500 rpm - na Pan America, são 150 cv a 9.500 giros e 13 kgf.m a 6.750 rpm. Segundo a Harley-Davidson, a velocidade máxima da Sportster S é de 220 km/h!
Outra novidade é o abandono do tradicional bereço duplo das Harley e a adoção do motor como parte da estrutura - coisa mais comum em motos japonesas. Mas o câmbio tem seis marchas com secundária por correia e a embreagem é acionada por cabo, como manda o manual de Willaim Harley e Arthur Davidson.
E há muitos recuross eletrônicos: de fábrica a mot tem três modos de pilotagem - Sport, Road e Rain - e mais dois modos "custom", que permitem ao piloto personalizar os ajustes dos assistentes eletrônicos de pilotagem. Com unidade de medição inercial (IMU) de seis eixos, a moto também tem ABS com atuação em curvas, controles eletrônicos anti-empinamento e de tração (este, desligável) e piloto automático, entre outros.
O painel é uma tela de TFT, redonda e colorida, com 4 polegadas de diâmetro. O piloto pode parear seu smartphone a ela por Bluetooth e, assim, ouvir música, atender e fazer chamadas e se orientar por GPS - nesse caso, é preciso usar um aplicativo da Harley. Para complegar, a Sportster S ainda vem com monitoramento de pressão dos pneus e entrada USB para carregamento de gadgets.
Outras especificações importantes da moto são farol Daymaker e lanterna com LEDs, tanque para 11,7 litros, rodas de liga leve, suspensões dianteiras invertidas e traseira com reservatórios de gás e ajustes na pré-carga (ambas da japonesa Showa) e freios Brembo
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