Notícias
Novidades
Nova refrigeração mista de líquido e ar deixou motos mais fortes. Modelos ganharam inédito sistema multimídia touchscreen.
Rafael Miotto
G1
o ano em que completa seus 110 anos de história, a Harley-Davidson revelou sua linha 2014 de motos, nos Estados Unidos, com importantes mudanças na linha touring. Entre as principais novidades, está inédito motor com misto de refrigeração a líquido e a ar, chamado de Twin-Cooled High Output Twin Cam 103, com 1.690 cilindradas. A marca também alterou o visual da proteção dianteira, a tradicional asa de morcego.
Restrita aos modelos Ultra Limited e Tri Glide, a refrigeração combinada traz, além de melhorias de desempenho, mais conforto ao motociclista, ou seja, as motos vão esquentar menos.
Além das duas, Road King, Street Glide, Street Glide Special, Electra Glide Ultra Classic, CVO Ultra Limited e CVO Road King são os destaques da atualização da linha, trabalho batizado de Projeto Rushmore, que trouxe 8 motos com melhor desempenho aos freios, melhorias na ergonomia e alterações no visual.
De acordo com a marca, o Twin-Cooled oferece 10,7% mais torque que a versão básica do mesmo motor, sem esta tecnologia.
Até então, apenas a linha V-Rod possuía motores com este tipo de tecnologia, mas no caso de Muscle e Night Rod trata-se de outro motor e sistema. Os modelos V-Rod sempre foram considerados fora do ninho pelos clientes da H-D, pelas diferenças tecnológicas e de estilo. Assim, a novidade do Twin-Cooled é trazer este tipo de refrigeração à linha clássica da H-D.
A empresa chama o sistema de refrigeração líquida de precisão na qual o arrefecimento ocorre nos cabeçotes.
Apesar de não trazer esta tecnologia, os outros modelos da linha touring foram equipados com versão atualizada do motor, mantendo a refrigeração somente a ar forçado, mas com melhorias. O High Output Twin Cam 103 foi otimizado em relação ao Twin Cam 103 básico, trazendo 5% mais força.
Interatividade melhorada
A marca também empregou, pela primeira vez, um sistema multimídia com dispositivo touchscreen e com reconhecimento de voz. Entre os sistemas oferecidos, estão rádio, GPS e Bluetooth.
Outra novidade da geração Rushmore é a inserção do sistema de embreagem hidráulica que traz melhor funcionamento e maior vida útil para o elemento, explica a empresa. Os freios, além de possuírem ABS, também foram melhorados nas touring da H-D e passaram a contar com sistema distribui eletronicamente a força entre os eixos.
De acordo com a H-D, o sistema combinado é ativado após o veículo passar dos 30 km/h. O dispositivo é de série em Street Glide Special, Electra Glide Ultra Classic e Ultra Limited. Na Road King e Street Glide são opcionais.
O conjunto óptico das motos recebeu novidades, como sistema de iluminação com LED, encontrado de série em Electra Glide Ultra Classic, Ultra Limited, e Tri Glide Ultra Harley-Davidson. Road King, Street Glide e Street Glide Special ganharam também novo farol duplo com luzes de halogênio.
Para completar, toda linha touring passou por atualização em suas suspensões, incluindo amortecedores com maior diâmetro na dianteira. Passando de 43,1 mm para 49 mm, um aumento de 14%.
Nova asa de morcego
Característica emblemática de sua linha touring, a proteção dianteira recebeu as principais alterações visuais da linha 2014. Segundo a fabricante, as alterações trouxeram modernidade, mas sem perder a essência das motos H-D. O novo desenho gera menos turbulência na cabeça do usuário e duas entradas de ar foram feitas logo abaixo da bolha.
Mais novidades
Além das estradeiras touring, que foram os modelos que passaram por atualizações mais profundas, outras famílias ganharam novidades. Entre as CVO, linha de motos de série limitada e acabamento especial da H-D, uma espécia de customização de fábrica empregada pela empresa, foi marcada pela chegada da CVO Softail Deluxe.
Já os cinco modelo Sportster passam a contar com freios ABS, além de receberem novos comandos no guidão e componentes de freio. A já mencionada Street Glide Special também faz sua estreia, como uma opção mais top da Street Glide. Na linha Dark Custom, a Fat Bob teve o visual revitalizado.
Notcias relacionadas
BMW R 18 Transcontinental autografada pelo Papa é leiloada para ações sociais
Honda anuncia recall da CRF 1100L Africa Twin para substituição de comando no punho esquerdo
CB750 Hornet renova o mito sem viver do passado
Honda NC750X 2026 — a liberdade evolui
Melhor Câmera de Aventura para viagem de Moto: Veja, Sinta e Registre a estrada
São Paulo acelera rumo ao futuro do turismo sobre duas rodas
MotoGP Brasil 2026 em Goiânia: a corrida mais esperada das últimas décadas já começou fora da pista
Triumph Scrambler 400 XC: quando o espírito clássico encontra a aventura sem limites
Honda 2026: as big bikes que vão transformar estrada em emoção
BMW R 1300 GS com ASA: a big trail que decide por você — ou obedece ao seu comando
Todos os Direitos Reservados