Notícias

Réplica da primeira sede da Harley-Davidson, em Milwaukee: hora de se reiventar (Foto: Roberto Dutra)

Harley-Davidson: sem novos caminhos

Empresa abandona a estratégia "More Roads Lead to Harley-Davidson" e adota uma nova, a "Rewired"


Jensen Beeler / tradução: Roberto Dutra

Com Asphalt and Ruber

12/05/2020 17h35

Exatamente dois meses depois de demitir seu ex-CEO, Matt Levatich, a Harley-Davidson mudou os planos futuros. Segundo apurou Jensen Beeler, do prestigioso site Asphalt and Rubber, sai de cena a estratégia "More Roads Lead to Harley-Davidson" ("mais estradas levam à Harley-Davidson") e surge o plano "Rewire" ("religar", em tradução livre).

Claro que a pandemia mundial do novo Coronavírus Covid-19 tem parte nisso, mas como a Harley já vinha passando por alguns apertos antes dela - vide a demissão do ex-CEO -, a marca resolveu adotar essa nova estratégia, que deve durar uns cinco anos.

Essa mudança vem, também, depois de uma acirrada disputa interna no conselho administrativo da empresa, onde aconteceu uma briga com a Impala Asset Management, grupo que é um dos maiores acionistas da H-D. Mas houve uma trégua, e a H-D e o grupo Impala concordaram em acrescentar mais uma cadeira no conselho, com uma pessoa indicada por ambos. O tal plano "Rewire" também é parte do acordo.

Agilidade necessária

Segundo o presidente em exercício e CEO da Harley-Davidson, Jochen Zeitz, a Covid-19 mudou dramaticamente o ambiente de negócios da empresa, que deve responder com agilidade à nova realidade. Para ele, a crise pode proporcionar a oportunidade de reavaliar todos os aspectos dos negócios e estratégias da empresa.

- Precisamos fazer mudanças significativas na companhia, em nossas prioridades, em nosso modelo de operação e em nossa estratégia para obter performance mais consistente e emergir dessa crise. Vamos reduzir a complexidade, fortalecer o foco e aumentar a velocidade das decisões. Esses esforços vão pavimentar o caminho para um novo plano estratégico que incorpora alguns aspectos do atual, mas foca em incremento do lucro e crescimento em longo prazo. Como resultado, vamos emergir como uma companhia forte e mais eficiente, e reacender a alma da Harley-Davidson- disse ele.

Algo vai ficar e algo vai sair

A H-D ainda não detalhou como será o plano "Rewired". Então, por enquanto, são apenas boas intenções. Mas fica claro que a ideia é voltar, pelo menos em parte, às estratégia de negócios anteriores ao plano “Mais estradas”, implementado por Matt Levatich. Alguns produtos e iniciativas, porém, permanecerão - até porque já foram longe demais para serem abandonadas. Como, por exemplo, investir em novos segmentos. Mas outros sairão de linha: a H-D inclusive já teria avisado a seus concessionários nos Estados Unidos que os modelos Breakout, DeLuxe e FXDR 114 devem ser descontinuados na linha 2021.

A empresa, contudo, pretende voltar a investir bastante na força de sua marca com revendedores, funcionários e clientes; reavaliar estratégias para conquistar novos e mais jovens clientes; priorizar mercados realmente rentáveis; reduzir custos; fazer lançamentos com simplicidade, mas grande impacto; e investir em modelos já existentes, que têm forte rentabilidade.

Agora, é aguardar que impacto toda essa nova política terá nas operações brasileiras.

Notcias relacionadas

Viagem de moto nas férias: o guia definitivo para evitar problemas na estrada

VOGE prepara estreia no Brasil em 2026 e entra de vez no radar do mercado premium

Honda Africa Twin 2026 amplia sua versatilidade com foco renovado em estrada e aventura

CFMOTO IBEX 700 chega em 2026 com proposta ousada: tecnologia premium por preço de 500 cc

SBM 600V: a Shineray sobe o nível e entra no território das customs de média cilindrada

Yamaha Ténéré 900 segue sem confirmação oficial, mas já domina as discussões no mundo adventure

Honda XL750 Transalp 2026 resgata a lenda com tecnologia avançada e vocação para aventura total

Honda NC750X 2026 evolui em tecnologia, conforto e consciência ambiental

Moto Morini traça rota de expansão nacional e mira liderança entre marcas premium até 2026

Pneus de moto: os erros que parecem inofensivos — e podem custar muito caro

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados