Notícias

Harley-Davidson tira dúvidas sobre moto, pilotagem e equipamentos de segurança

Confira as respostas a algumas das mais frequentes dúvidas dos motociclistas - principalmente dos iniciantes


Roberto Dutra

Mototour

24/05/2021 17h52

A Harley-Davidson do Brasil elaborou uma lista com as algumas dúvidas frequentes dos motociclistas sobre pilotagem, motos, acessórios e equipamentos de segurança, e também - claro - as respostas para essas dúvidas. Confira abaixo:

1. Devo parar a moto em ponto morto ou engrenada?

Depende. Se reduzir a marcha e continuar engrenado mesmo em baixa velocidade, você conseguirá diminuir seu tempo de reação e começar a agir mais rapidamente em caso de emergência. Continuar engrenado também irá permitir o uso do freio motor.

Nota da redação: sempre que parar a moto em uma situação cotidiana, bote o ponto morto e não fique "segurando" com a primeira engrenada e a embreagem acionada - isso causa desgaste prematuro de vários componentes. Ao parar a moto, desligada, em ladeiras, seja virada para baixo ou para cima, deixe a primeira engrenada.

2. O que devo fazer para amaciar o motor da minha moto?

As peças de uma motocicleta nova precisam de um pouco de tempo para se “acostumarem umas às outras” no sentido mecânico. Da mesma forma, temos um motociclista e uma motocicleta que nunca se encontraram antes. Acostumar-se com o equilíbrio, a dirigibilidade, a aceleração e a frenagem da sua nova motocicleta é importante. E não devemos esquecer que, assim como os fatores internos da linha de direção, os pneus também são novos. O período de amaciamento é uma oportunidade para todos esses participantes serem entendidos.

Nota da redação: o fundamental, aqui, é respeitar o limite de giros máximo permitido durante o período de amaciamento e fazer as manutenções, principalmente as primeiras trocas de óleo, na quilometragem ou tempo indicados. Essas informações sempre constam no manual do proprietário.

3. É melhor usar mapas impressos ou mapas eletrônicos/sistemas GPS nas viagens?

Os dois. Os métodos eletrônicos oferecem conveniência, atualizações frequentes e instruções mais precisas. Além disso, dispositivos como instruções de navegação por voz incorporadas ao capacete ou sistema de som podem incrementar sua segurança na pilotagem. Já os mapas nunca perdem o sinal nem ficam sem bateria.

5. O que é melhor, roupas de couro ou de tecido para pilotar?

A proteção é o aspecto mais importante a ser levado em conta. O couro oferece mais proteção contra o vento e a abrasão em caso de queda. Mas o couro afeta a flexibilidade de movimentos. E fica ainda mais pesado quando está encharcado.

Nota da redação: uma segunda opção é o uso de roupas jeans com proteções internas. Nesse caso, tenha sempre à mão uma capa de chuva, que oferece proteção térmica e contra chuva. Além disso, tenha atenção especial ao calçado: jamais use qualquer tipo de calçado "aberto", como chinelos ou sandálias rasteirinhas. Use no mínimo um tênis - mas sempre dê preferência a botas resistentes.

Notícias relacionadas

Lançamento das Exclusivas Harley-Davidson CVO no Brasil em Abril

Nova Linha Triumph Tiger 900 Chega ao Brasil: Potência, Tecnologia e Segurança em Destaque

Ducati Multistrada V4 Rally: A Emoção da Tecnologia e Aventura Chega ao Brasil

Expectativas Crescem: Possível Lançamento da Ténéré 700 no Brasil

Suzuki Lança Novas Cores para GSX-S1000, V-Strom 650XT e Hayabusa 2025

Lançamento da Nova BMW R 1300 GS: Inovações e Tecnologia de Ponta

Lançamentos de Motos Aguardados em 2024

Parceria Estratégica entre PETRONAS e Harley-Davidson para Fornecimento de Lubrificantes de Motor

TRIUMPH Lança nova TIGER 1200 2024 no Brasil por R$ 88.990

Embratur participa de evento em Roma para atrair italianos amantes de mototurismo e road trips ao Brasil

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados