Notícias
Confira as respostas a algumas das mais frequentes dúvidas dos motociclistas - principalmente dos iniciantes
Roberto Dutra
Mototour
A Harley-Davidson do Brasil elaborou uma lista com as algumas dúvidas frequentes dos motociclistas sobre pilotagem, motos, acessórios e equipamentos de segurança, e também - claro - as respostas para essas dúvidas. Confira abaixo:
1. Devo parar a moto em ponto morto ou engrenada?
Depende. Se reduzir a marcha e continuar engrenado mesmo em baixa velocidade, você conseguirá diminuir seu tempo de reação e começar a agir mais rapidamente em caso de emergência. Continuar engrenado também irá permitir o uso do freio motor.
Nota da redação: sempre que parar a moto em uma situação cotidiana, bote o ponto morto e não fique "segurando" com a primeira engrenada e a embreagem acionada - isso causa desgaste prematuro de vários componentes. Ao parar a moto, desligada, em ladeiras, seja virada para baixo ou para cima, deixe a primeira engrenada.
2. O que devo fazer para amaciar o motor da minha moto?
As peças de uma motocicleta nova precisam de um pouco de tempo para se “acostumarem umas às outras” no sentido mecânico. Da mesma forma, temos um motociclista e uma motocicleta que nunca se encontraram antes. Acostumar-se com o equilíbrio, a dirigibilidade, a aceleração e a frenagem da sua nova motocicleta é importante. E não devemos esquecer que, assim como os fatores internos da linha de direção, os pneus também são novos. O período de amaciamento é uma oportunidade para todos esses participantes serem entendidos.
Nota da redação: o fundamental, aqui, é respeitar o limite de giros máximo permitido durante o período de amaciamento e fazer as manutenções, principalmente as primeiras trocas de óleo, na quilometragem ou tempo indicados. Essas informações sempre constam no manual do proprietário.
3. É melhor usar mapas impressos ou mapas eletrônicos/sistemas GPS nas viagens?
Os dois. Os métodos eletrônicos oferecem conveniência, atualizações frequentes e instruções mais precisas. Além disso, dispositivos como instruções de navegação por voz incorporadas ao capacete ou sistema de som podem incrementar sua segurança na pilotagem. Já os mapas nunca perdem o sinal nem ficam sem bateria.
5. O que é melhor, roupas de couro ou de tecido para pilotar?
A proteção é o aspecto mais importante a ser levado em conta. O couro oferece mais proteção contra o vento e a abrasão em caso de queda. Mas o couro afeta a flexibilidade de movimentos. E fica ainda mais pesado quando está encharcado.
Nota da redação: uma segunda opção é o uso de roupas jeans com proteções internas. Nesse caso, tenha sempre à mão uma capa de chuva, que oferece proteção térmica e contra chuva. Além disso, tenha atenção especial ao calçado: jamais use qualquer tipo de calçado "aberto", como chinelos ou sandálias rasteirinhas. Use no mínimo um tênis - mas sempre dê preferência a botas resistentes.
Notcias relacionadas
Moto Morini traça rota de expansão nacional e mira liderança entre marcas premium até 2026
Pneus de moto: os erros que parecem inofensivos — e podem custar muito caro
SBM 600T: A nova representante das Big Trails médias no portfólio da QJ Motor
Honda CB650R E-Clutch: A Revolução Silenciosa Que Está Redefinindo o Prazer de Pilotar
Nova Ducati Panigale V4 2025: A Superesportiva Italiana Que Eleva o Padrão no Brasil
BMW R 18 Transcontinental autografada pelo Papa é leiloada para ações sociais
Honda anuncia recall da CRF 1100L Africa Twin para substituição de comando no punho esquerdo
CB750 Hornet renova o mito sem viver do passado
Honda NC750X 2026 — a liberdade evolui
Melhor Câmera de Aventura para viagem de Moto: Veja, Sinta e Registre a estrada
Todos os Direitos Reservados