Notícias
Mas... é na China! Modelo vai compartilhar motor e quadro com a italiana Benelli 302s
Roberto Dutra
Essa não dá nem para dizer que era só especulação, porque já era dada como certa: a Harley-Davidson terá, mesmo, uma moto de baixa cilindrada em suas fileiras.
A notícia se espalhou ainda no segundo semestre do ano passado: através de uma parceria com a Qianjiang Motorcycle chinesa, a Harley teria um modelo "pequeno" baseado na italiana Benelli 302s. A notícia foi confirmadissima em dezembro e, agora, a informação atualizada dá conta de que a nova moto será lançada em junho - na China.
Por enquanto o projeto é chamado de HD338. E esse número alude não só ao tamanho do motor - um bicilíndrico refrigerado a água-, mas também por lembrar o "883" das Sportster (só que invertido, claro).
Mas essa HD338 não será baseada exatamente na atual Benelli 302s. O modelo italiano (cuja marca pertence justamente ao grupo chinês) vai passar por atualizações em breve.
Mesmo assim, o motor dois-em-linha de 38cv e o quadro serão iguais, enquanto a "roupa" - tanque, banco, farol, lanterna, laterais rabeta etc - será particular de cada moto, assim como as suspensões.
A vinda dessa Harley 338 para o Brasil seria ótima - traria mais competição para o segmento e certamente o modelo teria o menor preço entre os vendidos pela marca americana no país, possibilitando o acesso de um número maior de compradores.
Mas é algo pouquíssimo provável: a Harley prefere se manter como marca "premium" no Brasil, onde colhe resultados equilibrados desde a saída do antigo importador, quando a matriz assumiu as operações como subsidiária, em 2011. E nunca é demais lembrar que, lá fora, a Harley tem os interessantes modelos Street 500 e 750, que até chegaram a ser cogitados para cá, mas jamais foram de fato trazidos para o país.
Abaixo, a Benelli 302s atual:
Notcias relacionadas
2026 está chegando. Mas você sabe quais motos são reais — e quais são só conversa?
Viagem de moto nas férias: o guia definitivo para evitar problemas na estrada
VOGE prepara estreia no Brasil em 2026 e entra de vez no radar do mercado premium
Honda Africa Twin 2026 amplia sua versatilidade com foco renovado em estrada e aventura
CFMOTO IBEX 700 chega em 2026 com proposta ousada: tecnologia premium por preço de 500 cc
SBM 600V: a Shineray sobe o nível e entra no território das customs de média cilindrada
Yamaha Ténéré 900 segue sem confirmação oficial, mas já domina as discussões no mundo adventure
Honda XL750 Transalp 2026 resgata a lenda com tecnologia avançada e vocação para aventura total
Honda NC750X 2026 evolui em tecnologia, conforto e consciência ambiental
Moto Morini traça rota de expansão nacional e mira liderança entre marcas premium até 2026
Todos os Direitos Reservados