Notícias

O visual invocado da nova CBR 600RR é inspirado no da CBR 1.0000RR-R Fireblade (Foto: Divulgação)

Honda apresenta a nova CBR 600RR no Japão

Modelo tem novo visual, mecânica aprimorada e, por enquanto, só será vendido por lá


Roberto Dutra

Mototour

25/08/2020 15h10

A Honda revelou, no Japão, a nova geração da esportiva CBR 600RR. Algumas imagens foram mostradas semanas atrás, mas somente agora as especificações também vieram a público. A moto ganhou visual agressivo semelhante ao da CBR 1.000RR-R Fireblade, mais recursos eletrônicos, painel de TFT e também sofreu alguns aprimoramentos na parte mecânica.

O visual mais invocado aparece na frente da moto, onde vemos novos faróis mais afilados e com LEDs, admissão de ar centralizada e as interessantes "asinhas" nas laterais da carenagem. Muito mais que mero recurso estético, essas aletas aumentam a pressão aerodinâmica sobre a frente da moto, dando mais aderência ao pneu dianteiro.

O motor é o mesmo da geração anterior, com quatro cilindros em linha, 16 válvulas e 599cm³. Mas foram os comandos de válvulas, o sistema de arrefecimento, o virabrequim e o cabeçote são totalmente novos e aprimorados. Além disso, as vias de admissão e de escape foram redesenhadas, alterando o fluxo. Com essas mudanças e um pequeno aumento na taxa de compressão, a CBR 600RR agora tem 121cv de potência a 14.000rpm e 6,5kgfm de torque a 11.500rpm. O incremento foi pouco (antes, eram 120cv a 13.500rpm e 6,7kgfm a 11.250rpm), mas a força agora vem numa faixa útil um pouco mais extensa.

Outra boa novidade da moto é o sistema quickshift bidirecional no câmbio - em movimento, não é preciso acionar a embreagem nem soltar o acelerador para trocar as marchas. Quer mais? A moto também ganhou acelerador eletrônico e cinco modos de pilotagem, controlados pela nova central eletrônica IMU. Pelo sistema, o piloto ajusta a entrega de potência potência e a interferência dos freios (cujo ABS atua inclusive em curvas) e do controle de tração. O pacote é complementado pelo controle anti-empinamento.

O painel, agora, é uma tela de TFT que lembra um tablet. Bem completo e cheio de recursos, tem desde a prosaica shift-light, que indica a hora certa de trocar as marchas, à sempre interessante e útil função "lap time" - uma espécie de cronômetro para marcar o tempo das voltas dadas em pistas, naqueles divertidos dias de track days.

Inicialmente a moto só será vendida no Japão, nas versões standard e HRC (esta, exclusiva para pistas). Por enquanto não há previsão de chegada ao Brasil - uma pena, pois algumas gerações anteriores foram marcantes na vida dos aficcionados por motos esportivas, já que a CBR 600R sempre foi uma moto muito rápida e veloz, porém bem mais fácil de pilotar do que as superesportivas maiores.

Confira abaixo o vídeo da moto acelerando em pista e fotos de detalhes:

Notcias relacionadas

Chile volta a emitir o seguro obrigatório SOAPEX e destrava a entrada de veículos estrangeiros

Chile suspende temporariamente emissão do SOAP e SOAPEX após entrada em vigor da Lei 21.797

Entrada de veículos brasileiros no Uruguai em 2025/2026: o que está sendo fiscalizado e como se preparar

Carnaval na estrada: Mototour destaca a manutenção preventiva como chave para a segurança do motociclista no feriado

Gasolina comum, aditivada ou Podium? O que a engenharia da sua moto realmente pede

Honda WN7 inaugura uma nova fase da eletrificação sobre duas rodas

A GS mais exclusiva do Brasil: BMW R 12 G/S Option 719 aposta em raridade e alto desempenho

Argentina retém motos na Ponte Tancredo Neves por possível irregularidade aduaneira

BMW lança R 12 G/S no Brasil e une tradição boxer a tecnologia premium no segmento aventureiro

BMW Motorrad ultrapassa 200 mil motos vendidas em 2025 e consolida liderança global no segmento premium

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados