Notícias
Modelo tem novo visual, mecânica aprimorada e, por enquanto, só será vendido por lá
Roberto Dutra
Mototour
A Honda revelou, no Japão, a nova geração da esportiva CBR 600RR. Algumas imagens foram mostradas semanas atrás, mas somente agora as especificações também vieram a público. A moto ganhou visual agressivo semelhante ao da CBR 1.000RR-R Fireblade, mais recursos eletrônicos, painel de TFT e também sofreu alguns aprimoramentos na parte mecânica.
O visual mais invocado aparece na frente da moto, onde vemos novos faróis mais afilados e com LEDs, admissão de ar centralizada e as interessantes "asinhas" nas laterais da carenagem. Muito mais que mero recurso estético, essas aletas aumentam a pressão aerodinâmica sobre a frente da moto, dando mais aderência ao pneu dianteiro.
O motor é o mesmo da geração anterior, com quatro cilindros em linha, 16 válvulas e 599cm³. Mas foram os comandos de válvulas, o sistema de arrefecimento, o virabrequim e o cabeçote são totalmente novos e aprimorados. Além disso, as vias de admissão e de escape foram redesenhadas, alterando o fluxo. Com essas mudanças e um pequeno aumento na taxa de compressão, a CBR 600RR agora tem 121cv de potência a 14.000rpm e 6,5kgfm de torque a 11.500rpm. O incremento foi pouco (antes, eram 120cv a 13.500rpm e 6,7kgfm a 11.250rpm), mas a força agora vem numa faixa útil um pouco mais extensa.
Outra boa novidade da moto é o sistema quickshift bidirecional no câmbio - em movimento, não é preciso acionar a embreagem nem soltar o acelerador para trocar as marchas. Quer mais? A moto também ganhou acelerador eletrônico e cinco modos de pilotagem, controlados pela nova central eletrônica IMU. Pelo sistema, o piloto ajusta a entrega de potência potência e a interferência dos freios (cujo ABS atua inclusive em curvas) e do controle de tração. O pacote é complementado pelo controle anti-empinamento.
O painel, agora, é uma tela de TFT que lembra um tablet. Bem completo e cheio de recursos, tem desde a prosaica shift-light, que indica a hora certa de trocar as marchas, à sempre interessante e útil função "lap time" - uma espécie de cronômetro para marcar o tempo das voltas dadas em pistas, naqueles divertidos dias de track days.
Inicialmente a moto só será vendida no Japão, nas versões standard e HRC (esta, exclusiva para pistas). Por enquanto não há previsão de chegada ao Brasil - uma pena, pois algumas gerações anteriores foram marcantes na vida dos aficcionados por motos esportivas, já que a CBR 600R sempre foi uma moto muito rápida e veloz, porém bem mais fácil de pilotar do que as superesportivas maiores.
Confira abaixo o vídeo da moto acelerando em pista e fotos de detalhes:
Notcias relacionadas
Suzuki GSX-8T e GSX-8TT: O Retorno dos Clássicos Modernos com Estilo Retro
Dicas Imperdíveis para Motociclistas
Nova cor do modelo Zontes R350 chega ao Brasil
Novidades! Kawasaki Versys 1100 SE Grand Tourer 2026
Yamaha MOTOROID2 ganha o prestigiado prêmio de design Red Dot
Festival Interlagos 2025: Seis Motocicletas Inovadoras que Prometem Agitar o Evento
A Nova Era da Mobilidade: 2W Motors Apresenta a Vespa e Piaggio no Brasil
A Revolução Sobre Duas Rodas: A BMW R 1300 GS Adventure Chega ao Brasil!
Todos os Direitos Reservados