Notícias

Novidades

Honda CBR 600RR 2012: para os amantes de velocidade

Sinônimo de alta tecnologia, potência e leveza, a CBR 600RR tornou-se referência entre as motocicletas Super Sports de média cilindrada. Agora o modelo 2012 chega às concessionárias Honda com as novas cores vermelha e preta.


Ricardo Ghigonetto

Imprensa Honda

05/02/2012 00h30

Com um design compacto e arrojado, o modelo conta com uma carenagem frontal que proporciona ótima captação de ar, aerodinâmica e o desempenho da motocicleta. Graças ao sistema Ram Air, ar captado é direcionado de maneira mais rápida, aumentando a velocidade de entrada da mistura ar / combustível e proporcionando, assim, incremento na potência do motor, principalmente em altas velocidades.

Destaque também para o conjunto óptico dotado de faróis com refletores multifocais e sistema Line Beam, que oferece iluminação forte e constante, resultando em harmonia estética e segurança, principalmente em pilotagem noturna.

O painel de instrumentos é totalmente esportivo e dispõe de tacômetro eletrônico com mostrador analógico, além de dois displays com boa visibilidade para leitura da velocidade, hodômetros parcial e total, marcador de combustível e relógio.

O modelo conta ainda com o escapamento Centre-Up 4 x 2 x 1, com saída única sob a carenagem traseira. Seu posicionamento permite ótima inclinação em curvas.

Tecnologia herdada dos modelos de competições

A CBR 600RR é equipada com um propulsor de 599 cm3, com quatro cilindros em linha, DOHC (Double Over Head Camshaft), com duplo comando de válvulas, quatro tempos, 16 válvulas (quatro para cada cilindro) e arrefecido a líquido. Alcança potência máxima de 120 cv a 13.500 rpm e torque de 6,73 kgf.m a 11.250 rpm, proporcionando respostas rápidas em qualquer faixa de rotação.

A motocicleta recebe o sistema de injeção eletrônica PGM-DSFI (Programmed Dual Sequential Fuel Injection System), que processa com precisão a quantidade de combustível que compõe a mistura, obtendo o máximo de eficiência. O sistema gera respostas rápidas ao comando do acelerador e, aliado ao catalisador e ao sensor de oxigênio, reduz as emissões de gases poluentes.

O modelo conta com um sensor responsável por manter o ponto ideal de ignição e monitorar a combustão dos cilindros, evitando a pré-ignição e autodetonação do combustível. Já o sistema de transmissão denominado Low-Lash proporciona suavidade às trocas de marchas (seis velocidades).

Para dar leveza e resistência, o chassi da CBR 600RR foi construído por meio de um sistema de fundição em alumínio denominando FDC (Fine Die-Cast), que permite reduzir a quantidade de soldas. O modelo traz também o avançado Amortecedor de Direção Eletrônico Honda (HESD), que utiliza um atuador hidráulico e um módulo eletrônico que, através do sensor de velocidade, anula eventuais oscilações do guidão percebidas nas rápidas acelerações, melhorando a maneabilidade em baixas velocidades e proporcionando maior firmeza à medida que a velocidade aumenta.

Com a tecnologia derivada das pistas de competições, a suspensão dianteira é do tipo telescópica investida (Upside Down) e apresenta sistema HMAS (Honda Multi Action System), possibilitando a regulagem da velocidade de compressão e de retorno dos amortecedores. Já a traseira, a suspensão Unit Pro-Link isola por completo o chassi de impactos e torções registrados durante a pilotagem, tornando o conjunto mais leve e rígido. Além de permitir que a roda traseira mantenha sempre o contato com o solo e assim transmitir toda a potência gerada pelo motor.

A CBR 600RR recebe pneus radiais esportivos de perfil baixo e sem câmara, e rodas de alumínio de três pontas com aro de 17’’. Localizado sobre o chassi, o tanque de combustível tem capacidade para 18 litros.

Para assegurar eficiência e segurança nas frenagens, o modelo conta com duas opções de freios. A versão Standard dispõe de dois discos flutuantes de 310 mm de diâmetro, com acionamento hidráulico, e cáliper de fixação radial com quatro pistões na dianteira. Na traseira, há um único disco com diâmetro de 220 mm com acionamento hidráulico e cáliper de pistão simples.

Já a versão com freios C-ABS (Combined Anti-Lock Brake System) evita o travamento das rodas, oferecendo total segurança mesmo em situações de frenagem bruscas, tanto em retas quanto em curvas. A tecnologia foi desenvolvida especialmente para os modelos superesportivos, possibilitando manter a estabilidade e o controle da motocicleta, evitando o mergulho da suspensão dianteira, perda da estabilidade e levantamento da roda traseira em frenagens mais fortes.

O modelo traz ainda H.I.S.S. (Honda Ignition Security System): um sistema de identificação por meio de chip eletrônico localizado na chave de ignição, fazendo com que somente a chave original tenha capacidade para acionar o motor. A tecnologia, considerada um diferencial da Honda, proporciona mais segurança ao estacionar o veículo em locais públicos.

A CBR 600RR modelo 2012 está disponível nas cores preta e vermelha. O modelo tem preço público sugerido de R$ 47.900,00 e a CBR 600RR ABS

o preço de R$ 50.900,00. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.

Notcias relacionadas

Argentina Implementa Faixa Exclusiva para Motos na Fronteira com o Brasil e Anuncia Modernização da Aduana em 2025

Acelere o Coração: Triumph Scrambler 400 XC 2026 Chega para Dominar Qualquer Terreno!

A Emoção em Duas Rodas: BMW F 900 R 2025 Chega ao Brasil para Dominar as Ruas

Suzuki GSX-8T e GSX-8TT: O Retorno dos Clássicos Modernos com Estilo Retro

Dicas Imperdíveis para Motociclistas

Nova cor do modelo Zontes R350 chega ao Brasil

Novidades! Kawasaki Versys 1100 SE Grand Tourer 2026

Antecipando novidades! Kawasaki apresenta a nova Ninja ZX-4RR no Brasil: performance extrema em um quatro cilindros de 400cc

Yamaha MOTOROID2 ganha o prestigiado prêmio de design Red Dot

Festival Interlagos 2025: Seis Motocicletas Inovadoras que Prometem Agitar o Evento

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados