Notícias
Novidade
Honda apresenta as novidades para linha 2024 da CRF 1100L Africa Twin e CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports
Thiago Dantas
moto.com
Há três décadas, a lendária Honda Africa Twin fez sua estreia com a XRV 650, evoluindo ao longo do tempo para as versões de 750 cc que redefiniram o segmento das big trail. A característica distintiva sempre foi o equilíbrio entre peso, potência e dimensões. Em 2017, a Honda reintroduziu a Africa Twin com a CRF 1000L, marcando um retorno triunfante com avanços tecnológicos, versatilidade e agilidade notáveis.
Nos primeiros nove meses de 2023, as vendas da CRF 1100L Africa Twin no Brasil cresceram impressionantes 40% em comparação com o ano anterior, em grande parte devido à produção nacional do câmbio DCT em Manaus, tornando o Brasil o primeiro país a fabricar essa tecnologia fora do Japão.
AFRICA TWIN 1100 2024
Honda CRF 1100L Africa Twin 2024 - Divulgação
A versão 2024 da Honda CRF 1100L Africa Twin chega em novas cores e recebe um grafismo mais atual.
São duas versões, a versão normal com tanque de 18,8 litros e a versão Adventure Sports com capacidade de 24,8 litros. Além disso, os compradores têm a opção de escolher entre o câmbio convencional e o exclusivo câmbio DCT (Dual Clutch Transmission), que é produzido na fábrica de Manaus.
A CRF 1100L Africa Twin 2024 vem equipada com comando do acelerador TBC (Throttle By Wire) e uma plataforma inercial IMU de seis eixos que gerencia o sistema HSTC (Honda Selectable Torque Control) e os modos de pilotagem, incluindo TOUR, URBAN, GRAVEL e OFFROAD, bem como as opções personalizáveis USER 1 e 2.
Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports - Foto: Divulgação
O motor não sofreu alteração, continua o bicilíndrico SOHC de 8 válvulas, refrigerado a líquido, que gera uma potência máxima de 99,3 cv a 7.500 rpm e um torque de 10,5 kgm.f a 6.000 rpm. As versões com transmissão convencional têm um câmbio de seis marchas com embreagem deslizante, enquanto as versões com DCT possuem embreagem dupla e um sistema de seis marchas com acionamento automático ou controle por botões no punho esquerdo.
A suspensão dianteira Showa invertida oferece um curso de 230 mm e ajustes na pré-carga da mola, extensão e compressão. O conjunto mola-amortecedor traseiro tem ajuste de pré-carga da mola, extensão e compressão. Vinculada ao sistema Pro-Link®, a balança de suspensão de alumínio dá à roda curso de 220 mm. Na versão Adventure Sports ES as suspensões tem controle eletrônico Showa EERATM que ajustam em tempo real o amortecimento.
Painel Africa Twin 2024 - Foto: Divulgação
O painel MID (Multi Information Display), com tela TFT colorida de 6,5 polegadas sensível ao toque, oferece controle dos Riding Modes. O equipamento padrão inclui Apple CarPlay® e Android Auto™, bem como o sistema ESS (Emergency Stop Signal) e o controle de cruzeiro.
NOVAS CORES E PREÇOS
Honda CRF 1100L Africa Twin - Foto: Divulgação
Agora, para o modelo 2024, as CRF 1100L Africa Twin e CRF 1100L Africa Twin DCT estão disponíveis nas novas cores Azul Metálico Glint Wave e Preto Fosco Matt Ballistic, enquanto a versão Adventure Sports será oferecida na cor Branco Perolizado Pearl Glare.
Essas novidades estarão disponíveis na rede de concessionárias Honda a partir de novembro, com uma garantia de três anos sem limite de quilometragem, acompanhada pelo Honda Assistance, que oferece assistência 24 horas no Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.
Confira os preços sugeridos (base SP) e as cores disponíveis:
Notcias relacionadas
"Duas Rodas e Uma Nação": Uma Viagem Emocionante pela História do Motociclismo Brasileiro
MotoGP Anuncia Retorno ao Brasil em 2026 com Etapa em Goiania
Triumph Speed Twin 900: Novidades e Chegada ao Brasil em 2025
A BMW R 1300 GS Adventure Chegou Para Revolucionar o Mundo das Bigtrails!
Será que a KTM 1390 Super Adventure Vem Para o Brasil?
Barretos Motorcycles 2025: Os Paralamas do Sucesso Confirmados!
Triumph promove ofertas para a família Tiger 1200 com descontos de até R$14.000
Yamaha Crosser ABS 2025: A Aventura Começa Aqui
Yamaha R15 ABS 2025: O Novo Padrão em Superesportivas de Entrada
Royal Enfield Classic 650: O Charme Retrô que Chegará ao Brasil
Todos os Direitos Reservados