Notícias
Irmã menor da CB 500 X e da NC 750 X, a moto usa o mesmo motor da XRE 190 e custa, lá, o equivalente a R$ 10.500
Roberto Dutra
Mototour
A Honda lançou, na Índia, um modelo que merece muita atenção no Brasil. A CB 200X é a nova caçula da linhagem que existe, por aqui, com crossovers CB 500 X e NC 750 X.
Ela mesmo é uma crossover - ou seja, um modelo com pegada mais on-road, mas com alguma aptidão para o off. Assim como as irmãs maiores, tem farol envolto por moldura grande com "bico" na parte inferior, um pequeno para-brisa, tanque com abas laterais parecidas com as da nossa CG 160 Titan, protetor de cárter (de plástico), escape curto e banco em dois andares.
E tem até algumas sofisticações, como os protetores de mãos com piscas embutidos, guidom alto e largo para proporcionar posição de pilotagem confortável, a iluminação full-LED, os grafismos caprichados, os garfos dianteiros invertidos e pintados na cor dourada, os dois freios a disco com ABS e o motor todo na cor preta.
As rodas são de liga de leve, e permitem o uso de pneus sem câmara - os originais são de uso misto, nas medidas 110/70 R17 na frente e 140/70 R17 atrás. De resto, a receita habitual: câmbio de cinco marchas, secundária por corrente e suspensão traseira monochoque. A moto pesa 135 quilos a seco e o tanque comporta 12 litros.
Mais interessante ainda é o motor - o mesmíssimo da nossa XRE 190. Também por isso, e principalmente por isso, torna-se interessantíssima porque sua produção no Brasil não seria tão difícil: o principal já está aqui!
É o monocilíndrico de 184cm³ com refrigeração a ar e injeção eletrônica, que rende 17cv de potência máxima a 8.500rpm e 1,6kgfm de torque a 6.000rpm. Na XRE 190 brasileira, que é flex, só muda a potência máxima, que é de 16,4cv.
A CB 200X se encaixaria em um segmento de bons volumes, e teria boas chances de proporcionar a rentabilidade que é necessária para sua montagem e venda no país (assim como a de qualqur modelo).
Lá na Índia, a CB 200X custa o equivalente a R$ 10.500. Aqui, seria posicionada acima da XRE 190, que atualmente custa R$ 15.370. Ou seja, bateria na casa dos R$ 20.000.
Notcias relacionadas
Viagem de moto nas férias: o guia definitivo para evitar problemas na estrada
VOGE prepara estreia no Brasil em 2026 e entra de vez no radar do mercado premium
Honda Africa Twin 2026 amplia sua versatilidade com foco renovado em estrada e aventura
CFMOTO IBEX 700 chega em 2026 com proposta ousada: tecnologia premium por preço de 500 cc
SBM 600V: a Shineray sobe o nível e entra no território das customs de média cilindrada
Yamaha Ténéré 900 segue sem confirmação oficial, mas já domina as discussões no mundo adventure
Honda XL750 Transalp 2026 resgata a lenda com tecnologia avançada e vocação para aventura total
Honda NC750X 2026 evolui em tecnologia, conforto e consciência ambiental
Moto Morini traça rota de expansão nacional e mira liderança entre marcas premium até 2026
Pneus de moto: os erros que parecem inofensivos — e podem custar muito caro
Todos os Direitos Reservados