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O "aventureiro" ADV 150 será apresentado no próximo dia 26 de novembro. O visual vem do irmão maior X-ADV 750, mas a mecânica é a mesma do PCX 150
Roberto Dutra
Mototour
O segmento de scooters não para de crescer no país. Nos últimos anos, mesmo quando o mercado de duas rodas, no geral, encolheu, as vendas de scooters jamais pararam de crescer. Não por acaso a Honda vai lançar mais um: o ADV 150.
O modelo chegará sob o marketing de "scooter aventureiro" , por herdar características visuais do irmão maior X-ADV, que já é vendido no país. Mas enquanto o grandão tem mesmo aptidões off-road, o pequeno não tem nada de aventureiro: é apenas mais um modelinho urbano, com no máximo alguns detalhes mais "radicais".
A mecânica, por exemplo, é a mesma do PCX 150, que já é vendido no país. Então teremos o mesmo motor monocilíndrico de 150cm³ injetado e refrigerado a água. No PCX, são 13,2cv e 1,3kgfm de torque. No ADV, pode haver diferença por recalibragem - nos países onde já é vendido, o ADV 150 tem 14,3cv e 1,4kgfm, respectivamente.
O ADV 150 é mais pesado que o PCX: 134 kg contra 126 kg do PCX (a seco). Então o desempenho seá virtualmente o mesmo. Mas o ADV tem diferenças relevantes em relação ao PCX: as suspensões têm curso mais longo (atrás, são a gás) e os pneus são de uso misto. Além do visual mais invocado, é o máximo de "aventura" que vemos aqui.
O ADV 150, contudo, tem aspectos interessantes. A distância livre do solo é de 16,5cm, contra 13,7cm no PCX 150, o painel digital é mais moderno e fica em posição elevada e há um para-brisa com ajuste manual de altura.
Podemos esperar no novo modelo um recheio similar ao do ADV 150, o que inclui sistema start/stop, partida sem chave e tomada 12 volts. Nos países asiáticos onde já existe, o ADV 150 tem rodas de 14 polegadas na frente (110/80) e de 13 polegadas atrás (130/70), e freios combinados (CBS) ou com ABS, com discos nas duas rodas. O tanque é igual ao do PCX: leva 8 litros.
Naturalmente ainda não há informações sobre os preços do ADV no Brasil, mas apostamos em algo entre R$ 16 mil a R$ 18 mil. Assim, ele completaria a "escadinha" na atual linha de scooters da Honda no Brasil, que é composta pelos modelos Elite 125 (R$ 9.190), PCX 150 (R$ 14 mil), SH 150i (R$ 13.340), SH 300i (R$ 20 mil) e X-ADV 750 (R$ 70 mil).
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