Notícias

Salão Internacional de Motociclismo

Honda mostra nova CBR 1000 RR-R com 217 cavalos no Salão de Milão

Superesportiva da Honda também ganhou mais um "R" no nome


Arthur Caldeira

Infomoto

06/11/2019 09h50

Mais importante evento do setor de duas rodas em todo o mundo, o Salão de motos de Milão, também conhecido como EICMA (Esposizione Internazionale del Ciclo e Motociclo), começa hoje (5 de novembro) com as coletivas de imprensa, e vai até domingo (10). Mas como já é tradição na feira italiana, a Honda fez uma apresentação prévia de seus lançamentos 2020 na noite deste segunda-feira (4).

Entre as novidades mostradas pela fábrica japonesa, o grande destaque vai para o modelo 2020 da CBR 1000RR-R. Isso mesmo, a superesportiva ganhou mais um "R" no nome, além de uma completa reformulação focada no seu desempenho na pista.

Para isso a Honda buscou inspiração na RC-213V, a moto de Marc Marquez na MotoGP. A nova Fireblade terá o mais potente motor de quatro cilindros em linha que a Honda já fabricou. Compartilhando o mesmo diâmetro e curso da MotoGP, a CBR1000RR-R 2020 tem uma potência máxima de 217 cv a 14.500 rpm e pico de torque de 11,53 kgf.m a 12.500 giros, enquanto pesa apenas 201 kg.

O CBR1000RR-R Fireblade também estará disponível em uma versão SP. Completa com a suspensão eletrônica Öhlins semi-ativa com garfos NPX de 43 mm e amortecedor traseiro Öhlins TTX36 Smart-EC, novos pinças de freio de quatro pistões montadas radialmente Brembo Stylema e a mesma pinça monobloco Brembo na traseira usada na RC213V-S. Uma boa novidade é que ambas virão de fábrica com um sistema de escapamento em titânio da Akrapovic.

Em ambas, um pacote aerodinâmico de ponta – também influenciada pela campeã da MotoGP – trabalha em conjunto com um sensor de medição inercial (IMU) de seis eixos da Bosch. Isso substitui a unidade de cinco eixos do projeto anterior, fornecendo cálculos extremamente precisos de guinada, inclinação e rotação para permitir um controle ainda mais confiável de todos os sistemas eletrônicos.

Tanto a CBR 1000RR-R Fireblade e a versão SP estarão disponíveis em dois esquemas de cores: um Grand Prix Red, inspirado na HRC, e preto fosco. Representantes da Honda Brasil, presentes à prévia, afirmaram que ainda não há previsão de quando a nova geração da superesportiva deve chegar ao País, pois ainda será preciso organizar todo o processo de montagem em Manaus e de homologação do modelo para o nosso mercado. Aqui na Europa, só deverá chegar às lojas no ano que vem.

Novo SH 150

Um dos scooters mais vendidos da Europa, o SH 125 e sua versão de 150 cc (esta última à venda no Brasil) também foram completamente renovados para 2020. Os scooters de roda grande (aro 16) da marca japonesa trazem um visual mais elegante e moderno. Além de um motor de quatro válvulas, mais eficiente e econômico, o SH 150 ganhou controle de tração como item de série – juntamente com o Idling Stop.

Mas os fãs do SH 150 vão curtir mesmo o espaço extra sob o assento. Em função de um novo quadro, agora o compartimento tem capacidade para 28 litros de carga – praticamente o mesmo do Honda PCX. A novidade "corrige" um dos defeitos do modelo.

Mais novidades

Embora a CBR 1000RR-R tenha mesmo sido a estrela da noite da Honda, a marca japonesa ainda fez a estreia das novas Africa Twin CRF 1100L, que têm visual novo, mais equipamentos e um motor maior, em solo europeu.

Vale destacar ainda a renovada Rebel 500, uma custom com o mesmo motor bicilíndrico da linha de 500cc da marca, que recebeu sistema de iluminação full-LED e outras atualizações. E o modelo 2020 da CB 1000R que recebeu algumas mudanças estéticas, como mesa do guidão na cor preta e outras "perfumarias".

Notícias relacionadas

Lançamento das Exclusivas Harley-Davidson CVO no Brasil em Abril

Nova Linha Triumph Tiger 900 Chega ao Brasil: Potência, Tecnologia e Segurança em Destaque

Ducati Multistrada V4 Rally: A Emoção da Tecnologia e Aventura Chega ao Brasil

Expectativas Crescem: Possível Lançamento da Ténéré 700 no Brasil

Suzuki Lança Novas Cores para GSX-S1000, V-Strom 650XT e Hayabusa 2025

Lançamento da Nova BMW R 1300 GS: Inovações e Tecnologia de Ponta

Lançamentos de Motos Aguardados em 2024

Parceria Estratégica entre PETRONAS e Harley-Davidson para Fornecimento de Lubrificantes de Motor

TRIUMPH Lança nova TIGER 1200 2024 no Brasil por R$ 88.990

Embratur participa de evento em Roma para atrair italianos amantes de mototurismo e road trips ao Brasil

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados