Notícias

Salão Internacional de Motociclismo

Honda mostra nova CBR 1000 RR-R com 217 cavalos no Salão de Milão

Superesportiva da Honda também ganhou mais um "R" no nome


Arthur Caldeira

Infomoto

06/11/2019 09h50

Mais importante evento do setor de duas rodas em todo o mundo, o Salão de motos de Milão, também conhecido como EICMA (Esposizione Internazionale del Ciclo e Motociclo), começa hoje (5 de novembro) com as coletivas de imprensa, e vai até domingo (10). Mas como já é tradição na feira italiana, a Honda fez uma apresentação prévia de seus lançamentos 2020 na noite deste segunda-feira (4).

Entre as novidades mostradas pela fábrica japonesa, o grande destaque vai para o modelo 2020 da CBR 1000RR-R. Isso mesmo, a superesportiva ganhou mais um "R" no nome, além de uma completa reformulação focada no seu desempenho na pista.

Para isso a Honda buscou inspiração na RC-213V, a moto de Marc Marquez na MotoGP. A nova Fireblade terá o mais potente motor de quatro cilindros em linha que a Honda já fabricou. Compartilhando o mesmo diâmetro e curso da MotoGP, a CBR1000RR-R 2020 tem uma potência máxima de 217 cv a 14.500 rpm e pico de torque de 11,53 kgf.m a 12.500 giros, enquanto pesa apenas 201 kg.

O CBR1000RR-R Fireblade também estará disponível em uma versão SP. Completa com a suspensão eletrônica Öhlins semi-ativa com garfos NPX de 43 mm e amortecedor traseiro Öhlins TTX36 Smart-EC, novos pinças de freio de quatro pistões montadas radialmente Brembo Stylema e a mesma pinça monobloco Brembo na traseira usada na RC213V-S. Uma boa novidade é que ambas virão de fábrica com um sistema de escapamento em titânio da Akrapovic.

Em ambas, um pacote aerodinâmico de ponta – também influenciada pela campeã da MotoGP – trabalha em conjunto com um sensor de medição inercial (IMU) de seis eixos da Bosch. Isso substitui a unidade de cinco eixos do projeto anterior, fornecendo cálculos extremamente precisos de guinada, inclinação e rotação para permitir um controle ainda mais confiável de todos os sistemas eletrônicos.

Tanto a CBR 1000RR-R Fireblade e a versão SP estarão disponíveis em dois esquemas de cores: um Grand Prix Red, inspirado na HRC, e preto fosco. Representantes da Honda Brasil, presentes à prévia, afirmaram que ainda não há previsão de quando a nova geração da superesportiva deve chegar ao País, pois ainda será preciso organizar todo o processo de montagem em Manaus e de homologação do modelo para o nosso mercado. Aqui na Europa, só deverá chegar às lojas no ano que vem.

Novo SH 150

Um dos scooters mais vendidos da Europa, o SH 125 e sua versão de 150 cc (esta última à venda no Brasil) também foram completamente renovados para 2020. Os scooters de roda grande (aro 16) da marca japonesa trazem um visual mais elegante e moderno. Além de um motor de quatro válvulas, mais eficiente e econômico, o SH 150 ganhou controle de tração como item de série – juntamente com o Idling Stop.

Mas os fãs do SH 150 vão curtir mesmo o espaço extra sob o assento. Em função de um novo quadro, agora o compartimento tem capacidade para 28 litros de carga – praticamente o mesmo do Honda PCX. A novidade "corrige" um dos defeitos do modelo.

Mais novidades

Embora a CBR 1000RR-R tenha mesmo sido a estrela da noite da Honda, a marca japonesa ainda fez a estreia das novas Africa Twin CRF 1100L, que têm visual novo, mais equipamentos e um motor maior, em solo europeu.

Vale destacar ainda a renovada Rebel 500, uma custom com o mesmo motor bicilíndrico da linha de 500cc da marca, que recebeu sistema de iluminação full-LED e outras atualizações. E o modelo 2020 da CB 1000R que recebeu algumas mudanças estéticas, como mesa do guidão na cor preta e outras "perfumarias".

Notícias relacionadas

Yamaha Ténéré 700 está mais perto de nós. Mas... nem tanto!

A exótica italiana de R$ 360 mil

Você teria uma Royal Enfield Scrambler na garagem?

Triumph Tiger 900 começa a ser vendida na Índia. E no Brasil, quando será?

Royal Enfield Meteor 350 será lançada na Índia no fim de junho

Mais uma da série "motos que gostaríamos de ter por aqui"...

Yamaha registra patente das novas Fazer 250 e MT-03 no Brasil

Kawasaki Vulcan vai ganhar versão H2

Harley FXDR ganha edição limitada

Triumph Scrambler ganha série especial "Bond Edition"

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados

Tempo de carregamento da página: 0.106 segundos