Notícias

Honda terá crossover derivada da Africa Twin

Documentos mostram modelo em desenvolvimento, que se chamará NT 1.100 e usará o mesmo motor da big trail


Roberto Dutra

Mototour

27/08/2021 17h52

A Honda prepara uma crossover de alta cilindrada para o mercado europeu - mas que, como todo modelo da marca, poderá um dia vir a ser vendido no Brasil. Vai se chamar NT 1.100 e usará componentes herdados da CRF 1.100L Africa Twin.

O principal será o motor: a NT 1.100 será equipada com o mesmo bicilíndrico da big trail. Este já é nosso conhecido: tem 1.084cm³ de capacidade cúbica, e na especificação para o Brasil rende 99,3cv de potência a 7.500rpm e torque de 10,5kgfm a 6.000rpm.

Essas informações foram descobertas pelo site www.cycleworld.com, que teve acesso a documentos sobre a NT 1.100 registrados na Europa. Inicialmente especulava-se que a moto se chamaria CB 1.100 X, o que faria todo sentido já que a Honda tem vários modelos com esse tipo de nomenclatura - CB 500 X, NC 750 X e a recém-lançada na Índia CB 200 X. Mas o nome escolhido foi mesmo NT 1.100.

Também ficou claro que se trata de uma crossover devido ao código interno do modelo na Honda: SC84, onde o "S" indica o motor com capacidade cúbica superior a 900cm³ e o "C" revela ser uma moto para uso no asfalto. O código da Africa Twin, para comparação, é SD08 - o "D" indica ser uma moto apta ao off-road.

Serão duas versões: NT 1.100 A, com câmbio tradicional, e NT 1.100 D, com o câmbio automatizado DCT. A "D" terá outras diferenças, como um para-brisa mais alto, o que sugere ser uma versão mais touring. As duas aparecem na imagem acima que ilustra essa matéria, uma projeção de computador feita pela Auto-by Magazine.

A NT 1.100 será um pouco mais compacta que a Africa Twin. Terá 2,24m de comprimento e 1,53m de entre-eixos - ou seja, 8cm e 4cm a menos que a big trail, respectivamente. Terá, ainda, 86cm de largura máxima (9,6cm a menos) e altura máxima de 1,35m na versão com para-brisa alto (1,52m na Africa Twin). Esteticamente espera-se que sejam levemente parecidas com a Honda VFR 800X Crossrunner, uma crossover que já saiu de linha.

Os documentos ainda revelam que a NT 1.100 A vai pesar 238kg e a NT 1.100 D, 248kg. Para comparação, a Crossrunner pesava 241kg e a Africa Twin pesa de 206kg a 216kg na versão standard. As NT ainda terão o mesmo painel com tela de TFT de 6,5 polegadas e bastante eletrônica embarcada - com controles de velocidade e de tração, entre outros. Aguardamos ansiosamente!

Notcias relacionadas

Suzuki GSX-8T e GSX-8TT: O Retorno dos Clássicos Modernos com Estilo Retro

Dicas Imperdíveis para Motociclistas

Nova cor do modelo Zontes R350 chega ao Brasil

Novidades! Kawasaki Versys 1100 SE Grand Tourer 2026

Antecipando novidades! Kawasaki apresenta a nova Ninja ZX-4RR no Brasil: performance extrema em um quatro cilindros de 400cc

Yamaha MOTOROID2 ganha o prestigiado prêmio de design Red Dot

Festival Interlagos 2025: Seis Motocicletas Inovadoras que Prometem Agitar o Evento

A Nova Era da Mobilidade: 2W Motors Apresenta a Vespa e Piaggio no Brasil

A Revolução Sobre Duas Rodas: A BMW R 1300 GS Adventure Chega ao Brasil!

CADASTUR: A Importância da Regulamentação no Turismo

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados