Notícias
Novidade
O corpo de pesquisa formado pelas 4 grandes marcas de motos japonesas quer desenvolver motores movidos a hidrogênio visando a redução de emissões de carbono.
Thiago Dantas
moto.com.br
As quatro grandes empresas de motociclistas do Japão: Yamaha Motor Co., Ltd., Kawasaki Motors, Ltd. , Suzuki Motor Corporation e Honda Motor Co., Ltd. se alinharam para trabalhar em tecnologias de motores movidos a hidrogênio.
A nova associação é chamada de HySE (Hydrogen Small mobility & Engine tecnology na sigla em inglês) e recebeu aprovação do Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão para desenvolver motores movidos a hidrogênio para curtas distâncias, para veículos compactos como motocicletas, pequenas embarcações, equipamentos para construção, drones e outras aplicações que requerem pequenas motorizações.
O objetivo é alcançar uma sociedade descarbonizada, e para isso, é necessária uma estratégia de múltiplos caminhos para abordar várias questões no setor de mobilidade, em vez de focar em uma única fonte de energia.
Nesse cenário, a pesquisa e o desenvolvimento direcionados à comercialização de mobilidade com motores movidos a hidrogênio – considerada uma fonte de energia de última geração – ganham força.
QUAIS SÃO OS DESAFIOS DO MOTOR A HIDROGÊNIO?
No entanto, o uso de hidrogênio apresenta desafios técnicos, incluindo alta velocidade de chama e uma grande região de ignição, que muitas vezes resulta em combustão instável, e ainda, a capacidade limitada do tanque de combustível no caso de uso em veículos de pequena mobilidade.
Protótipo da Kawasaki movida a hidrogênio apresentada no EICMA 2022
Ao abordar essas questões, os membros da HySE estão empenhados em conduzir pesquisas fundamentais, capitalizando sua riqueza de conhecimentos e tecnologias no desenvolvimento de motores movidos a gasolina, e pretendem trabalhar juntos com na missão de estabelecer um padrão para motores a hidrogênio voltados à mobilidade, avançando nas pesquisas fundamentais nesta área.
O Presidente indicado da HySE e Diretor Executivo do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Técnico da Yamaha Motor Co. Ltd., Kenji Komatsu, comenta: “Estamos extremamente satisfeitos em anunciar a formação da associação. Existem muitos desafios no desenvolvimento de motores movidos a hidrogênio, mas esperamos ver as atividades da associação avançarem na pesquisa fundamental para enfrentar esses desafios. Estamos comprometidos com esse esforço com um senso de missão de preservar o uso de motores de combustão interna, que simbolizam os esforços de longa data que nossos predecessores investiram”.
Notcias relacionadas
MotoGP Retorna ao Brasil em 2026: Goiânia Receberá Etapa Histórica da Temporada
A R 12 G/S Chegará ao Brasil? A Nova Aventura da BMW em Terras Tropicais!
CFMOTO 450CL-C Chega ao Brasil em 2026: Estilo, Conforto e Tecnologia para o Público Custom
BMW R 1300 RT: Touring de luxo da BMW chega ao Brasil no segundo semestre
Zontes 703-T: A Nova Força Chinesa no Segmento Trail
Shibuya Garage Leva o Brasil às Finais do Triumph Originals 2025
Acelere o Coração: Triumph Scrambler 400 XC 2026 Chega para Dominar Qualquer Terreno!
A Emoção em Duas Rodas: BMW F 900 R 2025 Chega ao Brasil para Dominar as Ruas
Suzuki GSX-8T e GSX-8TT: O Retorno dos Clássicos Modernos com Estilo Retro
Todos os Direitos Reservados