Notícias

Montadoras japonesas se unem para desenvolver motores a hidrogênio para motos (Foto: Divulgação)

Novidade

Honda, Yamaha, Kawasaki e Suzuki vão desenvolver motores a hidrogênio

O corpo de pesquisa formado pelas 4 grandes marcas de motos japonesas quer desenvolver motores movidos a hidrogênio visando a redução de emissões de carbono.


Thiago Dantas

moto.com.br

25/05/2023 08h49

As quatro grandes empresas de motociclistas do Japão: Yamaha Motor Co., Ltd., Kawasaki Motors, Ltd. , Suzuki Motor Corporation e Honda Motor Co., Ltd. se alinharam para trabalhar em tecnologias de motores movidos a hidrogênio.

 A nova associação é chamada de HySE (Hydrogen Small mobility & Engine tecnology na sigla em inglês) e recebeu aprovação do Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão para desenvolver motores movidos a hidrogênio para curtas distâncias, para veículos compactos como motocicletas, pequenas embarcações, equipamentos para construção, drones e outras aplicações que requerem pequenas motorizações.

O objetivo é alcançar uma sociedade descarbonizada, e para isso,  é necessária uma estratégia de múltiplos caminhos para abordar várias questões no setor de mobilidade, em vez de focar em uma única fonte de energia. 

Nesse cenário, a pesquisa e o desenvolvimento direcionados à comercialização de mobilidade com motores movidos a hidrogênio – considerada uma fonte de energia de última geração – ganham força.

QUAIS SÃO OS DESAFIOS DO MOTOR A HIDROGÊNIO?

No entanto, o uso de hidrogênio apresenta desafios técnicos, incluindo alta velocidade de chama e uma grande região de ignição, que muitas vezes resulta em combustão instável, e ainda, a capacidade limitada do tanque de combustível no caso de uso em veículos de pequena mobilidade. 

 

Protótipo da Kawasaki movida a hidrogênio apresentada no EICMA 2022

Ao abordar essas questões, os membros da HySE estão empenhados em conduzir pesquisas fundamentais, capitalizando sua riqueza de conhecimentos e tecnologias no desenvolvimento de motores movidos a gasolina, e pretendem trabalhar juntos com na missão de estabelecer um padrão para motores a hidrogênio voltados à mobilidade, avançando nas pesquisas fundamentais nesta área.

O Presidente indicado da HySE e Diretor Executivo do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Técnico da Yamaha Motor Co. Ltd., Kenji Komatsu, comenta: “Estamos extremamente satisfeitos em anunciar a formação da associação. Existem muitos desafios no desenvolvimento de motores movidos a hidrogênio, mas esperamos ver as atividades da associação avançarem na pesquisa fundamental para enfrentar esses desafios. Estamos comprometidos com esse esforço com um senso de missão de preservar o uso de motores de combustão interna, que simbolizam os esforços de longa data que nossos predecessores investiram”.

 

moto.com.br


Notcias relacionadas

2026 está chegando. Mas você sabe quais motos são reais — e quais são só conversa?

Viagem de moto nas férias: o guia definitivo para evitar problemas na estrada

VOGE prepara estreia no Brasil em 2026 e entra de vez no radar do mercado premium

Honda Africa Twin 2026 amplia sua versatilidade com foco renovado em estrada e aventura

CFMOTO IBEX 700 chega em 2026 com proposta ousada: tecnologia premium por preço de 500 cc

SBM 600V: a Shineray sobe o nível e entra no território das customs de média cilindrada

Yamaha Ténéré 900 segue sem confirmação oficial, mas já domina as discussões no mundo adventure

Honda XL750 Transalp 2026 resgata a lenda com tecnologia avançada e vocação para aventura total

Honda NC750X 2026 evolui em tecnologia, conforto e consciência ambiental

Moto Morini traça rota de expansão nacional e mira liderança entre marcas premium até 2026

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados