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Kawasaki lança a Ninja ZX-25R. Mas é só para o outro lado do mundo

Modelo foi criado para os mercados asiáticos. Seu maior barato é o pequeno motor quatro-em-linha de 250cm³ e 51cv


Roberto Dutra

Mototour

13/07/2020 15h56

Poucas vezes o lançamento de uma moto foi tão esperado quanto o da Kawasaki ZX-25R. Menos pela possibilidade de ser vendida no Brasil - as chances são remotíssimas - e mais por algumas de suas especificações mecânicas. A moto vinha sendo badalada nos últimos meses na internet, mas o lançamento aconteceu mesmo na última sexta-feira, na Indonésia.

O principal atrativo é o motor, que tem surpreendentes quatro cilindros em linha. Isso mesmo: é um quatro em linha com apenas 249cm³! Ou seja, estão ali quatro canequinhos de 62,25cm³ cada, leves e giradores, produzindo uma respeitável potência máxima de 51cv lá nas 15.500rpm giros (com uma ajudinha do sistema Ram Air e admissão) e o torque de 2,3kgfm a 14.500rpm. E mais: a faixa vermnelha no conta-giros só começa nas 17.000rpm. É coisa de gente grande!

Para o caro leitor ter uma referência e poder comparar, a Ninja 400 - que é a "perereca" da Kawasaki no Brasil - tem motor bicilíndrico de 399cm³, que rende 48cv a 10.000rpm e torque de 3,9kgfm a 8.0000rpm. Ou seja, com um motor menor e mais girador, a ZX-25R produz mais potência e um pouco menos de torque. Mas vale ponderar que nossa "Ninjinha" pesa 168kg em ordem de marcha, enquanto a ZX-25R vai a 182kg. O resultado dessa briga? Curiosamente ambas têm exatamente a mesma relação peso/potência de 3,5kg/cv e um desempenho, por consequência, similar.

A ZX-25R tem outros baratos, mas nada que impressione: a suspensão dianteira é Showa com garfos invertidos e a traseira é monochoque traseiro, enquanto os freios são a disco com pinça radial de quatro pistões na frente e ABS de dois canais somente na versão Special Edition (SE). Pelo menos o controle de tração com três níveis de ajuste e os dois modos de entrega de potência (low e full) são de série, mas o quickshifter para cima e para baixo, assim como o ABS, só está na Special Edition. A versão mais completa também tem sliders laterais, capa no banco do garupa e bolha fumê e rodas com frisos na cor da moto.

O painel poderia ser mais moderno: ainda tem conta-giros analógico ao lado de um mostrador digital encaixado marotamente - já passamos dessa fase, não é? Mas pelo menos é completinho e mostra tudo o que interessa, inclusive marcha engatada e dispositivos eletrônicos ativos.

Lá na Indonésia a moto chega em duas versões - standard, apenas nas cor preta, e Special Edition, nas cores verde e preta, vermelha e preta e azul e preta. Os preços começam em 96 milhões de rúpias indonésias, cerca de R$ 36 mil, e chegam a 113 milhões de rúpias indonésias, uns R$ 42 mil. Sim, já passou da hora de cortarem três zeros por lá. Como a moto foi desenvolvida para o mercado asiático, só por milagre a veremos aqui no Brasil. Fiquemos com nossa Ninjinha 400 de R$ 25.500, que estamos bem parados.

ABaixo, você ve as fotos do painel da ZX-25R standard e de uma furiosa versão para pistas com roupa de fibra de carbono, e também um vídeo da moto andando forte e gritando alto no circuito de Jerez de La Frontera, na na Espanha.

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