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Antecipando o fim de ano, fabricante apresenta os modelos 2013 da ER-6n e Ninja ZX-14R, incorporando modernizações de estilo e técnicas, com novo mapeamento dos motores
Téo Mascarenhas
Estado de Minas
A Kawasaki do Brasil apresentou este mês as atualizações da naked streetfighter ER-6n e da esportiva Ninja ZX-14R, que para alguns mercados recebe o nome de ZZR, e aproveitou também para saltar este “restinho” de ano, batizando as novas motos como modelos 2013. Lançada mundialmente em 2005, a ER-6n tem a versatilidade como um de seus principais atributos, pois consegue surpreendente eficiência tanto nas cidades quanto nas estradas. Para realçar ainda mais essa característica, a engenharia da montadora promoveu a primeira modernização do modelo, redesenhando o quadro, suspensões, painel, guidão, mapeamento do motor, além de fazer aperfeiçoamentos estéticos.
Para facilitar o apoio dos pés no chão no constante anda e para das cidades, o quadro, construído com tubos duplos de aço, foi estreitado em 50mm próximo ao banco, deixando as pernas menos afastadas. O guidão, por outro lado, ficou 20mm mais largo, para aumentar o efeito alavanca, facilitando o esterçamento nas manobras de baixa velocidade. Essa combinação de mudanças permite uma pilotagem mais relaxada, especialmente no trânsito. O pacote incluiu também um novo mapeamento no motor, equipado com dois cilindros em linha, 649cm³ de cilindrada, oito válvulas, refrigeração líquida e injeção eletrônica, que fornece uma potência de 72,1cv a 8.500rpm e um torque máximo de 6,5kgfm a 7.000rpm.
FORÇA A diferença é que a faixa de rotação abaixo de 7.000rpm, normalmente mais usada nas cidades, ficou mais plana ou mais homogênea, resultando em mais força disponível e reduzindo a necessidade de constantes trocas de marchas. O painel ganhou novo desenho. O modelo anterior tinha em destaque o velocímetro analógico, que foi substituído pelo conta-giros. O velocímetro agora fica em tela digital, que abriga também um computador de bordo que informa, entre outros dados, o consumo instantâneo e autonomia. A microcarenagem que protege o painel, além do efeito estético, ajuda a desviar o vento em velocidades mais elevadas, mas não resolve o problema do desconforto aerodinâmico da falta de um para-brisa.
A Ninja ZX-14R voa baixo a 300km/h
Ainda no visual, a capa dos controversos faróis empilhados ficou mais estreita. As setas não são mais integradas às aletas do radiador, as alças da garupa ganharam novo desenho e o farolete luzes de LED. Montada na linha de produção da Kawasaki, instalada em Manaus, Amazonas, a ER-6n é o segundo modelo mais vendido da marca, perdendo somente para a Ninja 250, mas o avanço da concorrência tornou obrigatória a modernização do modelo. A suspensão dianteira é convencional, não invertida, com tubos de 41mm de diâmetro, mas o curso aumentou 5mm, passando para 125mm. A suspensão traseira, do tipo mono, foi deslocada para a direita, por falta de espaço, em função do compacto quadro, e ganhou 10mm de curso, passando para 135mm.
VELOCIDADE Os freios dianteiros em formato margarida têm duplo disco com 300mm de diâmetro e pinça de duplo pistão. O freio traseiro tem disco de 220mm. Opcionalmente, os freios podem ser equipados com sistema ABS, que eleva o peso em ordem de marcha ou abastecida em mais 2kg, para 206kg. O preço sugerido é de R$ 24.990, sem ABS, e R$ 26.990, com ABS, sem frete e seguro. O modelo Ninja ZX 14R ganhou atualizações no motor, um quatro cilindros em linha, que passou para 1.441cm³ de cilindrada, capaz de fornecer 200cv a 10.000rpm, ou nada menos que 210cv sob efeito do sistema de pressurização do ar em altas velocidades. O torque é de 15,7kgfm a 7.500rpm.
Um verdadeiro canhão, que atinge 300km/h de velocidade final. Para tanto, a aerodinâmica foi desenvolvida em túnel de vento, ganhando um polêmico conjunto de quatro faróis enfileirados. O motor tem controle de mapeamento. Para pisos mais escorregadios, a potência pode ser reduzida para 75%. O modelo tem também controle de tração com três possibilidades de atuação e freios com sistema ABS, equipados com dois discos de 310mm de diâmetro na dianteira e disco simples de 250mm de diâmetro na traseira. O quadro, para suportar as exigências de velocidades tão altas, é construído em alumínio, com arquitetura tipo monocoque. O preço sugerido é de R$ 56.990 na versão sem ABS e R$ 60.990 com ABS, sem frete e seguro.
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