Notícias

KTM 1190 Adventure 2014, com controle de estabilidade (Foto: Divulgação) (Foto: Divulgação)

Novidade

KTM 1190 Adventure ganha inédito controle de estabilidade

Dispositivo faz ABS trabalhar com maior eficácia em curvas. Produzido em parceria com a Bosch, tecnologia visa segurança.


G1

25/09/2013 17h37

A KTM apresentou nesta terça-feira (24) a versão 2014 da 1190 Adventure, que traz como grande novidade um inédito controle de estabilidade. De acordo com a empresa, esta é a primeira moto a receber este tipo de dispositivo, com conceito similar já presente nos automóveis.

Produzido em parceria com a Bosch, o sistema faz freios ABS e controle de tração trabalharem em conjunto, com o objetivo de auxiliar o motociclista a não perder o controle da moto.

Um dos principais pontos é o funcionamento do ABS em curvas, melhor que o dos sistemas convencionais, informa a fabricante.

Com vendas marcadas para o início de dezembro, na Europa, a 1190 Adventure com o Motorcycle Stability Control (MSC) custará 13.995 euros, na versão Standard, e 15.495 euros, para a versão mais esportiva R. A marca austríaca disponibiliza a instalação do MSC nas motos 2013, já que a 1190 Adventure foi lançada mundialmente ano passado, com o kit custando 399 euros.

Com o MSC, os freios da 1190 Adventure passam a ser combinados, ou seja, independente do acionamento do freio dianteiro ou traseiro, o sistema vai analisar qual a melhor grau de frenagem para cada eixo e repartir a força automaticamente. Atuando também em conjunto com o controle de tração, o sistema promete impedir as rodas de derraparem em frenagens, mesmo em curvas.

Normalmente, ao frear em um curva, as leis da física fazem a moto se endireitar, o que pode ser perigoso, pois faz o motociclista perder a tangente. Segundo a empresa, o MSC também minimiza este efeito, além de evitar empinões, capotagem, em caso de frenagem brusca, e derrapagens em acelerações.

No entanto, a marca declarou que o sistema traz mais segurança, mas adverte que não há como ir além das leis da física. No restante, a 1190 segue com o mesmo conjunto mecânico, baseado no motor V2 de 152 cavalos de potência e 12,74 kgfm de torque.

Segundo a marca, o intervalo para as revisões é de 15.000 km. Além da Adventure, a 1190 possui a versão R, com aptidões mais off-road, como roda de 21 polegadas na dianteira - contra 19 polegadas na 1190 original. Além do pacote MSC, a moto tem suspensões com ajustes eletrônicos, não presente na R.

http://g1.globo.com


Notcias relacionadas

Viagem de moto nas férias: o guia definitivo para evitar problemas na estrada

VOGE prepara estreia no Brasil em 2026 e entra de vez no radar do mercado premium

Honda Africa Twin 2026 amplia sua versatilidade com foco renovado em estrada e aventura

CFMOTO IBEX 700 chega em 2026 com proposta ousada: tecnologia premium por preço de 500 cc

SBM 600V: a Shineray sobe o nível e entra no território das customs de média cilindrada

Yamaha Ténéré 900 segue sem confirmação oficial, mas já domina as discussões no mundo adventure

Honda XL750 Transalp 2026 resgata a lenda com tecnologia avançada e vocação para aventura total

Honda NC750X 2026 evolui em tecnologia, conforto e consciência ambiental

Moto Morini traça rota de expansão nacional e mira liderança entre marcas premium até 2026

Pneus de moto: os erros que parecem inofensivos — e podem custar muito caro

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados