Notícias

KTM 1.290 Super Adventure 2021 ganha versão R

Nova opção tem ainda mais aptidões para o fora-de-estrada. Conheça as principais especificações e veja um vídeo com imagens impressionantes


Roberto Dutra

Mototour

01/03/2021 14h22

A KTM 1.290 Super Adventure 2021 acaba de ganhar uma segunda versão. É a "R", que vai se juntar à "S" no topo da linha de modelos big trail adventure da marca austríaca.

Assim como a "S", lançada em janeiro, a "R" tem aprimoramentos em relação ao modelo do ano anterior. Mas a "R" tem ainda mais aptidões para o uso no off-road. Por exemplo, o tanque de combustível para 23 litros fica em posição mais baixa e o guidom foi recuado em 1,5mm.

Com essas alterações, obteve-se uma distribuição de pesos e massas diferente, com um centro de gravidade mais baixo. Para completar, o motor foi reposicionado e ficou 1,6 kg mais leve. Mas é o mesmo da outra versão: o L2 com 1.301cm³, 160cv de potência a 9.000rpm e 14 kgfm de torque a 6.500 rpm.

E é o mesmo do ano anterior, mas com algumas mudanças para se adequar à norma de emissões Euro 5: o fluxo dos gases e a dissipação de calor foram melhorados e há uma nova caixa de ar, dois radiadores em vez de um, novos pistões e um sistema de escape duplo redimensionado. Além disso, o trambulador da transmissão foi redesenhado para permitir trocas de marchas mais rápidas e precisas.

As suspensões também mudaram e agora são da WP americana. Na frente, os garfos são reguláveis e têm 22 cm de curso. Na traseira, o monochoque tem o mesmo curso, mas a balança ficou mais comprida. Já o subchassi foi redesenhado e ganhou, ali em cima, um banco remodelado. Por fim, o vão livre de excelentes 24,2cm, o peso de 221 quilos a seco e as rodas desta versão R - raiadas, com leves aros de alumínio e que podem ser usadas sem câmaras, e com 21 polegadas na frente e 18 atrás - reforçam as aptidões off-road da KTM 1.290 Super Adventure

Na parte eletrônica, a moto tem novo sensor de inclinação de seis eixos, que lhe dá uma sintonia mais fina nas respostas aos controles eletrônicos de tração, de estabilidade, do ABS off-road e das respostas a cada um dos cinco modos de condução (rain, street, sport, off-road e rally).

As vendas na Europa da KTM 1.290 Super Adventure R começam em março. Não há previsão de chegada no Brasil. Enquanto isso, curta abaixo mais imagens da moto e um vídeo de tira o fôlego!

https://www.youtube.com/embed/SI_B8fxPWEs&feature=emb_logo

Notcias relacionadas

Viagem de moto nas férias: o guia definitivo para evitar problemas na estrada

VOGE prepara estreia no Brasil em 2026 e entra de vez no radar do mercado premium

Honda Africa Twin 2026 amplia sua versatilidade com foco renovado em estrada e aventura

CFMOTO IBEX 700 chega em 2026 com proposta ousada: tecnologia premium por preço de 500 cc

SBM 600V: a Shineray sobe o nível e entra no território das customs de média cilindrada

Yamaha Ténéré 900 segue sem confirmação oficial, mas já domina as discussões no mundo adventure

Honda XL750 Transalp 2026 resgata a lenda com tecnologia avançada e vocação para aventura total

Honda NC750X 2026 evolui em tecnologia, conforto e consciência ambiental

Moto Morini traça rota de expansão nacional e mira liderança entre marcas premium até 2026

Pneus de moto: os erros que parecem inofensivos — e podem custar muito caro

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados