Notícias
Nova opção tem ainda mais aptidões para o fora-de-estrada. Conheça as principais especificações e veja um vídeo com imagens impressionantes
Roberto Dutra
Mototour
A KTM 1.290 Super Adventure 2021 acaba de ganhar uma segunda versão. É a "R", que vai se juntar à "S" no topo da linha de modelos big trail adventure da marca austríaca.
Assim como a "S", lançada em janeiro, a "R" tem aprimoramentos em relação ao modelo do ano anterior. Mas a "R" tem ainda mais aptidões para o uso no off-road. Por exemplo, o tanque de combustível para 23 litros fica em posição mais baixa e o guidom foi recuado em 1,5mm.
Com essas alterações, obteve-se uma distribuição de pesos e massas diferente, com um centro de gravidade mais baixo. Para completar, o motor foi reposicionado e ficou 1,6 kg mais leve. Mas é o mesmo da outra versão: o L2 com 1.301cm³, 160cv de potência a 9.000rpm e 14 kgfm de torque a 6.500 rpm.
E é o mesmo do ano anterior, mas com algumas mudanças para se adequar à norma de emissões Euro 5: o fluxo dos gases e a dissipação de calor foram melhorados e há uma nova caixa de ar, dois radiadores em vez de um, novos pistões e um sistema de escape duplo redimensionado. Além disso, o trambulador da transmissão foi redesenhado para permitir trocas de marchas mais rápidas e precisas.
As suspensões também mudaram e agora são da WP americana. Na frente, os garfos são reguláveis e têm 22 cm de curso. Na traseira, o monochoque tem o mesmo curso, mas a balança ficou mais comprida. Já o subchassi foi redesenhado e ganhou, ali em cima, um banco remodelado. Por fim, o vão livre de excelentes 24,2cm, o peso de 221 quilos a seco e as rodas desta versão R - raiadas, com leves aros de alumínio e que podem ser usadas sem câmaras, e com 21 polegadas na frente e 18 atrás - reforçam as aptidões off-road da KTM 1.290 Super Adventure
Na parte eletrônica, a moto tem novo sensor de inclinação de seis eixos, que lhe dá uma sintonia mais fina nas respostas aos controles eletrônicos de tração, de estabilidade, do ABS off-road e das respostas a cada um dos cinco modos de condução (rain, street, sport, off-road e rally).
As vendas na Europa da KTM 1.290 Super Adventure R começam em março. Não há previsão de chegada no Brasil. Enquanto isso, curta abaixo mais imagens da moto e um vídeo de tira o fôlego!
https://www.youtube.com/embed/SI_B8fxPWEs&feature=emb_logo
Notcias relacionadas
Chile volta a emitir o seguro obrigatório SOAPEX e destrava a entrada de veículos estrangeiros
Chile suspende temporariamente emissão do SOAP e SOAPEX após entrada em vigor da Lei 21.797
Gasolina comum, aditivada ou Podium? O que a engenharia da sua moto realmente pede
Honda WN7 inaugura uma nova fase da eletrificação sobre duas rodas
A GS mais exclusiva do Brasil: BMW R 12 G/S Option 719 aposta em raridade e alto desempenho
Argentina retém motos na Ponte Tancredo Neves por possível irregularidade aduaneira
BMW lança R 12 G/S no Brasil e une tradição boxer a tecnologia premium no segmento aventureiro
Todos os Direitos Reservados