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KTM revela nova 390 Duke e mantém dúvida sobre operação no Brasil

Protótipo 1290 Super Duke é outra atração da fabricante. Marca austríaca também mostrou 690 Duke R no Salão de Milão.


Rafael Miotto

G1

19/11/2012 19h00

KTM 390 Duke

A fabricante austríaca KTM mostra no Salão de Milão 2012, que vai até o dia 18, na Itália, três novidades. Para o mercado brasileiro, onde a empresa está com as operações paradas, o modelo que se encaixaria melhor no perfil do consumidor é a nova 390 Duke. Outras novidades são a 690 Duke R, versão mais “racing” do modelo tradicional, e o protótipo 1290 Supe Duke.

Mas nada está definido para o Brasil. O Grupo Izzo, que era o representante da marca no país, distribuiu um comunicado a seus clientes em outubro falando sobre “o fim de sua operação comercial”. A mesma empresa já foi parceira comercial de marcas como Harley-Davidson e Triumph, que também tiveram problemas nas transições para subsidiárias próprias. O G1 procurou a KTM para explicações sobre a situação no Brasil, mas ninguém se pronunciou sobre o assunto.

KTM 390 Duke

No entanto, o chefe executivo da KTM, Hubert Trunkenpolz, falou sobre sobre a 390 Duke. “Existia um espaço entre as Duke (125, 200 e 690) e criamos este novo modelo. A ideia é ser uma moto divertida e prática”, disse o . Com o mercado europeu em crise, motos de menor cilindrada vem ganhando cada vez mais espaço. A 390 Duke possui motor monocilíndrico de 375 cm³, que é capaz de gerar 44 cavalos de potência. O chassi segue a base da 200, mas foi revisto para se adequar a potência extra; o câmbio é de seis marchas

Suspensões e freios são, respectivamente, das “grifes” WP e Brembo; o sistema de frenagem possui ABS de série que pode ser desligado para pilotagem mais esportiva. Com peso seco de 139 kg e o tanque leva até 10,5 litros de combustível.

KTM 1290 Super Duke

Super Duke 1290

Com proposta de ser uma naked de extrema esportivo, a 1290 Super Duke R foi apresentada na feira, como protótipo, mas já tem data para se tronar modelo de produção. “Em novembro de 2013 iniciaremos as vendas”, disse Trunkenpolz. O modelo será topo de linha da “família Duke”. A empresa não divulgou informações técnicas da moto, mas a base será da esportiva RC8.

690 Duke R

Utilizando a experiência em competições, a empresa lançou a versão “R” da 690 Duke. A base é do modelo tradicional, mas com itens mais requintados. As suspensões são fabricadas pela WP e os freios Brembo, enquanto o escape é da Akrapovic – todas marcas de alto padrão. O modelo conta com ABS e embreagem “anti-deslizante”, que evita o travamento da roda traseira em reduções de marchas bruscas. Seu motor monocilíndrico de 690 cm³ gera 70ª cavalos de potência para um peso a seco de 149,5 kg.

http://g1.globo.com


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