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Da antiga Classic 500 temos estilo, visual parecido e só! O resto é tudo novo!
Trinity Ronzella
moto.com.br
Fomos a convite da Royal Enfield Brasil até o Espírito Santo para conhecer a nova Classic 350, a mais nova integrante da família Royal.
Depois de viajar o dia todo, chegamos a Pousada dos Pinhos, aproximadamente 100 km de Vitória, município de Domingos Martins, local esse, total novidade para mim, como a moto.
Royal Enfield Brasil
Durante um bom tempo com apenas uma concessionária no Brasil, a Royal Enfield vem se estruturando com calma, para não atropelar processos e deixar quem mais importa na mão, o cliente.
Até 2021, já eram 13 concessionárias espalhadas pelo país para, de 2021 até o final de 2022, se tornarem 20. Mas tem mais, com aumento previsto na rede em 2023, pretendem chegar a 25.
Devagar e se estruturando, a tendência é crescer com segurança.
Royal Enfield Classic 350 - Foto: Trinity Ronzella
"Be reborn”, algo como “Renascido”, é o slogan da Royal para essa moto, que trouxe o design do passado e montou uma nova moto, uma nova clássica.
Teve como inspiração o modelo G2. Trouxe desenhos iniciais que valorizam o estilo vintage, como o motor por exemplo, onde manteve o estilo retrô mas, com alguns ajustes de tecnologia.
Moto fácil de pilotar, com bom e confortável posicionamento do piloto, um novo design de escapamento que não agride os ouvidos e uma estrutura firme, passa uma sensação de segurança, de um produto robusto.
Royal Enfield Classic 350 Dark Stealth Black - Foto: Trinity Ronzella
Outra característica é a facilidade de customização. Além dos 36 acessórios genuínos que possui, para dar uma identidade a cada moto, ela facilmente se torna bem exclusiva sem muito esforço.
Completamente nova em motor, chassi e estética, essa moto segue os padrões de emissões mais rigorosos (Euro 5 e BS6).
Nova aparência, trás outro nível de acabamento (moto e motor), boa variedade de cores e um visual mais leve, gerando elogios de todos presentes no lançamento.
Os assentos independentes são mais amplos e confortáveis. Detalhe para a facilidade de retirar o assento do garupa, dando outro visual à motocicleta.
Lanterna traseira com refletor e as alças de mão também são novas, e tem freio a disco nas duas rodas com ABS de duplo canal.
Royal Enfield Classic 350 Dark Gunmetal Grey - Foto: Divulgação/ClapMe
Motor
O novo motor LS parece ser bem confiável e, além de intervalos de revisões mais longos, tem um funcionamento muito suave, baixíssimo nível de vibrações, som agradável e o câmbio de 5 marchas tem trocas precisas. Injetado, tem refrigeração ar/óleo, 4 tempos e monocilíndrico.
Cilindrada: 349 cc
Potência máxima: 20.2 Bhp a 6.100 rpm
Torque máxima: 27 Nm a 4.500 rpm
Royal Enfield Classic 350 Halcyon Grey - Foto: Divulgação/ClapMe
Chassi
O chassi é novo, mais forte e mais rígido, vem com estrutura de berço duplo. Trouxe melhora na manobrabilidade e também, a estabilidade, deixando a moto mais firme.
Feita para vários tipos de uso, conta com boa altura do assento e centro de gravidade baixo, o que facilita as manobras em baixa velocidade, como o uso urbano.
Royal Enfield Classic 350 Chrome Bronze - Foto: Trinity Ronzella
Algumas características
Além de uma guidão com nova ergonomia, tem manoplas mais confortáveis, novos controles e botões ovalados. Um exemplo é a partida, que acontece com o girar de uma chave no punho direito, e não apertando um botão.
Uma porta USB está no punho esquerdo, até bem escondida, mas está lá!
O painel também está mudado. Mais completo, tem informações analógicas e digitais com tela LCD. Além disso, tem o novo farol dianteiro que vem com luzes diurnas
Royal Enfield Classic 350 Signals Desert Sand - Foto: Trinity Ronzella
Tanque de combustível com capacidade de 13 litros, roda dianteira 100/90/19 e traseira 120/80/18, 300 mm de disco dianteiro e traseiro com 270 mm, são algumas das especificações da nova moto.
Com 805 mm de altura do assento, facilita manter em pé os 195 kg. E para enfrentar nossas ruas esburacadas e estradas cheias de remendo, um garfo telescópico hidráulico de 41 mm e 130 mm de curso na dianteira, recebe ajuda de amortecedor duplo com molas na traseira de 80 mm com 5 opções de ajustes.
Uma Parada para tomar um café é sempre bem vinda! Foto: Divulgação/ClapMe
Diferenças das versões.
Todas vem com componentes coloridos no tanque, ABS Duplo e freio traseiro a disco.
Halcyon: Tem grafismos clássicos e protetores de joelho.
Cores: Green, Grey e Black
Signals: Emblemas e gráficos
Cores: Marsh Grey e Desert Sand
Royal Enfield Classic 350 - Foto: Divulgação/ClapMe
Dark: Grafismo clássico, protetor de joelho, rodas de liga leve e pneus sem câmara.
Cores: Stealth Black e Gun Metal Grey
Chrome: Emblema e gráficos, protetor de joelho e tanque bicolor.
Cores: Red e Bronze
Estará disponível no Brasil em cinco opções de cores: Stealth Black, Squadron Blue, Desert Storm, Chrome e Battle Green.
Revisão Preço Fixo
Até os 30.000 km ou três anos, você saberá quanto irá gastar com sua moto nas revisões, que dá menos de R$ 2.500,00 contando com os ítens que serão trocados segundo o manual, sem contar algo extra obviamente.
Royal Enfield Classic 350 Chrome Red - Foto: Divulgação/ClapMe
O teste
Não rodamos centenas de quilômetros com as motos, mas rodamos o suficiente para dizer que a moto realmente é completamente diferente das Classic 500, outra experiência.
Ela é confortável para rodar na estrada e cidade, fácil de manobrar e tem uma boa posição de pilotagem.
O conjunto de suspensão ajuda bastante, mas não exija milagres que estão acima de sua proposta, saiba bem o que você busca e o que a moto oferece. Eu achei que ela é bem honesta na entrega, gostei.
Obviamente que não é uma moto para exigir performance, seja na reta ou curva, é uma moto para passear. Sendo assim, tanto estrada como cidade, curvas e mudanças de direção não são problemas.
Royal Enfield Classic 350 ponte Foto: Divulgação/ClapMe
Posição das pedaleiras achei confortáveis, sensibilidade dos freios está proporcional ao que a moto oferece, o ABS funciona bem, testei os dois com “vontade" e respondeu a altura, deu segurança.
O painel completo é fácil de visualizar, mas, dependendo da posição do sol, pode dificultar para enxergar o LCD.
O motor responde acima do que eu esperava e vibra bem menos que a 500, achei confortável e condizente com a cilindrada e proposta da moto. É gostoso rodar com ela!
A facilidade em remover o banco do garupa para dar um visual diferente é bem legal e prático, bem como as regulagens de embreagem, simples e eficiente.
Visual bem legal, alguns modelos gostei mais que outros. Os controles dos punhos são simples e de fácil acesso, só precisa um tempinho para se acostumar com a chave de partida.
Faróis não usamos, só rodamos de dia mas, gostei bastante da moto! Me surpreendi.
Royal Enfield Classic 350 Movimento - Foto: Divulgação/ClapMe
Pra quem é essa moto?
Ela atende desde quem está querendo a primeira moto por ser fácil de pilotar, mas atende também o mais experiente, que busca uma moto versátil para o dia a dia, sem ficar preocupado com roubo e assalto.
Se já tem uma moto na garagem e quer algo mais fácil para o deslocamento para o trabalho, ela entrega bastante e dá tranquilidade, sem perder a exclusividade.
E quem quer pegar estrada sem pressa e curtindo o passeio, ela vai muito bem, deixando o rolê super agradável!
Tem tudo para ser muito bem aceita pelo mercado e conquistar novos proprietários.
Valores:
Halcyon: R$ 18.490,00 + Frete (cores: Green, Grey e Black)
Signals: R$ 19.490,00 + Frete (cores: Marsh Grey e Desert Sand)
Dark: R$ 20.490,00 + Frete (cores: Stealth Black e Gunmetal Grey)
Chrome: R$ 21.490,00 + Frete (cores: Red e Bronze)
Agradecimento Royal Enfield Brasil
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