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CB 500X custará R$ 28.900 e a CB 500F, R$ 26.900
Roberto Dutra
A Honda iniciou a pré-venda dos modelos CB 500X e CB 500F 2020 em suas concessionárias. Lançadas em 2014, as duas ganharam novidades estéticas e mecânicas.
Na CB 500X, a grande novidade é adoção de roda com aro de 19 polegadas na frente (antes era de 17 polegadas). Com essa nova roda, a moto fica mais apta a enfrentar trechos fora do asfalto, embora ainda não seja uma trail autêntica preparada para trilhas pesadas - não por acaso a Honda a classifica como uma "crossover", nome bonitinho dado a carros e motos com vocação para o asfalto e alguma capacidade off. Os pneus são de uso misto 60%-40%, nas medidas 110/80 R19 na frente e 160/60R R 17 atrás.
Promessas de campanha
Segundo a Honda, a posição de pilotagem foi melhorada, com um novo guidom de alumínio mais reto e alto, o curso das suspensões dianteiras aumentou em 1cm (foi pra 15cm) e o amortecedor traseiro foi substituído por um "mais eficiente" e com 1,7cm a mais no curso (agora, de 13,5cm). A marca também diz que, com novo desenho, o para-brisa agora protege mais o piloto.
O painel de instrumentos também mudou: agora é com tela LCD e fundo blackout, e ganhou indicador digital de marcha engatada e "shift-light" que avisa o momento ideal da troca de marcha - ela é ajustada na fábrica para piscar nos 8.750rpm, mas é possível regulá-la para atuar de 5.000rpm e 8.750rpm, conforme a preferência do condutor.
No visual, o tanque continua o mesmo, com ótimos 17,7 litros, mas a CB 500X tem novas aletas frontais e laterais, e banco redesenhado (ficou mais estreito e arredondado na parte do piloto)
Já na CB 500F, algumas mudanças foram similares: guidom e amortecedor traseiro novos e o tal painel blackout, além do visual repaginado. O visual ficou mais agressivo, com novo farol dianteiro, novas aletas laterais e frontais e um escape duplo inédito.
Ambas compartilham muitos componentes. Caso do painel e da iluminação full-LED, e também do chassi e do motor bicilíndrico, que é refrigerado a água e tem 16 válvulas, duplo comando e balanceiros roletados. Este motor continua rendendo os mesmos 50,4cv a 8.500rpm e 4,5kgfm de torque a 6.500rpm de antes, embora tenha recebido novos comandos de válvulas e dutos de admissão e escape redesenhados - o que foi permitido pelo reposicionamento da bateria. Segundo a Honda, agora o desempenho em giros baixos e médios melhorou uns 4%.
Embreagem deslizante: isso é bom!
Mas, em meio a muita perfumaria, uma novidade importante e útil: a moto ganhou embreagem assistida do tipo deslizante, item que geralmente equipa motos superesportivas e que evita o travamento da roda traseira nas reduções mais severas. Aí gostamos!
A CB 500X 2020 vai custar R$ 28.900 (base são Paulo e a CB 500F, R$ 26.900. Os preços incluem garantia de três anos sem limite de quilometragem e Honda Assistance (assistência 24 horas) durante a garantia. As entregas começam em março.
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