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Equipadas com motor de quatro cilindros, a família de 650cc ganhou grafismos e cores exclusivas para o Brasil, além de três anos de garantia, serviço de resgate e assistência. Preço subiu em torno de 10%
Aldo Tizzani / Agência INFOMOTO
Agência INFOMOTO
Os modelos equipados com motor de quatro cilindros sempre foram sonho de consumo do motociclista brasileiro. Desde que a Honda CB 600F Hornet e a CBR 600F deixaram de ser fabricadas no final de 2014, coube à família CB 650 atender aos anseios do piloto apaixonado pelo som e desempenho típicos dessa motorização. Para 2017, a família CB 650 ganhou roupagem e grafismos exclusivos para o Brasil, além de um aumento em torno de 10% no preço das versões com sistema ABS, a única que será comercializada a partir deste mês nas concessionárias da marca. Os preços públicos sugeridos pularam de R$ 34.137 para R$ 37.000 na CB 650F (naked) e de R$ 35.431 para R$ 38.800 na CBR 650F (sport-touring).
Exclusivos aos consumidores brasileiros, as novas cores e grafismos da CB 650 naked e carenada foram inspirados nas motos da HRC, a Honda Racing Corporation – divisão de competição da Honda. Elas estão mais joviais, modernas e estarão à disposição em duas opções: a tricolor - vermelha, branca e azul, com rodas douradas - e a vermelha e preta, com rodas pretas.
Em relação à motorização não há mudanças visíveis ao piloto, ou sequer na ficha técnica. O modelo recebeu novo mapeamento da injeção, mas continua com o mesmo desempenho: potência máxima de 87 cv a 11.000 rpm, e torque de 6,4 kgf.m a 8.000 rpm. Porém o fabricante informa que foram feitos alguns ajustes para atender ao PROMOT 4 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares). Entre eles, a adoção de filtro de carvão ativo para emissões evaporativas do tanque de combustível e aprimoramentos no sistema de catalisador.
“O motor está mais ‘esperto’, com uma curva de torque mais linear, consequentemente mais fôlego em baixas rotações e melhor desempenho em altos giros”, afirma Alfredo Guedes Jr, engenheiro da Honda.
Outra novidade para a linha CB 650 é o prazo de garantia que passou de um para três anos, sem limite de quilometragem. Além da garantia, o fabricante oferece o Honda Assistance – serviço de atendimento aos consumidores que contempla resgate e assistência ao motociclista. Caso haja alguma pane, acidente ou roubo o serviço oferece guincho e transporte para o piloto no Brasil e em países da América do Sul como Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Venezuela.
Desde que foi lançada, a família CB 650 – nas versões naked e carenada – acumula produção de 6.725 unidades. Nos últimos 12 meses foram emplacadas 2.845 unidades da naked CB 650F e 1.051 da carenada CBR 650F. Segundo Hayato Ikejiri, supervisor de planejamento de produto da Honda, a linha 650 tem um grande potencial de vendas, apesar do aumento de preços. Ikejiri aposta no desempenho dócil e linear dos quatro cilindros.
Resta saber se o consumidor estará disposto a pagar a mais pelas mudanças (e serviços) ou escolherá a Yamaha XJ6, que também usa motor de quatro cilindros (com 77,5 cv a 10.000 rpm) e tem preço de R$ 33.190 na versão naked e R$ 33.490 na versão carenada – com ABS.
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