Notícias

Livro vai contar a história do Barretos Motorcycle

Escrito por Marcos Murta, que faz parte da organização do evento, obra terá casos, histórias de bastidores, curiosidades e muitas fotos


Roberto Dutra

Mototour

22/03/2021 16h32

A história de um dos maiores e mais importantes eventos de motociclistas do Brasil será contada, em breve, em um livro muito especial. Com o título de "Barretos Motorcycle - A Festa do Cavalo de Aço", a obra é de autoria do motociclista Marcos Murta, que faz parte d'Os Independentes - a associação sem fins lucrativos que organiza a Festa do Peão na cidade de Barretos, no interior de São Paulo, um evento que começou em 1956, e também o próprio Barretos Motorcycle, cuja primeira edição aconteceu em 2013.

O livro conta a história do evento desde sua primeira edição, casos curiosos e divertidos que aconteceram na festa e nos bastidores (não teremos spoilers...) e relembra ações inéditas, que depois foram copiadas em outros eventos de motociclistas país afora. Por exemplo, o Barretos Motorcycle foi o primeiro do país a ser realizado dentro de uma arena de rodeio, o primeiro com desafio de freestyle (na época com o piloto com Jorge Negretti) e o primeiro a trazer uma equipe estrangeira para essa mesma atividade.

Além disso, também foi no Barretos Motorcycle que, em 2016, aconteceu o primeiro encontro internacional de Hayabusas. A ação juntou 267 unidades da superbike da Suzuki, o que se tornou um recorde mundial. Para completar, o evento foi um dos primeiros a fechar uma parceria com o prestigioso Salão Duas Rodas de São Paulo.

Já quase saindo do forno, o livro "Barretos Motorcycle - A Festa do Cavalo de Aço" foi escrito por Marcos Murta durante o ano passado. Por causa da pandemia, o publicitário de 56 anos resolveu que era hora de escrever sobre o evento, juntou bastante material e criou a obra.

- Inclusive busquei informações com pessoas que participaram da organização das primeiras edições, não só para lembrar das histórias mas também de detalhes como as bandas que tocaram em cada uma - relembra Murta.

O livro terá cerca de 150 páginas e será publicado no formato 16cmx21cm. Como tem muitas fotos feitas durante as várias edições do evento, será todo em cores. A edição do Barretos Motorcycle deste ano está marcada para o final de abril, mas é provável que a data mude, sendo adiada, por causa da pandemia. A conferir!

Notícias relacionadas

Triumph lança linha Scrambler 2021 na Inglaterra

BMW começa vender no Brasil a linha GS 40 anos

Kawasaki divulga tabela para a linha de motos 2021

Suzuki prepara, no Japão, o lançamento da nova geração da naked GSX-S 1.000

Modelos Suzuki ganham promoção no mês de abril

Suzuki revela a nova geração do scooter Burgman 400

GaiaMX apresenta pilotos que disputarão títulos no motociclismo off-road em 2021

Contran prorroga prazos para renovação da CNH e diversos outros serviços

BMW prepara mais duas versões da "cruiser" R18

BMW começa a produção das GS 40 anos na fábrica de Manaus

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados