Notícias

C-01 tem visual que mistura retrô com futurista (Foto: Divulgação) (Foto: Divulgação)

Novidades

Lotus revela sua primeira moto e pretende vender modelo no Brasil

C-01 tem motor de 2 cilindros e 1.195 cc, que chega a 200 cavalos. Apenas 100 unidades da motocicleta serão produzidas.


Rafael Miotto

G1

11/03/2014 14h40

A Lotus Motorcycles apresentou nesta quinta-feira (20) a sua aguardada e inédita moto, a C-01. Com motor de dois cilindros e 1.195 cc, o modelo chega a 200 cavalos de potência e é a primeira motocicleta da tradicional fabricante de automóveis de origem britânica. Consultada pelo G1, a empresa informou posteriormente o preço do produto, que é de 100 mil euros.

Para adquirir a moto, os interessados devem registrar no site da empresa o interesse de compra da C-01, que será limitada a 100 unidades. O processo é válido inclusive para consumidores do Brasil, como a fabricante já havia informado.

O modelo, restrito a 100 unidades, é de autoria da empresa alemã Kodewa, que licenciou a marca Lotus, e está pronto para poder rodar nas ruas. As linhas do veículo foram feitas pelo designer Daniel Simon, responsável por carros da Bugatti e também pela moto que apareceu no filme da Disney "Tron: o legado", de 2010. A C-01 mistura conceitos retrô, no estilo Café Racer, e futurista.

O motor fica completamente escondido sob a carenagem e na dianteira uma pequena cúpula envolve o farol. Com apenas lugar para levar uma pessoa, a C-01 possui guidão baixo, induzindo a pilotagem esportiva.

Entre os componentes utilizados na moto aparecem fibra de carbono, titânio e aço aeroespacial. Apesar de ceder a logomarca da Lotus, a empresa britânica, que tem a maioria do seu capital nas mãos da malaia Proton, não trabalhou diretamente no projeto. No total, foram dois anos de desenvolvimento para chegar ao produto final.

A Kodewa, que faz suporte para a Lotus no campeonato mundial de endurance, com o modelo LPM2, e também já participou da Fórmula 1, produzirá o modelo.

Outro parceiro no desenvolvimento da moto é o Holzer Group, que possui participação no Mundial de Motovelocidade nas categorias Moto2 e Moto3. Segundo os fabricantes, o futuro dono pode customizar a moto antes de recebê-la, com personalizações de fábrica.

"Motorzão" de dois cilindros

A C-01 traz motor de 2 cilindros do tipo 4 tempos, em formato de V, com refrigeração líquida e injeção eletrônica. O "motorzão" funciona em conjunto com câmbio de 6 marchas. Na dianteira, o modelo possui dois discos de freio, com 320 mm cada, enquanto a traseira possui um disco de 220 mm.

Com tanque capaz de levar 10,5 litros de gasolina, a C-01 tem peso seco de 181 kg. O pneu traseiro é largo e montado em roda de 17 polegadas. Na dianteira, a motocicleta tem roda de 19 polegadas.

http://g1.globo.com


Notcias relacionadas

Suzuki GSX-8T e GSX-8TT: O Retorno dos Clássicos Modernos com Estilo Retro

Dicas Imperdíveis para Motociclistas

Nova cor do modelo Zontes R350 chega ao Brasil

Novidades! Kawasaki Versys 1100 SE Grand Tourer 2026

Antecipando novidades! Kawasaki apresenta a nova Ninja ZX-4RR no Brasil: performance extrema em um quatro cilindros de 400cc

Yamaha MOTOROID2 ganha o prestigiado prêmio de design Red Dot

Festival Interlagos 2025: Seis Motocicletas Inovadoras que Prometem Agitar o Evento

A Nova Era da Mobilidade: 2W Motors Apresenta a Vespa e Piaggio no Brasil

A Revolução Sobre Duas Rodas: A BMW R 1300 GS Adventure Chega ao Brasil!

CADASTUR: A Importância da Regulamentação no Turismo

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados