Notícias
Suzuki vende, só no Japão, a esportivinha GSX-R 125. E lá ainda existe uma linda versão naked
Roberto Dutra
Mototour
Sabe aquelas motos que gostaríamos de ter aqui no Brasil, mas que provavelmente nunca veremos em nossas ruas? Vamos falar de mais uma: é a GSX-R 125, que a Suzuki lançou somente no mercado japonês há cerca de um ano. É uma moto de baixa cilindrada, sim, mas com todo o charme e visual agressivo de sua irmã maior GSXR-R 1.000R.
O motor é monocilíndrico de 124cm³, injetado e com refrigeração líquida. Rende 15cv de potência a 10.000rpm e 1,2kgm de torque a 8.000rpm. O câmbio tem seis marchas e a motoquinha pesa 134kg.
A esportivinha tem farol de LED e painel completinho e digital, chassi de aço e suspensões convencionais (garfos na frente e monochoque atrás), freios a disco com ABS nas duas rodas - ambas com aros de 17 polegadas - e pneus de 90m na dianteira e de 130mm na traseira.
O caro leitor pode se perguntar porque ter uma esportiva de tão baixa cilindrada. E que, em países como o Japão, esse tipo de moto atende a uma legislação específica que permite a jovens a partir de 16 anos pilotar motos com tamanho de motor e potência limitadas - e essa perereca se encaixa nessa categoria.
Ao mesmo tempo, vale lembrar, há um aspecto cultural: lá o aprendizado é extremamente valorizado e os futuros pilotos de motos grandes entendem que têm que começar por baixo. É bem diferente do que vemos em um certo certo país tropical, onde se obtém a habilitação para motos depois de uma provinha difícil, mas limitada, e o camarada já pode sair pilotando qualquer moto, não importam tamanho e potência.
Gostou da esportivinha? Então vá até o final do texto e veja a foto da versão naked, ou street, que lhe deu origem. Não é outra motoquinha que teria tudo a ver com o mercado brasileiro?
Notcias relacionadas
SBM 600T: A nova representante das Big Trails médias no portfólio da QJ Motor
Honda CB650R E-Clutch: A Revolução Silenciosa Que Está Redefinindo o Prazer de Pilotar
Nova Ducati Panigale V4 2025: A Superesportiva Italiana Que Eleva o Padrão no Brasil
BMW R 18 Transcontinental autografada pelo Papa é leiloada para ações sociais
Honda anuncia recall da CRF 1100L Africa Twin para substituição de comando no punho esquerdo
CB750 Hornet renova o mito sem viver do passado
Honda NC750X 2026 — a liberdade evolui
Melhor Câmera de Aventura para viagem de Moto: Veja, Sinta e Registre a estrada
São Paulo acelera rumo ao futuro do turismo sobre duas rodas
MotoGP Brasil 2026 em Goiânia: a corrida mais esperada das últimas décadas já começou fora da pista
Todos os Direitos Reservados