Notícias
Notícia
127.209 unidades saíram das fábricas; volume é 28,1% inferior ao de 2012. Emplacamentos, que somaram 126.423 unidades, recuaram 11,1%.
G1
A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) confirmou na quinta-feira (7) que o mercado de motos registrou em janeiro 126.423 emplacamentos, que equivalem a uma queda de 11,1% em relação ao mesmo período de 2012, quando foram vendidas 142.219 unidades. Já o declínio na produção foi de 28,1%: 127.209 unidades contra 176.981 de janeiro de 2012.
Na comparação com dezembro, a queda nas vendas foi de 8,4%, já que no último mês de 2012 foram licenciadas 137.996 unidades. Ainda em relação a dezembro do ano passado, o volume de produção de janeiro cresceu 92%, passando de 66.226 para 127.209 motocicletas – a entidade credita a alta ao período de férias coletivas.
“O segmento de motocicletas não apresenta sinais de recuperação neste início de ano, embora ainda conte com linhas de financiamento de bancos públicos, que oferecem condições mais adequadas às necessidades dos consumidores. Para superar esta situação, precisaremos buscar novas alternativas de crédito, capazes de viabilizar o desejo de compra dos consumidores. Além disso, o setor está na expectativa da ampliação da oferta de crédito pelos principais bancos privados, pois as publicações recentes de seus balanços indicam uma estabilização dos índices de inadimplência”, analisa Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.
Com relação às vendas no atacado, houve queda de 27,6% em relação a janeiro e incremento de 8% sobre dezembro. Já as exportações de janeiro totalizaram 5.687 motocicletas, com uma queda de 15,8% em relação ao mesmo mês do ano passado, com 6.758 unidades. Veja abaixo a participação por faixa de cilindrada nas vendas realizadas aos concessionários no último mês.
Notcias relacionadas
BMW R 18 Transcontinental autografada pelo Papa é leiloada para ações sociais
Honda anuncia recall da CRF 1100L Africa Twin para substituição de comando no punho esquerdo
CB750 Hornet renova o mito sem viver do passado
Honda NC750X 2026 — a liberdade evolui
Melhor Câmera de Aventura para viagem de Moto: Veja, Sinta e Registre a estrada
São Paulo acelera rumo ao futuro do turismo sobre duas rodas
MotoGP Brasil 2026 em Goiânia: a corrida mais esperada das últimas décadas já começou fora da pista
Triumph Scrambler 400 XC: quando o espírito clássico encontra a aventura sem limites
Honda 2026: as big bikes que vão transformar estrada em emoção
BMW R 1300 GS com ASA: a big trail que decide por você — ou obedece ao seu comando
Todos os Direitos Reservados