Notícias

Protótipo Yamaha de 3 rodas, que se inclina nas curvas (Foto: Divulgação) (Foto: Divulgação)

Noticia

Moto de 3 rodas vai pegar? Especialista responde

Para Agresti, estrutura traz mais estabilidade sem prejudicar agilidade. Veículo conquistará adeptos, mas está longe do Brasil, diz colunista.


Roberto Agresti

G1

11/07/2013 13h04

A inédita e peculiar moto de 3 rodas, anunciada pela Yamaha no último dia 3, no Japão, pode representar o início de uma nova era para o mundo da motocicleta. Ela será mostrada em versão definitiva no Salão de Tóquio, no fim de novembro.

Ainda que não tenham sido divulgadas muitas informações, as fotos do protótipo escancaram que tal veículo "pisa" na trilha tecnológica aberta pela italiana Piaggio que, desde 2006, comercializa o inovador scooter de 3 rodas MP3.

Mande dúvidas sobre motos no espaço de comentários; as selecionadas serão respondidas em colunas futuras.

Fazer as rodas dianteiras se inclinarem, oferecendo uma dirigibilidade idêntica à de uma motocicleta, abriu novas fronteiras. A Piaggio ousou, quase uma década atrás, e seu produto é um sucesso. Agora caberá à gigante Yamaha, segunda maior fabricante de motocicletas do planeta, verificar se o mundo está pronto para trocar 2 por 3, no caso rodas, em grande escala.

Por ora a Yamaha chama sua novidade de LMW (de Leaning Multi Wheeler que, em tradução livre, poderia significar multirodas inclináveis). A ligação entre o scooter italiano e a novidade japonesa é confirmada pela própria Yamaha, que frisa ser o LMW um meio divertido, excitante e esportivo, destinado a agregar segurança e estabilidade às qualidades de uma motocicleta e, assim, criar uma nova base de clientes, e não ser apenas um commuter (meio de transporte) como outros scooters de três rodas existentes. Entenda-se: parece o MP3, mas não é. Será mais moto, e menos scooter. Mais lazer, menos transporte.

Triciclos como i BRP Can Am Spyder RT fazem curvas sem as rodas inclinarem (Foto: Divulgação)

Mas não é um triciclo?

Não usar o termo triciclo para falar do LMW ou do Piaggio MP3 pode ser justificado pelo ineditismo tecnológico, se os compararmos com triciclos convencionais, inclusive criações mais recentes, como chamativo Can Am Spyder.

Com visual de moto de neve, o Spyder se equipara em potência às motos grandes, mas não em agilidade e maneabilidade, prejudicado por suas dimensões quase automobilísticas.

A genial solução técnica que possibilita às suspensões atuarem de modo a inclinar as rodas presente na novidade da Yamaha, semelhante à usada pelo MP3, preserva a mobilidade da moto, e ainda oferece vantagens.

Na prática

Rodei bastante com o scooter de 3 rodas da Piaggio, tanto no Brasil como na Europa, e não tenho dúvida em afirmar que mesmo os mais arraigados motociclistas ficarão encantados com o grandioso passo avante que um par de rodas dianteiras que se inclinam oferece.

Em síntese, quase nada se perde e muito se ganha: tanto no MP3 como – aparentemente – no LMW da Yamaha, a magia se dá através de uma elaborada suspensão dianteira, onde as duas rodas estão colocadas muito próximas uma da outra, preservando largura contida e, consequentemente, a agilidade intrínseca.

Piaggio MP3 Yourban (Foto: Divulgação)

Não perder a agilidade de uma moto é bom, mas ótimo é ganhar estabilidade. Com dois pneus bem plantados na dianteira, essa estabilidade alcança um nível impensável. A escorregada mais temida pelos motociclistas, a da roda dianteira, fica assim anulada quase que por decreto. E, além disso, há o poder de frenagem multiplicado por... dois.

Parar no semáforo e não precisar colocar o pé no chão é a menor das graças do Piaggio MP3. A maior é, sem dúvida, descobrir que não há praticamente limites na capacidade de frenagem e – viva –, de aderência nas curvas.

Em piso com boa pavimentação, por maior que seja a inclinação imposta pelo condutor, a derrapagem é algo praticamente impossível. Já em piso ruim ou molhado, o par de pneus dianteiros avisa de modo claro quando o limite chega, e o melhor de tudo, sem exigir habilidade extra do condutor para fazer frente à situação crítica. Na maioria dos casos, basta desacelerar para readquirir o controle direcional.

Piaggio MP3 em Paris (Foto: Rafael Miotto/G1)

Pontos fracos

Há inconvenientes nesse tipo de veículo? Bem, no Piaggio MP3, em situações de piso muito molhado, o spray gerado pelas duas rodas dianteiras potencializa, em velocidades mais elevadas, o fenômeno da aquaplanagem e a consequente perda da capacidade de tração.

Outro aspecto é o aumento da massa, pois, evidentemente o sistema de suspensão dianteira é mais complexo que o de uma moto convencional.

Porém, isso não ofusca a dirigibilidade desses veículos. Três pontos de apoio no solo, associados a uma genial geometria de suspensão e finesse eletrônica abririam um leque de possibilidades de inovação.

Longe do Brasil

A conhecida frenagem ABS, controles de tração e seletores para a gestão de potência do motor, já difundidos em determinadas motos, podem em breve ser elementos coadjuvantes desta nova tecnologia, criando um tipo de motocicleta que, ao prazer da pilotagem, acrescentará muita, muita segurança.

A Yamaha diz que a moto de 3 rodas vai ser lançada no ano que vem. Sobre a possiblidade deste novo veículo ser vendido no Brasil, lamento verificar que, salvo uma grande mudança no modo de atuação da subsidiária local, a hipótese é bastante escassa.

http://g1.globo.com


Notcias relacionadas

Shibuya Garage Leva o Brasil às Finais do Triumph Originals 2025

Argentina Implementa Faixa Exclusiva para Motos na Fronteira com o Brasil e Anuncia Modernização da Aduana em 2025

Acelere o Coração: Triumph Scrambler 400 XC 2026 Chega para Dominar Qualquer Terreno!

A Emoção em Duas Rodas: BMW F 900 R 2025 Chega ao Brasil para Dominar as Ruas

Suzuki GSX-8T e GSX-8TT: O Retorno dos Clássicos Modernos com Estilo Retro

Dicas Imperdíveis para Motociclistas

Nova cor do modelo Zontes R350 chega ao Brasil

Novidades! Kawasaki Versys 1100 SE Grand Tourer 2026

Antecipando novidades! Kawasaki apresenta a nova Ninja ZX-4RR no Brasil: performance extrema em um quatro cilindros de 400cc

Yamaha MOTOROID2 ganha o prestigiado prêmio de design Red Dot

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados