Notícias

Não deixe sua moto ficar assim durante o período de isolamento social (Foto: Reprodução internet / Davide Bellochio)

Moto em isolamento social exige alguns cuidados básicos

Tanque, bateria e pneus são alguns dos itens a serem preparados para a "hibernação"


Roberto Dutra

31/03/2020 17h33

Todo mundo em quarentena e a moto... também! Se você pretende deixar sua moto paradinha na garagem enquanto durar todo esse período de isolamento social, é preciso tomar certas precauções para que, ao retomar as atividades com sua companheira, você não tenha surpresas desagradáveis. Listamos, abaixo, alguns bons cuidados para deixar sua moto quietinha e, ao voltar, pode desfrutar de imediato das alegrias que só ela pode te proporcionar:

1. Combustível

De maneira geral você pode deixar a gasolina - de boa qualidade, claro - no tanque por até seis meses. O que a degrada não é esse armazenamento, mas a exposição ao calor e ao sol. As premium, então, duram ainda mais em comparação com as gasolinas comuns. Mas claro que, pela falta de uso e sacolejo, ela pode dar uma decantada e levar ao acúmulo de sujeirinhas na base interna do tanque, que fatalmente serão sugadas pelo carburador ou pela injeção eletrônica quando você religar a moto. O ideal, mesmo, é esvaziar o tanque - e, se sua moto for carburada, também o (s) carburador (es), esgotando as cubas. Se sua moto é flex e você usa etanol álcool, saiba que esse combustível dura até mais do que a gasolina. Mas o etanol tem alta absorção de água, inclusive a que está no ar. Sendo assim, fique atento se você vai guardar a moto em ambientes úmidos. Nosso álcool combustível já tem 5% de água. Com muita absorção de água em ambientes úmidos, pode sofrer envelhecimento prematuro. Mas é coisa para um ano. Para todos os combustíveis: se você não vai esvaziar o tanque, melhor deixá-lo mais cheio do que vazio - o combustível fia menos vulnerável à degradação.

2. Carburadores e injeções eletrônicas

Especialistas aconselham a injetar um pouco de produto desengripante no sistema de alimentação para manter as peças internas lubrificadas durante o período de hibernação.

3. Bateria

Desconecte o cabo positivo. Assim, a bateria perderá a carga muito lentamente, apenas pela ação do tempo. Se permanecer ligada, continuará alimentando alguns sistemas básicos da moto, como o alarme, por exemplo, o que acelera a perda da carga. Mas vale lembrar que uma bateria de boa qualidade, com alto CCA e ainda em vida útil plena dificilmente descarregará completamente em prazo curto. Para quem não sabe o que é CCA: sigla para cold cranking Ampère, ou corrente de arranque a frio, indica indica a corrente máxima que a bateria pode fornecer na partida, que é sua principal função. Quanto maior for o CCA, melhor será o desempenho da bateria e mais vezes ela será capaz de fornecer essa força em tentativas repetidas. Ou seja, a bateria com um CCA realmente alto não "morre" na terceira tentativa.

4. Pneus

Se for possível, deixa a moto apoiada sobre o cavalete central para liberar um pouco do peso sobre os pneus. E calibre-os com margem para cima - umas cinco libras a mais que o normal, por exemplo, para um mês de "descanso". Isso evita que o pneu esvazie até um ponto em que começará a dobrar e/ou rachar - dependendo, claro, do tempo que já tem de vida.

5. Corrente

Sempre use lubrificantes específicos para correntes. Esses produtos têm um fixador que não deixa o lubrificante se desprender ao rodar, e ao mesmo tempo não acumula resíduos, o que traria um efeito "esfoliante" e causaria danos aos o'rings e retentores.

6. Limpeza

Dê uma boa limpeza na moto antes de botá-la para hibernar. Aquele banho bonito com a receita que você preferir (água e sabão, produtos especiais etc), depois um brilho com cera e, para quem mora perto da praia, aquela jateada com algum produto que proteja contra maresia. Desta forma, ela estará ainda mais bonita na hora do reencontro.

7. Isolamento, mas nem tanto

Você também pode aplicar apenas algumas dessas medidas e ligar sua moto pelo menos uma vez por semana, deixando que funcione por pelo menos cinco minutos. Isso poderá evitar muitos problemas, como o "engripamento" de componentes, e aí não será necessário, por exemplo, o desligamento da bateria ou o esvaziamento do tanque. Faça o que for melhor para você mas, também, o que for melhor para sua motoca!

Notcias relacionadas

Nova cor do modelo Zontes R350 chega ao Brasil

Novidades! Kawasaki Versys 1100 SE Grand Tourer 2026

Antecipando novidades! Kawasaki apresenta a nova Ninja ZX-4RR no Brasil: performance extrema em um quatro cilindros de 400cc

Yamaha MOTOROID2 ganha o prestigiado prêmio de design Red Dot

Festival Interlagos 2025: Seis Motocicletas Inovadoras que Prometem Agitar o Evento

A Nova Era da Mobilidade: 2W Motors Apresenta a Vespa e Piaggio no Brasil

A Revolução Sobre Duas Rodas: A BMW R 1300 GS Adventure Chega ao Brasil!

CADASTUR: A Importância da Regulamentação no Turismo

Novas regras para entrada na Argentina

BMW Motorrad Lança Festival de Vendas GS: Um Ano de Seguro Grátis e Condições Imperdíveis

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados