Notícias

A Moto Guzzi MGX-21 foi apresentada no tradicional encontro de Sturgis, nos Estados Unidos (Foto: Divulgação)

Novidade

Moto Guzzi MGX-21 invade o ninho da águia

Marca italiana quer conquistar o motociclista norte-americano com uma estradeira radical, potente e com muita tecnologia


Aldo Tizzani / Agência INFOMOTO

Agência Infomoto

10/08/2016 16h32

Com o lançamento da Moto Guzzi MGX-21, durante a 76ª edição do encontro de Sturgis, tradicional evento que acontece entre 8 e 14 de agosto em Dakota do Sul (EUA), o grupo italiano Piaggio quer vender motos touring nos Estados Unidos. Como o segmento é liderado pela Harley-Davidson (com 35% das vendas), pode parecer uma atitude arrojada demais. Mas a Guzzi quer encarar este desafio e aposta suas fichas na maturidade e no gosto dos motociclistas norte-americanos pelos modelos estradeiros. Para isso, a marca italiana construiu uma moto que oferece design arrojado, roda dianteira de 21 polegadas e motor “V2” de 96,6 cv de potência máxima e, de quebra, bom pacote tecnológico.

De cara, a nova Guzzi impressiona por seu desenho arrebatador, no melhor estilo bagger. Vestida de preto fosco usa escudo asa de morcego (Batwing), peças em fibra de carbono e aço. Apresenta tampas dos cabeçotes e pinças de freios em vermelho, além de pedaleiras em alumínio.

O nome MGX-21 é uma referência ao projeto da italiana Moto Guzzi (MG), até então experimental (“X”) e com roda dianteira aro 21 polegadas, no melhor estilo bagger. A roda grande tem acabamento “sólido”, quase fechado como na Harley Fat Boy, feito em fibra de carbono para reduzir o peso.

Com a possibilidade de receber mais duas malas como acessórios ou se tornar uma moto com banco solo, a nova Moto Guzzi é a personificação da filosofia do trabalho “fatto a mano” (traduzindo: feita à mão). Já que muitas das peças são exclusivas e feitas uma a uma, seguindo a tradição da Casa de Mandello del Lario, desde sua fundação em 1921.

Além do design, a MGX-21 traz a tecnologia cada vez mais presente em motos modernas como o acelerador ride-by-wire, piloto automático, modos de pilotagem, controle de tração e freios com sistema ABS. Há ainda a adoção de uma central multimídia, com tecnologia Bluetooth para escolher a trilha sonora ideal.

Motor e ciclística

Para fazer sucesso a MGX-21 não poderia pecar em sua motorização e ciclística, principalmente para frear e acelerar um monstro de 2.560 metros de comprimento e 341 quilos em ordem de marcha.

Ela usa propulsor de dois cilindros em “V” a 90°, posicionado de forma transversal – marca registrada das italianas Guzzi – com 1.380 de capacidade cúbica, que gera 96,6 cv (a 6500 rpm) de potência máxima e quase 12 kgf.m de torque máximo (a 3.000 rpm). Como toda boa touring, traz câmbio de seis velocidades e um grande tanque de combustível, com capacidade para 20,5 litros.

Na parte dianteira, a MGX-21 conta com garfo telescópico com 44,8 mm de diâmetro e 107,7 mm de curso. Além de disco duplo de aço inox, com 320 mm de diâmetro, com pinça de fixação radial e mordidos por pinças flutuantes de quatro pistões. Na traseira, duplo amortecedor com regulagem na pré-carga da mola e 80 mm de curso. Para completar, disco simples, também fabricado em aço, com 282 mm e pinça flutuante de dois pistões.

O modelo italiano quer seduzir o consumidor norte-americano com um belo desenho e um potente motor V2, mas o preço da bagger “Made in Italy” é um pouco mais alto, mesmo nos Estados Unidos: US$ 21.990 (cerca de R$ 69 mil), enquanto sua concorrente direta, a H-D Street Glide, custa a partir de US$ 20.899 (R$ 65.700), mas sem tantos aparatos eletrônicos. Um detalhe interessante: ambas marca usam a água como símbolo de nobreza, coragem e força.

Notcias relacionadas

Suzuki GSX-8T e GSX-8TT: O Retorno dos Clássicos Modernos com Estilo Retro

Dicas Imperdíveis para Motociclistas

Nova cor do modelo Zontes R350 chega ao Brasil

Novidades! Kawasaki Versys 1100 SE Grand Tourer 2026

Antecipando novidades! Kawasaki apresenta a nova Ninja ZX-4RR no Brasil: performance extrema em um quatro cilindros de 400cc

Yamaha MOTOROID2 ganha o prestigiado prêmio de design Red Dot

Festival Interlagos 2025: Seis Motocicletas Inovadoras que Prometem Agitar o Evento

A Nova Era da Mobilidade: 2W Motors Apresenta a Vespa e Piaggio no Brasil

A Revolução Sobre Duas Rodas: A BMW R 1300 GS Adventure Chega ao Brasil!

CADASTUR: A Importância da Regulamentação no Turismo

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados