Notícias

A hoverbike une o design e a posição de pilotagem de uma moto com a plataforma de um quadricóptero Reprodução (Foto: Divulgação )

Novidade

Moto voadora russa usa plataforma de drone

Ainda em fase de testes, a Hoverbike é movida por quatro hélices e controlada pelo piloto


Arthur Caldeira / Agência INFOMOTO

Agência Infomoto

24/02/2017 09h56

Veículos voadores já povoam a imaginação dos diretores de filmes de ficção científica há algum tempo – das velozes Speeders dos Storm Troopers de “Star Wars” ao adaptado DeLorean de “De volta para o futuro”. Com a evolução dos drones e dos quadricópteros, muitos inventores ao redor do mundo estão finalmente construindo máquinas que tornam o sonho de um carro ou uma moto que voa cada vez mais real. Táxi-drones vão transportar passageiros em Dubai, nos Emirados Árabes, já a partir de julho deste ano e os engenheiros da BMW deram vida à imaginação dos criadores da LEGO para fabricar um conceito de uma R 1200 GS voadora.

Mas o vídeo divulgado pela empresa russa Hoversurf, no qual um quadricóptero gigante com assento levanta voo com um piloto, vestido exatamente como um motociclista, surpreende. A grande novidade da “hoverbike”, a moto voadora russa, é que todo o controle está nas mãos do motociclista-piloto, diferentemente dos drones autônomos ou controlados remotamente.

Equipada com quatro hélices de madeira, a hoverbike usa a plataforma Scorpion 3, criada pela empresa russa para transportar pessoas ou cargas por meios de drones e utiliza rotores elétricos alimentados por baterias de íons de lítio. A plataforma é a mesma do E-Hang 184, o táxi -drone que irá operar em Dubai.

Segundo a Hoversurf, o Scorpion-3 tripulado combina o design de uma motocicleta com a tecnologia futurista de um quadricóptero para oferecer a velocidade, agilidade e estabilidade do voo para "as mãos de navegadores amadores e profissionais".

Embora admita que, atualmente, a hoverbike pareça mais uma nova modalidade de esportes radicais, a startup russa acredita que sua invenção em breve poderá ser o meio de transporte para o futuro.

Ao assistir o vídeo, ficam claros os riscos para o piloto que tem as pernas expostas e bem próximas às hélices. Além disso, o voo da hoverbike parece ser realmente assustador e difícil de ser controlado. Segundo a empresa russa, a moto voadora conta com limitadores de altura e velocidade para aumentar a segurança do motociclista.

Mas vale lembrar que se trata do primeiro teste com o quadricóptero totalmente controlado pelo piloto. E, há alguns, essa Hoverbike poderia muito bem ser a personagem de um filme de ficção científica, mas agora é bem real.

Notcias relacionadas

Honda NC750X 2026 — a liberdade evolui

Melhor Câmera de Aventura para viagem de Moto: Veja, Sinta e Registre a estrada

São Paulo acelera rumo ao futuro do turismo sobre duas rodas

MotoGP Brasil 2026 em Goiânia: a corrida mais esperada das últimas décadas já começou fora da pista

Triumph Scrambler 400 XC: quando o espírito clássico encontra a aventura sem limites

Honda 2026: as big bikes que vão transformar estrada em emoção

BMW R 1300 GS com ASA: a big trail que decide por você — ou obedece ao seu comando

Triumph Icon Edition chega ao Brasil: clássicos reinventados com alma e tecnologia

Aventura sobre duas rodas: descubra a América do Sul

Fábrica do BMW Group em Manaus abre as portas ao público

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados