Notícias
Novidade
Ainda em fase de testes, a Hoverbike é movida por quatro hélices e controlada pelo piloto
Arthur Caldeira / Agência INFOMOTO
Agência Infomoto
Veículos voadores já povoam a imaginação dos diretores de filmes de ficção científica há algum tempo – das velozes Speeders dos Storm Troopers de “Star Wars” ao adaptado DeLorean de “De volta para o futuro”. Com a evolução dos drones e dos quadricópteros, muitos inventores ao redor do mundo estão finalmente construindo máquinas que tornam o sonho de um carro ou uma moto que voa cada vez mais real. Táxi-drones vão transportar passageiros em Dubai, nos Emirados Árabes, já a partir de julho deste ano e os engenheiros da BMW deram vida à imaginação dos criadores da LEGO para fabricar um conceito de uma R 1200 GS voadora.
Mas o vídeo divulgado pela empresa russa Hoversurf, no qual um quadricóptero gigante com assento levanta voo com um piloto, vestido exatamente como um motociclista, surpreende. A grande novidade da “hoverbike”, a moto voadora russa, é que todo o controle está nas mãos do motociclista-piloto, diferentemente dos drones autônomos ou controlados remotamente.
Equipada com quatro hélices de madeira, a hoverbike usa a plataforma Scorpion 3, criada pela empresa russa para transportar pessoas ou cargas por meios de drones e utiliza rotores elétricos alimentados por baterias de íons de lítio. A plataforma é a mesma do E-Hang 184, o táxi -drone que irá operar em Dubai.
Segundo a Hoversurf, o Scorpion-3 tripulado combina o design de uma motocicleta com a tecnologia futurista de um quadricóptero para oferecer a velocidade, agilidade e estabilidade do voo para "as mãos de navegadores amadores e profissionais".
Embora admita que, atualmente, a hoverbike pareça mais uma nova modalidade de esportes radicais, a startup russa acredita que sua invenção em breve poderá ser o meio de transporte para o futuro.
Ao assistir o vídeo, ficam claros os riscos para o piloto que tem as pernas expostas e bem próximas às hélices. Além disso, o voo da hoverbike parece ser realmente assustador e difícil de ser controlado. Segundo a empresa russa, a moto voadora conta com limitadores de altura e velocidade para aumentar a segurança do motociclista.
Mas vale lembrar que se trata do primeiro teste com o quadricóptero totalmente controlado pelo piloto. E, há alguns, essa Hoverbike poderia muito bem ser a personagem de um filme de ficção científica, mas agora é bem real.
Notcias relacionadas
Suzuki GSX-8T e GSX-8TT: O Retorno dos Clássicos Modernos com Estilo Retro
Dicas Imperdíveis para Motociclistas
Nova cor do modelo Zontes R350 chega ao Brasil
Novidades! Kawasaki Versys 1100 SE Grand Tourer 2026
Yamaha MOTOROID2 ganha o prestigiado prêmio de design Red Dot
Festival Interlagos 2025: Seis Motocicletas Inovadoras que Prometem Agitar o Evento
A Nova Era da Mobilidade: 2W Motors Apresenta a Vespa e Piaggio no Brasil
A Revolução Sobre Duas Rodas: A BMW R 1300 GS Adventure Chega ao Brasil!
Todos os Direitos Reservados