Notícias
Noticia
Guerra contra os tachões
Sadam - Mamutes da Pedra Moto Clube
A resolução 366 do Contran, que entrou em vigor em novembro de 2009, proíbe a utilização de tachas e tachões aplicados transversalmente à via pública, como redutor de velocidade, ondulação transversal e como sonorizadores. O documento aponta que a medida foi tomada “considerando que a aplicação de tachas e tachões transversalmente à via causa defeitos no pavimento e danos aos veículos”.
Este ponto de vista é totalmente “motorista”: o tachão é ruim porque estragaria o carro. E AS VIDAS DOS MOTOCICLISTAS? Os que foram e continuam sendo derrubados por estas armadilhas nas ruas e estradas, alguém lembrou?
Não é novidade que o excesso de velocidade nas ruas precisa ser combatido. Os tachões são utilizados em sinalização rodoviária longitudinalmente, para divisão do fluxo de sentidos opostos e para o balizamento de interferências na pista. Mas passaram a ser também utilizados em substituição às lombadas, por seu baixo custo. Com o exagero no uso dos tachões, veio a resolução do Contran proibindo apenas a utilização transversal. Passados quatro anos da publicação da norma, ainda se vê muitos deles sendo instalados em todos os lugares. Como se não bastasse o desrespeito à norma, a criatividade dos planejadores é grande, criando filas duplas e triplas de tachões. Desta forma desestabilizam completamente as motocicletas, podendo causar quedas e atropelamentos dos pilotos e/ou garupas. Além disso, quando a moto freia para passar nestes obstáculos, aumenta-se o risco de colisões traseiras por conta dos motoristas distraídos (celular e outros), ou imprudentes mesmo (excesso de velocidade).
Defendemos que, nas marcações de piso, sejam utilizados refletivos com no máximo um centímetro de altura, fabricados com material anti-derrapante.
Queremos Lei Federal, Leis Estaduais e Leis Municipais proibindo estes Tachões.
Para assinar click no Hiperlink abaixo
Notcias relacionadas
Honda NC750X 2026 — a liberdade evolui
Melhor Câmera de Aventura para viagem de Moto: Veja, Sinta e Registre a estrada
São Paulo acelera rumo ao futuro do turismo sobre duas rodas
MotoGP Brasil 2026 em Goiânia: a corrida mais esperada das últimas décadas já começou fora da pista
Triumph Scrambler 400 XC: quando o espírito clássico encontra a aventura sem limites
Honda 2026: as big bikes que vão transformar estrada em emoção
BMW R 1300 GS com ASA: a big trail que decide por você — ou obedece ao seu comando
Triumph Icon Edition chega ao Brasil: clássicos reinventados com alma e tecnologia
Todos os Direitos Reservados