Notícias

Notícias

MotoGP confirma retorno ao Rio de Janeiro na temporada 2022

Categoria rainha da motovelocidade voltará ao Brasil, conforme antecipado pelo Motorsport.com


Motosport

Motosport

11/10/2019 14h00

A MotoGP confirmou nesta quinta-feira que retornará ao Rio de Janeiro na temporada 2022. A etapa no Brasil será realizada no circuito Rio Motorpark, na região de Deodoro. A pista foi anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro em maio deste ano e ainda não começou a ser construída.

Dorna Sports, organizadora da MotoGP, ratificou pela manhã a informação antecipada pelo Motorsport.com de forma exclusiva na quarta-feira. A categoria terá etapas no Rio a partir de 2022, com um contrato de cinco anos com o Rio Motorpark.

A decisão marca o retorno da MotoGP à cidade após 15 anos. Segundo a Dorna, o desenvolvimento de um novo local para substituir o antigo circuito de Jacarepaguá oferece uma perspectiva empolgante para o esporte.

De acordo com a Dorna, o Rio Motorpark tem conclusão prevista para 2021. A pista apresenta um layout de 4,5 km, com sete curvas à esquerda e seis à direita. O tempo de volta aproximado para a MotoGP fica na casa de 1 minuto e 38 segundos.

O Brasil e a MotoGP

Três locais já receberam provas da MotoGP no Brasil. De 1987 a 1989, Goiânia recebeu as principais motos e pilotos do mundo. Em 1992, foi a vez de Interlagos ser o palco. De 1995 a 2004, o extinto autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, fez parte do calendário.

Pela categoria principal, as 500cc, Valentino Rossi é o recordista de vitórias, com quatro triunfos. Mick Doohan tem dois êxitos e Makoto Tamada foi o último ganhador da etapa brasileira. Veja foto da MotoGP no Brasil abaixo:

Autoridades comemoram o acerto

Marcelo Crivella, prefeito do Rio de Janeiro, comemorou o retorno da categoria à cidade: “As notícias de que já temos uma primeira competição para a nova pista de corridas do Rio, com a MotoGP, confirmada para 2022, representam um grande avanço para a nossa cidade".

"A construção da pista de Deodoro é um projeto espetacular, com um investimento extraordinário que irá gerar 7.000 empregos e fará o Rio recuperar o papel de liderança em grandes competições. Vamos levar o desenvolvimento para uma região da cidade com muitas necessidades, que é a Zona Oeste, e estimular o turismo. Tudo isso sem a cidade colocar um centavo no projeto, já que todo o investimento será de responsabilidade da concessionária”.

JR Pereira, CEO da Rio Motorsports, concessionária responsável pelo Rio Motorpark, também comentou a notícia: “A Dorna foi uma parceira extremamente leal em todas as conversas que tivemos".

"Agora que concluímos os estudos de impacto ambiental local e a comissão que analisará o assunto está em vigor, seguindo as políticas regulatórias da Agência Estadual do Meio Ambiente do Rio de Janeiro, foi possível formalizar um acordo que foi construído por mais de dois anos. Somos muito gratos a Carmelo e sua equipe por termos realizado o sonho de trazer a MotoGP de volta ao Rio”.

Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna Sports, disse: “Estou muito orgulhoso em anunciar que a MotoGP voltará às corridas no Rio de Janeiro, uma das cidades verdadeiramente icônicas do mundo e em um país tão incrível".

"O Brasil é um mercado importante para motocicletas, motociclismo e automobilismo, com uma história para se orgulhar - e tem um futuro que estou empolgado em ver, com a MotoGP desempenhando um papel vital quando voltarmos em 2022".

Situação do Rio Motorpark

Atualmente, o autódromo enfrenta problemas na esfera pública carioca. O projeto foi suspenso pela justiça por indícios de direcionamento e falta de estudo de impacto ambiental, com o prefeito Marcelo Crivella pedindo que o projeto fosse analisado com urgência.

Nesta quarta-feira, o senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, garantiu o retorno da F1 e também citou a MotoGP como categoria que fará parte do novo autódromo, além de convidar o público para uma 'carona virtual'.

Notícias relacionadas

Lançamento da Nova BMW R 1300 GS: Inovações e Tecnologia de Ponta

Lançamentos de Motos Aguardados em 2024

Parceria Estratégica entre PETRONAS e Harley-Davidson para Fornecimento de Lubrificantes de Motor

TRIUMPH Lança nova TIGER 1200 2024 no Brasil por R$ 88.990

Embratur participa de evento em Roma para atrair italianos amantes de mototurismo e road trips ao Brasil

BMW R 1300 GS: Sucesso de Vendas com Pré-Venda Esgotada em Apenas 3 Dias

Revelação dos Preços e Detalhes da Nova BMW R 1300 GS no Mercado Brasileiro

Motul Atualiza Rótulos dos Lubrificantes para Motos Produzidos no Brasil

Nova BMW F 900 GS: Produção Nacional no Brasil a Partir de Julho

Triumph Tiger 1200 2024: Inovação e Conforto em uma Aventureira Poderosa

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados