Notícias
Chamado popularmente de "piloto automático", recurso manterá constantes a velocidade da moto e a distância em relação ao veículo à frente
Roberto Dutra
Mototour
A BMW pretende equipar suas futuras motos com um sistema de controle de velocidade adaptativo. O recurso existe há muitos anos nos automóveis, nos quais é batizado de Automatic Cruise Control (ACC), e popularmente é chamado de "piloto automático".
A função de controle de velocidade é bastante simples: o piloto seleciona uma velocidade, aperta um botão e a partir daí a moto mantém aquela velocidade, acelerando e freando de acordo com a necessidade que identificar - por exemplo, ao começar uma longa subida, vai acelerar levemente para não perder a velocidade; já numa descida, vai desacelerar para não ganhar velocidade e passar daquela que foi selecionada.
Mas o sistema não é apenas um "piloto automático". Ele também vai monitorar a distância em relação ao veículo que vai à frente, mantendo uma distância constante (serão três níveis de distância, pré-selecionados pelo piloto). Se o veículo à frente reduzir a velocidade, o "radar" identificará e reduzirá a velocidade da moto automaticamente. Outro barato é que o sistema se "desliga" também automaticamente quando identifica que o piloto acelerou para fazer uma ultrapassagem - e, quando a moto volta à velocidade de cruzeiro pré-selecionada, se reativa. E se o piloto usar os freios, o sistema se desliga e só voltará a funcionar se for reativado.
A BMW ainda não revelou quais modelos devem ganhar o dispositivo, mas não é difícil deduzir que, provavelmente, serão modelos de alta cilindrada voltados para longas viagens - no vídeo que mostra o funcionamento do sistema, a moto que aparece é uma touring K 1.600 GT. O sistema está sendo desenvolvido junto com a Bosch e é mais mais um passo no sentido de tornar as motos mais autônomas.
Aí lembramos daquele BMW R 1.200 GS que "anda sozinha", cujo vídeo viralizou na Internet em 2018. E que Honda e Yamaha também desenvolvem dispositivos que ajudam o motociclista a se equilibrar na moto, principalmente em baixas velocidades. Mas, nada a temer: ao que parece ninguém tem a intensão de criar uma moto que faça tudo sozinha e tire do piloto o principal - o prazer de dominar a máquina, interagir com ela e ter o controle da situação.
Notcias relacionadas
Dicas Imperdíveis para Motociclistas
Nova cor do modelo Zontes R350 chega ao Brasil
Novidades! Kawasaki Versys 1100 SE Grand Tourer 2026
Yamaha MOTOROID2 ganha o prestigiado prêmio de design Red Dot
Festival Interlagos 2025: Seis Motocicletas Inovadoras que Prometem Agitar o Evento
A Nova Era da Mobilidade: 2W Motors Apresenta a Vespa e Piaggio no Brasil
A Revolução Sobre Duas Rodas: A BMW R 1300 GS Adventure Chega ao Brasil!
Todos os Direitos Reservados