Notícias

Museu contará a história do Capitão Senra, um ícone do motociclismo nacional

Acervo com motos, troféus e outros objetos será exposto em espaço na AMG-0160, estada mineira batizada de "Rota Capitão Senra"


Roberto Dutra

Mototour

10/05/2021 15h58

O mineiro Capitão Senra vai ganhar um museu em sua homenagem. Ícone do motociclismo brasileiro e falecido há cinco anos, ele será lembrado em um espaço a ser inaugurado na rodovia AMG-0160, que no início do ano foi batizada de "Rota Capitão Senra". A iniciativa é de Jacqueline Senra, filha do Capitão.

O museu vai expor o acervo colecionado pelo motociclista ao longo da vida. As peças estão sendo catalogadas com a ajuda de um amigo da família. O museu terá um espaço de convivência e exibirá motos, vídeos, matérias jornalísticas, peças de vestuário, placas de homenagem, troféus e outros objetos.

O projeto está em fase de levantamento de verbas através de patrocinadores e Leis de Incentivo à Cultura. O local exato do museu ainda não foi escolhido, mas Jacqueline diz que deverá na Rota Capitão Senra, estrada que compreende os municípios de Nova Lima, Brumadinho e Belo Horizonte, e liga a BR-040 a São Sebastião de Águas Claras (Macacos).

José Senra Moreira foi oficial do Exército Brasileiro, dedicou 61 anos de sua vida ao motociclismo e fundou o motoclube Águias de Aço, com sede em Belo Horizonte, em 1980. Era apaixonado pela marca americana Harley-Davidson e, por isso, recebeu dela uma homenagem especial durante as comemorações dos 110 anos da marca, realizadas em São Paulo. Foi considerado "Consumidor Símbolo" e a homenagem foi feita por Bill Davidson, bisneto do fundador.

A Rota Capitão Senra

O apelido "Capitão Senra" veio do fato de ele ter sido capitão da Polícia do Exército. O batismo da estrada AMG-0160 com seu nome em dezembro de 2018 foi iniciativa da família juntamente com o Belo Horizonte Convention e Visitors Bureau e teve por objetivo não apenas homenageá-lo, mas também fomentar o turismo na região - prejudicado depois do acidente com a barragem de Brumadinho.

A Rota Capitão Senra tem cerca de 157 km, muitas curvas e trechos com visual encantador. Partindo de Macacos, segue até Brumadinho, com duas derivações: uma até Piedade de Paraopeba, na Serra da Moeda, e outra para Inhotim. No caminho, pontos turísticos e gastronômicos.

Notícias relacionadas

Lançamento das Exclusivas Harley-Davidson CVO no Brasil em Abril

Nova Linha Triumph Tiger 900 Chega ao Brasil: Potência, Tecnologia e Segurança em Destaque

Ducati Multistrada V4 Rally: A Emoção da Tecnologia e Aventura Chega ao Brasil

Expectativas Crescem: Possível Lançamento da Ténéré 700 no Brasil

Suzuki Lança Novas Cores para GSX-S1000, V-Strom 650XT e Hayabusa 2025

Lançamento da Nova BMW R 1300 GS: Inovações e Tecnologia de Ponta

Lançamentos de Motos Aguardados em 2024

Parceria Estratégica entre PETRONAS e Harley-Davidson para Fornecimento de Lubrificantes de Motor

TRIUMPH Lança nova TIGER 1200 2024 no Brasil por R$ 88.990

Embratur participa de evento em Roma para atrair italianos amantes de mototurismo e road trips ao Brasil

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados