Notícias

Museu contará a história do Capitão Senra, um ícone do motociclismo nacional

Acervo com motos, troféus e outros objetos será exposto em espaço na AMG-0160, estada mineira batizada de "Rota Capitão Senra"


Roberto Dutra

Mototour

10/05/2021 15h58

O mineiro Capitão Senra vai ganhar um museu em sua homenagem. Ícone do motociclismo brasileiro e falecido há cinco anos, ele será lembrado em um espaço a ser inaugurado na rodovia AMG-0160, que no início do ano foi batizada de "Rota Capitão Senra". A iniciativa é de Jacqueline Senra, filha do Capitão.

O museu vai expor o acervo colecionado pelo motociclista ao longo da vida. As peças estão sendo catalogadas com a ajuda de um amigo da família. O museu terá um espaço de convivência e exibirá motos, vídeos, matérias jornalísticas, peças de vestuário, placas de homenagem, troféus e outros objetos.

O projeto está em fase de levantamento de verbas através de patrocinadores e Leis de Incentivo à Cultura. O local exato do museu ainda não foi escolhido, mas Jacqueline diz que deverá na Rota Capitão Senra, estrada que compreende os municípios de Nova Lima, Brumadinho e Belo Horizonte, e liga a BR-040 a São Sebastião de Águas Claras (Macacos).

José Senra Moreira foi oficial do Exército Brasileiro, dedicou 61 anos de sua vida ao motociclismo e fundou o motoclube Águias de Aço, com sede em Belo Horizonte, em 1980. Era apaixonado pela marca americana Harley-Davidson e, por isso, recebeu dela uma homenagem especial durante as comemorações dos 110 anos da marca, realizadas em São Paulo. Foi considerado "Consumidor Símbolo" e a homenagem foi feita por Bill Davidson, bisneto do fundador.

A Rota Capitão Senra

O apelido "Capitão Senra" veio do fato de ele ter sido capitão da Polícia do Exército. O batismo da estrada AMG-0160 com seu nome em dezembro de 2018 foi iniciativa da família juntamente com o Belo Horizonte Convention e Visitors Bureau e teve por objetivo não apenas homenageá-lo, mas também fomentar o turismo na região - prejudicado depois do acidente com a barragem de Brumadinho.

A Rota Capitão Senra tem cerca de 157 km, muitas curvas e trechos com visual encantador. Partindo de Macacos, segue até Brumadinho, com duas derivações: uma até Piedade de Paraopeba, na Serra da Moeda, e outra para Inhotim. No caminho, pontos turísticos e gastronômicos.

Notícias relacionadas

Ducati XDiavel ganha nova versão na Itália

Royal Enfield Classic 500 volta ao mercado

Triumph Speed Twin ganha linha 2021 na Inglaterra

Kymco lança scooter com pegada "aventureira"

Nova geração da Honda Transalp está a caminho?

Triumph lança sistema de navegação

Com novas cores e grafismos, Yamaha MT-07 2022 já está à venda

Harley-Davidson tira dúvidas sobre moto, pilotagem e equipamentos de segurança

Yamaha lança a esportiva R7 na Europa. Será que vem para o Brasil?

Triumph cria modelo especial da Thruxton 1.200 RS para evento anual

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados