Notícias
Acervo com motos, troféus e outros objetos será exposto em espaço na AMG-0160, estada mineira batizada de "Rota Capitão Senra"
Roberto Dutra
Mototour
O mineiro Capitão Senra vai ganhar um museu em sua homenagem. Ícone do motociclismo brasileiro e falecido há cinco anos, ele será lembrado em um espaço a ser inaugurado na rodovia AMG-0160, que no início do ano foi batizada de "Rota Capitão Senra". A iniciativa é de Jacqueline Senra, filha do Capitão.
O museu vai expor o acervo colecionado pelo motociclista ao longo da vida. As peças estão sendo catalogadas com a ajuda de um amigo da família. O museu terá um espaço de convivência e exibirá motos, vídeos, matérias jornalísticas, peças de vestuário, placas de homenagem, troféus e outros objetos.
O projeto está em fase de levantamento de verbas através de patrocinadores e Leis de Incentivo à Cultura. O local exato do museu ainda não foi escolhido, mas Jacqueline diz que deverá na Rota Capitão Senra, estrada que compreende os municípios de Nova Lima, Brumadinho e Belo Horizonte, e liga a BR-040 a São Sebastião de Águas Claras (Macacos).
José Senra Moreira foi oficial do Exército Brasileiro, dedicou 61 anos de sua vida ao motociclismo e fundou o motoclube Águias de Aço, com sede em Belo Horizonte, em 1980. Era apaixonado pela marca americana Harley-Davidson e, por isso, recebeu dela uma homenagem especial durante as comemorações dos 110 anos da marca, realizadas em São Paulo. Foi considerado "Consumidor Símbolo" e a homenagem foi feita por Bill Davidson, bisneto do fundador.
A Rota Capitão Senra
O apelido "Capitão Senra" veio do fato de ele ter sido capitão da Polícia do Exército. O batismo da estrada AMG-0160 com seu nome em dezembro de 2018 foi iniciativa da família juntamente com o Belo Horizonte Convention e Visitors Bureau e teve por objetivo não apenas homenageá-lo, mas também fomentar o turismo na região - prejudicado depois do acidente com a barragem de Brumadinho.
A Rota Capitão Senra tem cerca de 157 km, muitas curvas e trechos com visual encantador. Partindo de Macacos, segue até Brumadinho, com duas derivações: uma até Piedade de Paraopeba, na Serra da Moeda, e outra para Inhotim. No caminho, pontos turísticos e gastronômicos.
Notcias relacionadas
Honda NC750X 2026 — a liberdade evolui
Melhor Câmera de Aventura para viagem de Moto: Veja, Sinta e Registre a estrada
São Paulo acelera rumo ao futuro do turismo sobre duas rodas
MotoGP Brasil 2026 em Goiânia: a corrida mais esperada das últimas décadas já começou fora da pista
Triumph Scrambler 400 XC: quando o espírito clássico encontra a aventura sem limites
Honda 2026: as big bikes que vão transformar estrada em emoção
BMW R 1300 GS com ASA: a big trail que decide por você — ou obedece ao seu comando
Triumph Icon Edition chega ao Brasil: clássicos reinventados com alma e tecnologia
Todos os Direitos Reservados