Notícias
Acervo com motos, troféus e outros objetos será exposto em espaço na AMG-0160, estada mineira batizada de "Rota Capitão Senra"
Roberto Dutra
Mototour
O mineiro Capitão Senra vai ganhar um museu em sua homenagem. Ícone do motociclismo brasileiro e falecido há cinco anos, ele será lembrado em um espaço a ser inaugurado na rodovia AMG-0160, que no início do ano foi batizada de "Rota Capitão Senra". A iniciativa é de Jacqueline Senra, filha do Capitão.
O museu vai expor o acervo colecionado pelo motociclista ao longo da vida. As peças estão sendo catalogadas com a ajuda de um amigo da família. O museu terá um espaço de convivência e exibirá motos, vídeos, matérias jornalísticas, peças de vestuário, placas de homenagem, troféus e outros objetos.
O projeto está em fase de levantamento de verbas através de patrocinadores e Leis de Incentivo à Cultura. O local exato do museu ainda não foi escolhido, mas Jacqueline diz que deverá na Rota Capitão Senra, estrada que compreende os municípios de Nova Lima, Brumadinho e Belo Horizonte, e liga a BR-040 a São Sebastião de Águas Claras (Macacos).
José Senra Moreira foi oficial do Exército Brasileiro, dedicou 61 anos de sua vida ao motociclismo e fundou o motoclube Águias de Aço, com sede em Belo Horizonte, em 1980. Era apaixonado pela marca americana Harley-Davidson e, por isso, recebeu dela uma homenagem especial durante as comemorações dos 110 anos da marca, realizadas em São Paulo. Foi considerado "Consumidor Símbolo" e a homenagem foi feita por Bill Davidson, bisneto do fundador.
A Rota Capitão Senra
O apelido "Capitão Senra" veio do fato de ele ter sido capitão da Polícia do Exército. O batismo da estrada AMG-0160 com seu nome em dezembro de 2018 foi iniciativa da família juntamente com o Belo Horizonte Convention e Visitors Bureau e teve por objetivo não apenas homenageá-lo, mas também fomentar o turismo na região - prejudicado depois do acidente com a barragem de Brumadinho.
A Rota Capitão Senra tem cerca de 157 km, muitas curvas e trechos com visual encantador. Partindo de Macacos, segue até Brumadinho, com duas derivações: uma até Piedade de Paraopeba, na Serra da Moeda, e outra para Inhotim. No caminho, pontos turísticos e gastronômicos.
Notcias relacionadas
Suzuki GSX-8T e GSX-8TT: O Retorno dos Clássicos Modernos com Estilo Retro
Dicas Imperdíveis para Motociclistas
Nova cor do modelo Zontes R350 chega ao Brasil
Novidades! Kawasaki Versys 1100 SE Grand Tourer 2026
Yamaha MOTOROID2 ganha o prestigiado prêmio de design Red Dot
Festival Interlagos 2025: Seis Motocicletas Inovadoras que Prometem Agitar o Evento
A Nova Era da Mobilidade: 2W Motors Apresenta a Vespa e Piaggio no Brasil
A Revolução Sobre Duas Rodas: A BMW R 1300 GS Adventure Chega ao Brasil!
Todos os Direitos Reservados