Notícias

Number plate, rodas raiadas aro 19 e pneus com cravos fazem da Mya uma verdadeira flat-tracker (Foto: Divulgação)

Noticia

Mya VR46: uma moto de flat-track para Valentino Rossi

A pedido do piloto italiano, a clássica Yamaha XJR 1300 se transforma em uma máquina para corridas em pistas ovais de terra


Arthur Caldeira

Infomoto

14/12/2017 15h14

Por encomenda de ninguém menos do que Valentino Rossi, a clássica Yamaha XJR 1300 transformou-se em uma verdadeira moto para corridas de flat-track, batizada de “Mya VR46”. Fã assumido da modalidade, o piloto italiano de MotoGP quer acelerar seu mais novo “brinquedo” na pista oval de terra que tem em seu rancho na Itália.

Feita para ser uma pacata naked japonesa, a XJR 1300 original foi entregue ao designer Rodolfo Frascoli, que já projetou motos para Moto Guzzi, Vespa e Triumph. Hoje, Frascoli é um admirado customizador na cena europeia.

O talentoso designer substituiu o tanque e outras peças de aço da pesada XJR 1300 por uma esbelta roupagem de plástico no estilo enduro. O subquadro traseiro original foi trocado por um outro, feito de forma artesanal, e que permitisse a instalação de um banco estreito e fino, como nas motos off-road.

Pedaleiras de motocross e um novo guidão foram adotados para que o piloto assuma uma posição ereta. Rodas raiadas de 19 polegadas fazem da Mya de Rossi uma verdadeira flat-track puro sangue.

Desempenho aprimorado

Não há muitas informações técnicas da Mya de Rossi, mas o motor de quatro cilindros em linha original com 1215 cm³ e cerca de 90 cv foi certamente “fuçado” para receber um moderno sistema de escapamento completo da Akrapovic. Outros itens também foram aprimorados, como os garfos invertidos da suspensão dianteira e os dois amortecedores traseiros a gás, ambos da grife Öhlins.

Um number plate vai no lugar do redondo farol de série. A iluminação fica por conta de LEDs instalados nas aletas do tanque de combustível. Protetores na bengala completam o visual flat-track.

Emblemas “Mya VR|46”, em referência às iniciais e ao número de Rossi nas pistas, estão aplicados em locais específicos da moto. Agora só falta o “Doutor” fazer os acertos no motor e suspensão antes de acelerar Mya na sua pista particular de flat-track, onde, nas horas vagas, gosta de disputar corridas da modalidade com os amigos.

Notcias relacionadas

2026 está chegando. Mas você sabe quais motos são reais — e quais são só conversa?

Viagem de moto nas férias: o guia definitivo para evitar problemas na estrada

VOGE prepara estreia no Brasil em 2026 e entra de vez no radar do mercado premium

Honda Africa Twin 2026 amplia sua versatilidade com foco renovado em estrada e aventura

CFMOTO IBEX 700 chega em 2026 com proposta ousada: tecnologia premium por preço de 500 cc

SBM 600V: a Shineray sobe o nível e entra no território das customs de média cilindrada

Yamaha Ténéré 900 segue sem confirmação oficial, mas já domina as discussões no mundo adventure

Honda XL750 Transalp 2026 resgata a lenda com tecnologia avançada e vocação para aventura total

Honda NC750X 2026 evolui em tecnologia, conforto e consciência ambiental

Moto Morini traça rota de expansão nacional e mira liderança entre marcas premium até 2026

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados