Notícias

Dica de viagem

Não esperava e choveu, viajo ou não viajo?

A chuva é a "inimiga" do motociclista, pelo menos ninguém ao sentar na moto pede para chover, salvo casos específicos.


Trinity Ronzella

moto.com.br

09/02/2022 09h09

Verão no Brasil temos uma certeza, vai ser calor e teremos chuva! Isso não acontece como antigamente, que tínhamos uma ideia mais próxima da realidade, e conseguíamos nos preparar. Hoje está mais incerto. Vide o tanto que já choveu e está chovendo!

Mas e aí? As férias escolares acontecem nesse período, as praias são melhores nesse período, muita gente viaja nessa época, inclusive os motociclistas. E se chover?

Hoje os equipamentos e as motos evoluíram demais, já nós, humanos, nossa evolução tem que ser mental para mudar conceitos, hábitos e costumes. Estamos numa época muito doida, cheia de mudanças e está difícil de acompanhar mas, cada um no seu ritmo chegaremos lá!

Com as motos acontece o mesmo, por mais que a tecnologia evolua nas máquinas e equipamentos, para acompanhar essa evolução exige grana, e não é pouca! Todas as motos tem tecnologia, mas estamos falando de componentes mais avançados como controle de tração, ABS, modos de pilotagem, regulagem de suspensão, enfim…essas facilidades que custam caro e aumentam o preço das motos.

Falando das chuvas…e das motos

Os modelos mais tops tem o modo de pilotagem RAIN justamente para que os pilotos se sintam mais confortáveis nessas condições. Exemplificando, essa tecnologia “ajuda” o condutor a não cometer erros com aceleração ou frenagem excessivas, deixando a moto mais “dócil" para evitar possíveis escapadas de traseira, por exemplo.

Outro ponto são os pneus que, são melhores para um tipo de piso do que outro mas, nas motos “multifuncionais” (vamos chamar assim) , eles vem com a proposta de tentar passar mais segurança e aderência em várias situações. Exemplificando com as motos speed e naked, um pneu slick tem mais aderência, uma composição diferente da borracha, justamente para dar mais aderência no piso seco e quente. Já o pneu de chuva, precisa das ranhuras para que possa escoar a água e manter um contato com o piso. Resumão.

Falando de nós…e a chuva

Antes de estar seco ou molhado, é importante saber que, se nas motos mais caras existem os modos de pilotagem para ajudar o piloto, nas mais baratas, todos esses modos tem que estar no piloto. Nós somos os responsáveis por conduzir nossas motocas! Não adianta achar que, por ter um modo Chuva, você está salvo. Ou se colocar no modo Enduro você virou um piloto de rali.

O modo que temos que acionar nessa situação são os mesmos que devem ser usados no dia a dia, porém, com alguns cuidados a mais. Cito alguns apenas.

Distâncias maiores de outros veículos, tanto para o da frente como o de trás.

Cuidado com as faixas pintadas nas ruas e rodovias.

Redução de velocidade geral, principalmente em curvas.

Frear com mais cuidado.

"Ah, beleza, faço tudo isso!” , mas chego molhado.

O não molhar de moto exige investimento pois existem diversos produtos de diversos preços no mercado, para todo gosto e bolso, mas, se é eficiente ou não é outra história.

Já usei vários conjuntos de chuva, protetor de calçado, capa, enfim, e, muitos de vocês também, devido a isso, sabemos que não existem milagres e sim tipos de chuva e situação.

Vou me usar como exemplo:

Não gosto de tomar chuva de moto na maioria das situações mas, em algumas, ela é até bem vinda, como um estradão de terra batida e várias motos em comboio. Uma "chuvinha" nessa situação ajuda muito. Reduz a cortina de poeira e diminui o calor causado pelas roupas grossas que a maioria usa. Eu normalmente já vou com uma roupa de off road, um corta vento leve e proteção para carteira e celular. Resolvido se não estiver frio.

No asfalto o objetivo é não se molhar e chegar no destino “seco”. Muitas roupas não deixam a água entrar, e nem o ar circular, ou seja, uma sauna particular que vai te deixar molhado de suor, dependendo do tempo e situação que vai usar a roupa.

Outras roupas são respiráveis e muita gente fala bem, mas custa caro. Então se você não tem a grana para ter moto com modo RAIN, provavelmente não terá uma roupa desse padrão, simplesmente acionará o “seu" modo RAIN, e usará a roupa que tiver, ou vai parar no posto de gasolina para esperar passar a chuva.

Quando aciono o meu modo “RAIN" por exemplo, já sei que vou molhar os pés, luvas e alguma água vai escorrer na coluna canaleta abaixo. A sensação é que molhou tudo! Molhou ou não molhou? Não importa, o que importa é o que você acha que aconteceu e vive com a realidade da sua cabeça. Só parando a moto para checar vai saber a real, que muitas vezes é diferente do que achou.

Bota impermeável eu não uso e nem quero. Já tomei tanta chuva nessas estradas da vida que descobri que não importa. Se estiver no Alaska pode ser que mude minha postura, mas estou no Brasil e, nada como sacos de plásticos reserva na mochila. Isso se for inverno. No verão? Deixa que molhe, uma hora seca. No GS Trophy do Canadá, temperatura de -5 graus e chovendo, bota de off road sem ser impermeável e foi lindo!

Tenho essa postura pois, do contrário a chuva se transforma num adversário com quem eu tenho que lidar, e junto vem o stress.

Não estou dizendo que gosto ou é confortável, pois na imensa maioria das vezes não é, mas às vezes, uma chuvinha lava a alma…o pé, a perna, as costas, a roupa…

O que dá trabalho é arrumar um lugar para secar tudo isso! A roupa e botas começam a feder e já fica difícil deixar dentro do quarto do hotel ou barraca…

Imagina a cena: Chuva caindo no lombo a algum tempo, aquele friozinho “duro" e você para num posto para abastecer e tomar um café quentinho! É completamente diferente tomar um café estando seco! É ou não é? Muito melhor!

Normalmente uso uma roupa de chuva simples, não me preocupo em molhar os pés, assumo que vai molhar e pronto, sem stress.

Outro ponto importante é a bagagem! A bolsa amarrada na moto, tudo pronto e se chover? Bom, existem algumas opções de bags impermeável que resolvem muito bem. Eu mesmo uso um que cabe a mochila inteira dentro. É uma mochila dentro de outra. Outra opção são as bolsas impermeáveis feitas com um material resistente. As malas rígidas já cansei de ouvir relatos que encheram d’água, precisa colocar os sacos estanques dentro. Gosto da opção de bolsa/mochila estanque.

O objetivo deste texto é que, como para mim, a chuva vire um detalhe apenas, não um fator de preocupação em molhar ou não molhar. A gente sempre tem esperança de ela vai passar rápido ou a próxima curva irá desviar dela, e quando percebemos, já molhou…e a roupa estava na mala! Já aconteceu comigo algumas vezes, pois não tinha onde parar e tempo hábil para me vestir. Soltava um sonoro “que se …” e seguiria viagem…cinco minutos depois modo “RAIN" mental ativado e estava tudo normal. Por isso, se prepare para ela, tenha equipamento adequado e, se ela vier, aproveite pois é só um detalhe.

moto.com.br


Notícias relacionadas

Lançamento das Exclusivas Harley-Davidson CVO no Brasil em Abril

Nova Linha Triumph Tiger 900 Chega ao Brasil: Potência, Tecnologia e Segurança em Destaque

Ducati Multistrada V4 Rally: A Emoção da Tecnologia e Aventura Chega ao Brasil

Expectativas Crescem: Possível Lançamento da Ténéré 700 no Brasil

Suzuki Lança Novas Cores para GSX-S1000, V-Strom 650XT e Hayabusa 2025

Lançamento da Nova BMW R 1300 GS: Inovações e Tecnologia de Ponta

Lançamentos de Motos Aguardados em 2024

Parceria Estratégica entre PETRONAS e Harley-Davidson para Fornecimento de Lubrificantes de Motor

TRIUMPH Lança nova TIGER 1200 2024 no Brasil por R$ 88.990

Embratur participa de evento em Roma para atrair italianos amantes de mototurismo e road trips ao Brasil

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados