Notícias
Novidade
Kawasaki apresenta os modelos 2018 das sport-touring Ninja 650 e Ninja 1000 com diversas novidades
Agência INFOMOTO
A Kawasaki apresentou dois novos modelos 2018 para o Brasil: a Ninja 650 e a Ninja 1000. Embora carreguem o famoso sobrenome das superesportivas da marca japonesa, ambas são motos sport-touring, ou seja, feitas para viajar com conforto e esportividade. A bicilíndrica de 650cc teve seu motor atualizado e ganhou um novo visual, mais agressivo. Já a potente Ninja 1000 e seu motor de quatro cilindros em linha também passou por um face-lift e recebeu controles eletrônicos de última geração.
A Ninja 650 será vendida apenas na versão com freios ABS e em duas opções de cores, com preço sugerido a partir de R$ 33.990. O modelo de 1.000 cc terá duas versões: a Ninja 1000 ABS comercializada apenas na cor preta por R$ 56.990; e a Ninja 1000 Tourer ABS com malas laterais rígidas e a opção de cor verde por R$ 59.990. Ambas chegam às concessionárias da marca no mês de julho.
Praticamente uma versão carenada da recém-lançada Z 650, a nova Ninja 650 beneficiou-se das mesmas melhorias de sua irmã naked. A Kawasaki desenhou um novo quadro em treliça e adotou a balança traseira convencional, com o amortecedor centralizado e fixado por links. Com isso, a sport-touring média perdeu quase 20 kg e ficou mais “magra”: pesa somente 193 kg na versão com ABS (o modelo anterior pesava 211 kg).
Linhas angulosas e carenagens mais estreitas ajudam a identificar essa pacata bicilíndrica como uma “Ninja”. Outra novidade fica por conta do painel de instrumentos com maior número de informações e fácil de visualizar. O para-brisa tem ajuste manual em três posições.
Mas não se engane, o motor de 649 cm³, assim como na Z 650, perdeu alguns cavalos de potência para atender às novas leis de emissão de poluentes: caiu dos antigos 72 cv para 68 cv a 8.000 rpm. A boa notícia é que o torque máximo cresceu de 6,5 kgf.m para 6,7 kgf.m e está disponível em uma rotação mais baixa, 6.500 giros.
Segundo a Kawasaki, a atualização no motor deixou a nova Ninja 650 mais eficiente: os testes apontaram uma economia de 6,8%. Uma boa notícia para uma motocicleta feita para viajar. A embreagem assistida, com acionamento mais suave, é outro item que deve agregar mais conforto para pegar a estrada.
Com o propósito de agregar ainda mais conforto à vocação esportiva da família, a Ninja 1000 ganhou diversas melhorias para viajar, além de eletrônica de última geração.
As mudanças visuais deixaram-na com um aspecto mais agressivo, com a carenagem dianteira mais “pontuda”. O conjunto óptico duplo agora tem faróis de LEDs e a bolha, ajustável, ficou mais alta no centro. O quadro em alumínio manteve a geometria, mas o link da suspensão traseira monoamortecida foi revisto: com isso o assento ficou mais baixo (815 mm contra os anteriores 820 mm). A Kawasaki também moldou o banco mais largo para o piloto e mais longo para a garupa.
Mas é na parte eletrônica que a Ninja 1000 ficou ainda mais parecida com a radical superesportiva Ninja ZX-10R. O modelo recebeu o sistema KCMF (Kawasaki Cornering Management Function - Função de gerenciamento de curvas), que trabalha em conjunto com o sensor de medição inercial da Bosch. O sistema integra os freios ABS, o controle de tração e o gerenciamento de motor de modo a proporcionar mais segurança para contornar curvas de forma esportiva. Há ainda o seletor de entrega de potência e dois níveis – Full e Low. Tudo para ter segurança no comando do motor de quatro cilindros que atinge a potência máxima de 142 cv a 10.000 rpm.
O pacote eletrônico faz parte das duas versões, Standard e Tourer. Além das malas laterais rígidas e da cor verde exclusiva, a Tourer traz sliders, protetores de motor, bolha fumê e tomada 12V. Em função dos itens de série, a diferença de preço entre a Standard (R$ 56.990) e Tourer (R$ 59.990), faz desta última a melhor opção para quem vai fazer longas viagens.
Notcias relacionadas
Suzuki GSX-8T e GSX-8TT: O Retorno dos Clássicos Modernos com Estilo Retro
Dicas Imperdíveis para Motociclistas
Nova cor do modelo Zontes R350 chega ao Brasil
Novidades! Kawasaki Versys 1100 SE Grand Tourer 2026
Yamaha MOTOROID2 ganha o prestigiado prêmio de design Red Dot
Festival Interlagos 2025: Seis Motocicletas Inovadoras que Prometem Agitar o Evento
A Nova Era da Mobilidade: 2W Motors Apresenta a Vespa e Piaggio no Brasil
A Revolução Sobre Duas Rodas: A BMW R 1300 GS Adventure Chega ao Brasil!
Todos os Direitos Reservados