Notícias
Noticia
MV agusta atualiza sua naked para 2016 com mais torque, eletrônica e novo design
Aldo Tizzani / Agência INFOMOTO
Agência INFOMOTO
Há 15 anos, a italiana MV Agusta lançava a linha Brutale, com a premissa de oferecer uma naked com design de tirar o fôlego e equipada com motor de alto desempenho. Nesta festa de debutantes, quem recebeu roupa de gala foi a Brutale 800. Contudo, o design não foi a única preocupação da marca, que também revisou motor e ciclística da tricilíndrica com um objetivo bastante ambicioso: criar a melhor Brutale de todos os tempos.
Totalmente redesenhada, mas sem perder seu DNA, a nova versão traz novo conjunto óptico. Mais arredondado e totalmente feito em LED, o farol harmoniza melhor com as linhas trapezoidais do tanque, este com capacidade para 16,5litros. Mudanças também na traseira, com destaque para o suporte de placa. Agora preso ao monobraço, a peça está rente à roda e deixa a rabeta livre e ainda mais radical.
Para melhorar o conforto, a Brutale 800 ganhou novos guidão e assento, agora em dois níveis com alça da garupa retrátil. Entre os traços marcantes que a moto conserva estão o quadro em treliça, os três tubos de escape que ficam do lado direito da moto e as belas rodas de liga leve que, na traseira, fica exposta em função do monobraço.
A Brutale ganhou a última geração do motor de três cilindros, quatro tempos, 12 válvulas, de exatos 798 cm³, desenvolvido pela Casa de Varese. Segundo a MV, a nova naked está mais eficiente nas ruas. Isso por conta do torque máximo de 8,4 kgf.m a 7.600 rpm. Além de ser 25% maior do que em sua antecessora, a força está mais bem distribuída, uma vez que 90% dela já está disponível nos 3.600 giros.
O custo dessa melhoria foi a potência máxima. Antes na casa dos 125 cv, a Brutale 800 agora fornece até 116 cv a 11.500 rpm. Vale lembrar que a marca italiana também regulou o motor para atender às exigentes normas de emissões do euro 4.
Entretanto, não foi apenas a mecânica que recebeu atenção. O novo cardápio eletrônico traz uma versão ainda mais afinada, que integra controle de tração ajustável em oito níveis, freios ABS e câmbio assistido (quickshift) que permite subidas e descidas de marcha ABS sem o auxílio da embreagem.
Em função da nova distância entre-eixos, que foi aumentada em 20mm (passou para 1.400mm), a nova Brutale 800 ganhou novo chassis de aço treliçado, que é integrado com placas de liga de alumínio. Na dianteira, a moto usa suspensão invertida (upside-down) Marzocchi, com tubos de 43 mm de diâmetro – confeccionados em alumínio – e 125 mm de curso. Na traseira, suspensão monoamortecida da marca Sachs, com 124 mm de curso. Para auxiliar no amortecimento e também nas frenagens, a Brutale usa os novos pneus Pirelli Diablo Rosso III, que equipa pela primeira vez uma moto de série.
O sistema de freios da grife Brembo traz na dianteira discos duplos flutuantes de 320 mm de diâmetro e pinças de quatro pistões. Já na roda traseira disco simples de 220 mm de diâmetro, que é mordida por uma pinça de duplo pistão. Para garantir frenagens mais eficientes, mesmo em situações de emergência, a Brutale 800 está equipada sistema Bosch ABS 9. O peso a seco é de 175 kg.
A linha MV Agusta Brutale nasceu em 13 de setembro de 2000, data em que o modelo 750 Serie Oro foi apresentado oficialmente no salão de motos da Alemanha (Intermot). Este modelo redefiniu o conceito de desempenho, aliado às linhas pouco ortodoxas, com desenho do farol diferenciado e os canos de escape serrados.
Em mais de 70 anos de história da marca, a Brutale é um sucesso de crítica e vendas, contando com mais de 30 mil unidades comercializadas. É, segundo a MV, o modelo mais vendido na história da marca. Hoje, a marca de Varese produz em sua planta italiana as linhas de 675, 800 e 1090 cc da naked, que promete seguir como uma das opções mais radicais do segmento.
Notcias relacionadas
Dicas Imperdíveis para Motociclistas
Nova cor do modelo Zontes R350 chega ao Brasil
Novidades! Kawasaki Versys 1100 SE Grand Tourer 2026
Yamaha MOTOROID2 ganha o prestigiado prêmio de design Red Dot
Festival Interlagos 2025: Seis Motocicletas Inovadoras que Prometem Agitar o Evento
A Nova Era da Mobilidade: 2W Motors Apresenta a Vespa e Piaggio no Brasil
A Revolução Sobre Duas Rodas: A BMW R 1300 GS Adventure Chega ao Brasil!
Todos os Direitos Reservados