Notícias

Visual da R 1200 GS foi renovado (Foto: Divulgação)

Novidades

Nova geração da BMW R 1200 GS custará a partir de 14.100 euros

Aventureira chega às lojas da Europa em março de 2013. Modelo deve ser lançado no Brasil no próximo ano.


Rafael Miotto

G1

19/12/2012 10h34

Uma dos principais lançamentos do ano, a nova geração da BMW R 1200 GS chegará ao mercado europeu em março de 2013, com preço partindo de 14.100 euros na Alemanha. O pacote top de linha, que inclui suspensões com ajuste eletrônico e controle de estabilidade, custará 16.100 euros - os freios ABS são de série. Revelada no Salão de Colônia 2012, a moto é o modelo mais vendido da empresa alemã no mundo e traz um conjunto totalmente reformulado.

No Brasil, Rolf Epp, diretor da BMW Motorrad no Brasil, disse que em 2013 a linha GS terá novidades no país, sem falar especificamente sobre a nova R 1200 GS. O novo motor passa a contar com misto de refrigeração líquida e a ar; agora tem 125 cavalos de potência e 12,74 kgfm de torque. A versão anterior tinha 110 cavalos de potência e 12,23 kgfm de torque.

Este aumento de potência leva a GS a ficar mais próxima, neste quesito, em relação às rivais mais novas: Ducati Multistrada e KTM 1190 Adventure. Outras concorrentes são Triumph Tiger Explorer, Yamaha Super Ténéré e Kawasaki Versys 1000.

De acordo com a marca, a R 1200 GS possui dois pequenos radiadores, que estão integrados as carenagens. Apesar de manter a tradicional disposição boxer - com cilindros opostos - e mesma cilindrada (1.170 cm³), o propulsor foi redesenhado. O câmbio é de seis marchas. Já as suspensões, além de recalibradas, passam a contar com sistema semi-ativo eletrônico.

Segundo a empresa, sensores captam o tipo de terreno e modo de utilização da motocicleta e automaticamente adaptam os amortecedores para o melhor tipo de uso. A regulagem é feita por meio de válvulas controladas eletronicamente. Seu chassi também é totalmente novo e conta com nova estrutura tubular de aço, que deixou o conjunto mais rígido, informa a BMW.

O peso seco total da moto (com ABS) é 238 kg e a distância do solo aumentou 8 mm. A transmissão secundária continua feita por eixo cardã, transmitindo robustez, porém, ele agora está fixado do lado esquerdo da moto - antes ficava do lado direito.

Modos de condução

A nova R 1200 GS traz muita eletrônica embarcada. Além da suspensão eletrônica, tem freios ABS, controle de tração e acelerador eletrônico. Como opcional, o modelo tem cinco modos de condução: Rain, Road, Dynamic, Enduro e Enduro Pro. Dependendo do modo escolhido, os sistemas eletrônicos de segurança e a injeção eletrônica funcionam com maior ou menor esportividade.

O Sistema de freios, produzido pela marca Brembo, foi revisado, assim como o ABS - de série na moto.

http://g1.globo.com


Notcias relacionadas

Argentina Implementa Faixa Exclusiva para Motos na Fronteira com o Brasil e Anuncia Modernização da Aduana em 2025

Acelere o Coração: Triumph Scrambler 400 XC 2026 Chega para Dominar Qualquer Terreno!

A Emoção em Duas Rodas: BMW F 900 R 2025 Chega ao Brasil para Dominar as Ruas

Suzuki GSX-8T e GSX-8TT: O Retorno dos Clássicos Modernos com Estilo Retro

Dicas Imperdíveis para Motociclistas

Nova cor do modelo Zontes R350 chega ao Brasil

Novidades! Kawasaki Versys 1100 SE Grand Tourer 2026

Antecipando novidades! Kawasaki apresenta a nova Ninja ZX-4RR no Brasil: performance extrema em um quatro cilindros de 400cc

Yamaha MOTOROID2 ganha o prestigiado prêmio de design Red Dot

Festival Interlagos 2025: Seis Motocicletas Inovadoras que Prometem Agitar o Evento

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados