Notícias

Visual da R 1200 GS foi renovado (Foto: Divulgação)

Novidades

Nova geração da BMW R 1200 GS custará a partir de 14.100 euros

Aventureira chega às lojas da Europa em março de 2013. Modelo deve ser lançado no Brasil no próximo ano.


Rafael Miotto

G1

19/12/2012 10h34

Uma dos principais lançamentos do ano, a nova geração da BMW R 1200 GS chegará ao mercado europeu em março de 2013, com preço partindo de 14.100 euros na Alemanha. O pacote top de linha, que inclui suspensões com ajuste eletrônico e controle de estabilidade, custará 16.100 euros - os freios ABS são de série. Revelada no Salão de Colônia 2012, a moto é o modelo mais vendido da empresa alemã no mundo e traz um conjunto totalmente reformulado.

No Brasil, Rolf Epp, diretor da BMW Motorrad no Brasil, disse que em 2013 a linha GS terá novidades no país, sem falar especificamente sobre a nova R 1200 GS. O novo motor passa a contar com misto de refrigeração líquida e a ar; agora tem 125 cavalos de potência e 12,74 kgfm de torque. A versão anterior tinha 110 cavalos de potência e 12,23 kgfm de torque.

Este aumento de potência leva a GS a ficar mais próxima, neste quesito, em relação às rivais mais novas: Ducati Multistrada e KTM 1190 Adventure. Outras concorrentes são Triumph Tiger Explorer, Yamaha Super Ténéré e Kawasaki Versys 1000.

De acordo com a marca, a R 1200 GS possui dois pequenos radiadores, que estão integrados as carenagens. Apesar de manter a tradicional disposição boxer - com cilindros opostos - e mesma cilindrada (1.170 cm³), o propulsor foi redesenhado. O câmbio é de seis marchas. Já as suspensões, além de recalibradas, passam a contar com sistema semi-ativo eletrônico.

Segundo a empresa, sensores captam o tipo de terreno e modo de utilização da motocicleta e automaticamente adaptam os amortecedores para o melhor tipo de uso. A regulagem é feita por meio de válvulas controladas eletronicamente. Seu chassi também é totalmente novo e conta com nova estrutura tubular de aço, que deixou o conjunto mais rígido, informa a BMW.

O peso seco total da moto (com ABS) é 238 kg e a distância do solo aumentou 8 mm. A transmissão secundária continua feita por eixo cardã, transmitindo robustez, porém, ele agora está fixado do lado esquerdo da moto - antes ficava do lado direito.

Modos de condução

A nova R 1200 GS traz muita eletrônica embarcada. Além da suspensão eletrônica, tem freios ABS, controle de tração e acelerador eletrônico. Como opcional, o modelo tem cinco modos de condução: Rain, Road, Dynamic, Enduro e Enduro Pro. Dependendo do modo escolhido, os sistemas eletrônicos de segurança e a injeção eletrônica funcionam com maior ou menor esportividade.

O Sistema de freios, produzido pela marca Brembo, foi revisado, assim como o ABS - de série na moto.

http://g1.globo.com


Notcias relacionadas

BMW R 18 Transcontinental autografada pelo Papa é leiloada para ações sociais

Honda anuncia recall da CRF 1100L Africa Twin para substituição de comando no punho esquerdo

CB750 Hornet renova o mito sem viver do passado

Honda NC750X 2026 — a liberdade evolui

Melhor Câmera de Aventura para viagem de Moto: Veja, Sinta e Registre a estrada

São Paulo acelera rumo ao futuro do turismo sobre duas rodas

MotoGP Brasil 2026 em Goiânia: a corrida mais esperada das últimas décadas já começou fora da pista

Triumph Scrambler 400 XC: quando o espírito clássico encontra a aventura sem limites

Honda 2026: as big bikes que vão transformar estrada em emoção

BMW R 1300 GS com ASA: a big trail que decide por você — ou obedece ao seu comando

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados